Português: Texto publicitário

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Texto publicitário


  
A. Definição
 
    O texto publicitário é um género textual que tem como objetivo a promoção de um produto, de um conceito ou de uma ideia, procurando levar as pessoas a consumir esse produto / serviço ou a agir de determinada forma. A sua intenção comunicativa é, portanto, persuadir.
    Um anúncio é criado pelo publicitário em função do consumidor: a sua situação económica e social, a idade, o género, etc.

 
B. Tipos de publicidade

 
. Publicidade comercial: tem como objetivo persuadir o consumidor a adquirir um determinado serviço (água, luz, televisão, etc.) ou um produto.
 
. Publicidade institucional ou não comercial: tem como objetivo informar ou divulgar ideias, modificar um determinado comportamento em benefício do indivíduo ou da sociedade, isto é, promover comportamentos cívicos ou eticamente corretos, ou auxiliar certas instituições ou causas.

 
C. Estrutura
 
. Título (opcional): curto e apelativo, procurando despertar a atenção para o produto ou uma das suas características, funcionalidades, potencialidades…

 
. Imagem: deve ser apelativa para captar a atenção e o interesse do público, através da cor, da originalidade, etc. (por vezes, “uma imagem vale mais do que mil palavras”).

 
. Slogan: frase ou expressão breve, original e fácil de memorizar, que identifica a marca, o serviço ou o produto publicitado; é concebido para ser facilmente memorizável; normalmente é associado a um logótipo que identifica o produto.

 
. Texto argumentativo (opcional): pequeno texto que apresenta as vantagens e características / qualidades do produto ou do serviço anunciado, procurando convencer o público a adquiri-lo ou a aderir, conforme o caso. Contém, portanto, elementos de persuasão.

 
D. Características:

. Linguagem: recorre a processos apreciativos e persuasivos – adjetivos, repetições, frases de tipo imperativo e exclamativo, frases nominais, etc.; utilização de diferentes tipos de letra.

. Usa também uma linguagem mista, isto é, combina linguagens diferentes (um texto linguístico com um texto icónico, uma imagem).

. Usa frases curtas.

. Recorre ao modo imperativo.

. Utiliza recursos expressivos (metáfora, comparação, interrogação retórica, aliteração, hipérbole, etc.).

. Segue uma estratégia designada por AIDMA: captar a Atenção, suscitar o Interesse, despertar o Desejo por aquilo que é anunciado, facilitar a Memorização de informação sobre o produto e levar à Ação, isto é, adquirir o produto anunciado ou levar a determinada ação.

. Identifica os produtos, os serviços ou ideias com valores que podem ser despertados junto do público-alvo: beleza, juventude, vitalidade, saúde, sucesso, êxito, solidariedade, justiça, etc.

 

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