Português: Motivos de Admirável Mundo Novo

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Motivos de Admirável Mundo Novo

            Motivos são estruturas recorrentes, contrastes e dispositivos literários que podem ajudar a desenvolver os principais temas do texto.

Pneumático
A palavra pneumático é usada com grande frequência para descrever duas coisas: o corpo e as cadeiras de Lenina. Pneumático é um adjetivo que geralmente significa que algo tem bolsas de ar ou funciona por meio de ar comprimido. No caso das cadeiras (no teatro feminino e no escritório de Mond), provavelmente significa que as almofadas das cadeiras estão cheias de ar. No caso de Lenina, a palavra é usada por Henry Foster e Benito Hoover para descrever com o que ela gosta de fazer sexo. Ela mesma observa que os seus amantes geralmente a acham "pneumática", batendo nas pernas enquanto o faz. Relativamente a Lenina, significa bem arredondada, parecida com um balão ou saltitante, em referência à sua carne e, em particular, ao seu peito. Huxley não é o único escritor a usar a palavra pneumático nesse sentido, embora seja um uso incomum. O uso desse vocábulo estranho para descrever as características físicas tanto de uma mulher como de uma peça de mobiliário revela um dos temas do romance: a sexualidade humana foi degradada ao nível de uma mercadoria.

Ford, "Meu Ford", "Ano do nosso Ford", etc.
Na obra, os cidadãos do Estado Mundial usam o nome de Henry Ford, o industrial do início do século XX e fundador da Ford Motor Company, para substituir todos os casos em que, atualmente, usamos «Senhor» ”(isto é, Cristo). Isso demonstra que, mesmo ao nível de conversas e hábitos casuais, a religião foi substituída pela reverência à tecnologia – especificamente à produção industrial eficiente e mecanizada de bens de que Henry Ford foi pioneiro.

Alienação
O motivo da alienação fornece um contraponto ao motivo da conformidade total que permeia o Estado Mundial. Bernard Marx, Helmholtz Watson e John são alienados do Estado Mundial, cada um por razões muito próprias. De facto, Bernard está alienado porque é um desajustado, pequeno demais e impotente para a posição que foi condicionado a gozar. Helmholtz é alienado pela razão oposta: é inteligente demais até para desempenhar o papel de um Alfa Mais. John está alienado em vários níveis e em vários locais: não só a comunidade indiana o rejeita, como também ele mesmo não está disposto a fazer parte do Estado Mundial. O motivo da alienação é uma das forças motrizes da narrativa: fornece às personagens principais as suas principais motivações.

Sexo
Admirável Mundo Novo está repleto de referências ao sexo. No coração do controle da população pelo Estado Mundial está o rígido controle sobre os costumes sexuais e os direitos reprodutivos. Os direitos reprodutivos são controlados através de um sistema autoritário que esteriliza cerca de dois terços das mulheres, exige que as demais usem contracetivos e remove cirurgicamente os ovários quando é necessário produzir novos seres humanos. O ato sexual é controlado por um sistema de recompensas sociais por promiscuidade e falta de compromisso. John, um estranho, é torturado pelo seu desejo por Lenina e pela incapacidade dela de retribuir o seu amor como tal. O conflito entre o desejo de John por amor e o desejo de Lenina por sexo ilustra a profunda diferença de valores entre o Estado Mundial e a humanidade representada pelas obras de Shakespeare.

Shakespeare
Shakespeare fornece a linguagem através da qual John entende o mundo. Com o uso de Shakespeare por John, o romance estabelece contacto com os temas mais ricos explorados em peças como A Tempestade. Também cria um contraste gritante entre a simplicidade utilitária e a tagarelice insana da propaganda do Estado Mundial e o verso elegante e matizado de um tempo "antes de Ford". As peças de Shakespeare fornecem muitos exemplos precisamente do tipo de relações humanas – apaixonadas, intensas e frequentemente trágicas – com cuja eliminação o Estado Mundial está comprometido.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...