Português: Resumo do capítulo VI de Amor de Perdição

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Resumo do capítulo VI de Amor de Perdição


             Baltasar e os seus criados esperam por Simão à porta da casa de Teresa, quando veem chegar João da Cruz, que tinha avisado o filho do corregedor da presença do primo de Teresa e dos seus criados. O ferrador recomenda-lhe prudência e sugere-lhe que siga os seus conselhos para evitar problemas.

            Simão chega à fala com Teresa no quintal de sua casa. João da Cruz suspeita que Baltasar esteja a armar uma cilada a Simão, por isso acompanha-o sem este saber, chegando primeiro ao local do encontro. Entretanto, apercebe-se de que os criados de Baltasar esperam o fidalgo no caminho e ouve o som de dois tiros. Na emboscada, o filho de Domingos Botelho é ferido no ombro.

            Os dois grupos veem-se frente a frente e o ferrador dispara mortalmente sobre um dos criados de Baltasar, enquanto o outro foge e se esconde no mato, porém é descoberto pelo arrieiro e por João da Cruz. Apesar dos pedidos de Simão para que o poupe e das súplicas do homem, o ferrador abate-o longe dos olhos dos companheiros, gesto que deixa o jovem horrorizado.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...