Português: Temas de Admirável Mundo Novo

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Temas de Admirável Mundo Novo

O uso da tecnologia para controlar a sociedade
Admirável Mundo Novo alerta para os perigos de dar ao Estado controle sobre novas e poderosas tecnologias. Uma ilustração deste tema é o controle rígido da reprodução por meio de intervenções tecnológicas e médicas, incluindo a remoção cirúrgica de ovários, o Processo Bokanovsky e o condicionamento hipnopédico. Outra é a criação de máquinas de entretenimento complicadas que geram lazer inofensivo e os altos níveis de consumo e produção que são a base da estabilidade do Estado Mundial. Soma é um terceiro exemplo do tipo de tecnologias médicas, biológicas e psicológicas que o romance critica mais profundamente.
Há que reconhecer também a distinção entre ciência e tecnologia. Enquanto o Estado fala sobre progresso e ciência, o que realmente significa é o aprimoramento da tecnologia, não o aumento da exploração e experimentação científica. O Estado usa a ciência como um meio para construir tecnologia que possa criar um mundo perfeito, feliz e superficial através de coisas como os "filmes sensoriais". O Estado censura e limita a ciência, no entanto, uma vez que vê a base fundamental que está por trás da ciência, a busca pela verdade, como ameaça ao controle estatal. O foco do Estado na felicidade e na estabilidade significa que utiliza os resultados de pesquisas científicas, na medida em que contribuem para as tecnologias de controle, mas não apoia a própria ciência.

A Sociedade do Consumidor
Admirável Mundo Novo não é simplesmente um aviso sobre o que poderia acontecer à sociedade se as coisas derem errado, é também uma sátira da sociedade em que Huxley vivia e que ainda existe hoje. Embora as atitudes e os comportamentos dos cidadãos do Estado Mundial pareçam bizarros, cruéis ou escandalosos, muitas pistas apontam para a conclusão de que o Estado Mundial é simplesmente uma versão extrema – mas logicamente desenvolvida – dos valores económicos da nossa sociedade, na qual a felicidade individual é definida como a capacidade de satisfazer necessidades, e o sucesso como sociedade é equiparado ao crescimento económico e à prosperidade.

A incompatibilidade de felicidade e verdade
Admirável Mundo Novo está cheio de personagens que fazem tudo o que podem para evitar encarar a verdade sobre a sua própria situação. O uso quase universal da droga soma é provavelmente o exemplo mais difundido de tal ilusão voluntária. Soma obscurece as realidades do presente e substitui-as por felizes alucinações, sendo, portanto, uma ferramenta para promover a estabilidade social. Mas mesmo Shakespeare pode ser usado para evitar encarar a verdade, como John demonstra através da sua insistência em ver Lenina por meio das lentes do mundo de Shakespeare, primeiro como uma Julieta e depois como uma "trombeta impudente". Segundo Mustapha Mond, o Estado Mundial prioriza a felicidade às custas da verdade por design: ele acredita que as pessoas estão melhor com a felicidade do que com a verdade.
Quais são essas duas entidades abstratas que Mond justapõe? Parece bastante claro, a partir do seu argumento, que felicidade se refere à gratificação imediata do desejo de todos os cidadãos por comida, sexo, drogas, roupas bonitas e outros itens de consumo. É menos claro o que Mond quer dizer com verdade, ou especificamente quais verdades ele vê que a sociedade do Estado Mundial encobre. Da sua discussão com John, é possível identificar dois tipos principais de verdade que o Estado Mundial procura eliminar. Primeiro, como o próprio passado de Mond indica, o Estado Mundial controla e amortece todos os esforços dos cidadãos para obter qualquer tipo de verdade científica ou empírica. Segundo, o governo tenta destruir todos os tipos de verdades "humanas", como amor, amizade e conexão pessoal. Esses dois tipos de verdade são bem diferentes um do outro: a verdade objetiva envolve chegar a uma conclusão definitiva do facto, enquanto uma verdade "humana" só pode ser explorada, não definida. No entanto, ambos os tipos de verdade estão unidos na paixão que um indivíduo pode sentir por eles. Quando jovem, Mustapha Mond ficou encantado com o prazer de fazer descobertas, assim como John ama a linguagem e a intensidade de Shakespeare. A busca pela verdade, então, também parece envolver uma grande quantidade de esforço individual, de se esforçar e lutar contra as probabilidades. A própria vontade de procurar a verdade é um desejo individual que a sociedade comunal de Admirável Mundo Novo, baseada no anonimato e na falta de pensamento, não pode permitir que exista. Verdade e individualidade ficam assim entrelaçadas na estrutura temática do romance.

Os perigos de um Estado todo-poderoso
Tal como 1984, de George Orwell, este romance descreve uma distopia na qual um estado todo-poderoso controla os comportamentos e ações do seu povo, a fim de preservar sua própria estabilidade e poder. Mas uma grande diferença entre os dois é que, enquanto em 1984 o controle é mantido por constante vigilância governamental, polícia secreta e tortura, o poder no Admirável Mundo Novo é mantido por meio de intervenções tecnológicas que começam antes do nascimento e duram até à morte, e que realmente mudam o que as pessoas querem. O governo de 1984 mantém o poder através da força e da intimidação. O governo de Admirável Mundo Novo mantém o controle, tornando os seus cidadãos tão felizes e satisfeitos superficialmente que não se importam com a sua liberdade pessoal. Nesta obra de Huxley, as consequências do controle estatal são a perda de dignidade, moral, valores e emoções – em suma, uma perda de humanidade.

Individualidade
Ao imaginar um mundo em que a individualidade é proibida, Admirável Mundo Novo pede que consideremos o que é identidade individual e por que é valiosa. O Estado Mundial vê a individualidade como incompatível com a felicidade e a estabilidade social, porque interfere no bom funcionamento da comunidade. Os controladores fazem tudo o que podem para impedir que as pessoas desenvolvam identidades individuais. "Processo de Bokanovsky" significa que a maioria dos cidadãos dos Estados do mundo são biologicamente duplicados um do outro. Os slogans “hipnopédicos” e os “Serviços de Solidariedade” incentivam os cidadãos a pensarem em si mesmos como parte de um todo e não como indivíduos separados. O Controlador explica que as pessoas são enviadas para as ilhas quando "se tornam indivíduos conscientemente conscientes para se enquadrarem na vida da comunidade". Para Bernard, Helmholtz e John, rebelar-se contra o Estado Mundial envolve tornarem-se indivíduos auto-conscientes. Bernard quer sentir-se "como se eu fosse mais eu". Helmholtz escreve o seu primeiro poema real sobre a experiência de estar sozinho, e quando o Controlador pergunta a John o que ele sabe sobre Deus, ele pensa "em solidão". No final, John e Helmholtz optam por sofrer para preservar sua individualidade. Bernard, no entanto, nunca escolhe a individualidade. Ele foi forçado a ser um indivíduo devido ao seu condicionamento defeituoso. Tenta resistir a ser enviado para uma ilha. Para Bernard, a individualidade é uma maldição.

Felicidade e Ação
Inicialmente, as personagens de Admirável Mundo Novo compartilham as mesmas ideias sobre o que é a felicidade: liberdade do sofrimento emocional, doença, idade e convulsão política, além de fácil acesso a tudo o que desejam. No entanto, as personagens diferem na sua compreensão do papel que a ação pessoal desempenha na felicidade. Bernard acredita que deseja uma ação pessoal, pois quer sentir-se "como se eu fosse mais eu". No entanto, quando o Controlador lhe oferece a chance de viver como um indivíduo na Islândia, ele implora que lhe seja permitido permanecer no Estado Mundial – não está pronto para sacrificar o conforto pessoal pela autonomia. Helmholtz procura expressar-se através da poesia, mas a sua ideia de que "são necessários muito vento e tempestades" para uma boa poesia sugere que a felicidade e a autoexpressão são incompatíveis e só alcançará a ação pessoal através do sofrimento. John procura a liberdade pessoal através do sofrimento e da abnegação, mas as suas privações autoimpostas tornam-no infeliz. Ele cede à atração do prazer participando numa orgia e depois mata-se.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...