A. Definição
O texto
publicitário é um género textual que tem como objetivo a promoção de um
produto, de um conceito ou de uma ideia, procurando levar as pessoas a consumir
esse produto / serviço ou a agir de determinada forma. A sua intenção
comunicativa é, portanto, persuadir.
Um
anúncio é criado pelo publicitário em função do consumidor: a sua situação
económica e social, a idade, o género, etc.
B. Tipos de publicidade
. Publicidade comercial: tem como objetivo persuadir o consumidor
a adquirir um determinado serviço (água, luz, televisão, etc.) ou um produto.
. Publicidade
institucional ou não comercial: tem como objetivo informar ou divulgar
ideias, modificar um determinado comportamento em benefício do indivíduo ou da
sociedade, isto é, promover comportamentos cívicos ou eticamente corretos, ou
auxiliar certas instituições ou causas.
C.
Estrutura
. Título
(opcional): curto e apelativo, procurando despertar a atenção para o produto ou
uma das suas características, funcionalidades, potencialidades…
. Imagem:
deve ser apelativa para captar a atenção e o interesse do público, através da
cor, da originalidade, etc. (por vezes, “uma imagem vale mais do que mil
palavras”).
. Slogan:
frase ou expressão breve, original e fácil de memorizar, que identifica a
marca, o serviço ou o produto publicitado; é concebido para ser facilmente memorizável;
normalmente é associado a um logótipo que identifica o produto.
. Texto
argumentativo (opcional): pequeno texto que apresenta as vantagens e
características / qualidades do produto ou do serviço anunciado, procurando
convencer o público a adquiri-lo ou a aderir, conforme o caso. Contém, portanto,
elementos de persuasão.
D. Características:
. Linguagem:
recorre a processos apreciativos e persuasivos – adjetivos, repetições, frases
de tipo imperativo e exclamativo, frases nominais, etc.; utilização de
diferentes tipos de letra.
. Usa
também uma linguagem mista, isto é, combina linguagens diferentes (um texto
linguístico com um texto icónico, uma imagem).
. Usa
frases curtas.
. Recorre
ao modo imperativo.
.
Utiliza recursos expressivos (metáfora, comparação, interrogação retórica,
aliteração, hipérbole, etc.).
. Segue
uma estratégia designada por AIDMA:
captar a Atenção, suscitar o Interesse, despertar o Desejo
por aquilo que é anunciado, facilitar a Memorização de informação sobre
o produto e levar à Ação, isto é, adquirir o produto anunciado ou levar
a determinada ação.
.
Identifica os produtos, os serviços ou ideias com valores que podem ser
despertados junto do público-alvo: beleza, juventude, vitalidade, saúde,
sucesso, êxito, solidariedade, justiça, etc.
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