Recordando…
         O modificador:
. é uma função
sintática que não é selecionada por nenhum outro constituinte, não sendo, por
isso, um elemento obrigatório;
. pode, por
isso, ser suprimido, sem afetar a gramaticalidade da frase;
. tem, quase
sempre, mobilidade, podendo surgir em diferentes posições na frase;
. quando se
relaciona com o grupo verbal,
fornece informação adicional sobre a ação quanto a:
- tempo: Na terça-feira, o Benfica derrotou o Kiev com um golo de Salvio.
- lugar: Na sala de aula, não se pode comer nem beber.
- causa: Ele
caiu porque estava bêbedo.
- modo: O
carro anda depressa.
- finalidade: O
professor abriu a janela para arejar a
sala.
. quando se
relaciona com a totalidade da frase,
fornece informações sobre:
- a opinião ou
o ponto de vista do interlocutor: Previsivelmente, o teste de Português não se irá realizar.
- áreas do
saber: Cientificamente, essa
solução não é possível.
. pode ter como
núcleo um advérbio ou um nome e ser introduzido por uma preposição;
. pode ainda
ser constituído por uma oração (temporal, causal, etc.).
Exercitando…
1.
Reescreve as frases apresentadas, reduzindo-as aos seus constituintes
essenciais.
a) Esteticamente,
a jogada do golo foi bem desenhada.
_______________________________________________________________________
b) A
professora Anabela recusou o suborno com firmeza.
_______________________________________________________________________
c) Nas aulas
de Educação Física, os alunos realizam exercícios muito difíceis.
_______________________________________________________________________
d) Ontem, na aula de Português, o Rodolfo desmaiou de fome.
d) Ontem, na aula de Português, o Rodolfo desmaiou de fome.
_______________________________________________________________________
e) Na
realidade, os adeptos de futebol são maioritariamente acéfalos.
2. Nas frases
dadas, sublinha os termos que desempenham a função sintática de modificador.
a) O Nelson
sai sempre da sala de Português com muita pressa.
b) Aos
sábados e domingos, a escola está fechada.
c) O meu
vizinho bêbedo chegou a casa às cinco da manhã.
d) Infelizmente,
o Sporting voltou a perder.
e) Com tanta gente a fazer barulho, a
professora de Matemática não conseguiu lecionar adequadamente a matéria.
f) A professora de Anatomia fala demasiadamente
alto; ninguém a suporta.
g) Apesar de mais uma derrota, os sportinguistas
não ficaram tristes. Estão habituados…
h) No Natal, o velho de barbas faz-nos uma
visita.
i) A Maria constipou-se ontem por causa do
frio.
j) A meio da manhã, o meu filho bebe sempre um
iogurte.
k) Durante a segunda parte, o Benfica jogou com
afinco e determinação.
l) A Roberta faz tudo pelo namoradinho.
m) O Sporting já regressou de Dortmund com mais
uma derrota.
n) No casamento da Rafaela, o Roberto cantou emocionadamente
uma melodia amorosa.
o) Ontem, fomos ao teatro com o professor.
o) Ontem, fomos ao teatro com o professor.
3. Completa o
quadro apresentado, indicando o valor do modificador sublinhado em cada frase.
| 
Frases | 
Valor | ||||
| 
Tempo | 
Lugar | 
Causa | 
Modo | 
Finalidade | |
| 
Ontem, fui ao
  teatro. | |||||
| 
O
  jogo decorreu bem. | |||||
| 
A
  Maria beijou o filho com emoção. | |||||
| 
O
  Júlio chorou de dor. | |||||
| 
A
  Luísa foi à estação para receber o filho. | |||||
| 
Inteligentemente, Salvio
  enganou o guarda-redes. | |||||
| 
A
  Filipa vomitou na sala. | |||||
| 
Eça
  de Queirós escrevia bem. | |||||
| 
Aqui
  na escola,
  não se pode fumar. | |||||
| 
Vesti
  este casaco porque está muito frio. | |||||
| 
Revi
  aquele filme com prazer. | |||||
| 
Quando
  cheguei à sala,
  não se ouvia uma mosca. | |||||
| 
Para
  que não restem dúvidas, repito que o Benfica é o maior. | |||||
| 
Levei
  o carro à oficina para mo comporem. | |||||
| 
As
  crianças brincam na rua. | |||||
4.
Expande as frases, acrescentando um modificador, de acordo com as indicações
dadas.
a) Ele leu o
texto. [valor de modo]
_______________________________________________________________________
b) Os alunos
quiseram ir ao centro comercial. [valor de tempo]
_______________________________________________________________________
c) Mário
Coluna faleceu. [valor de modo]
_______________________________________________________________________
d) A mãe
partiu o prato. [valor de tempo + valor de causa]
_______________________________________________________________________
e) Chove.
[valor de modo]
_______________________________________________________________________
5.
Em cada alínea, seleciona a opção correta.
5.1. Assinala a frase em que a expressão
sublinhada é um modificador.
a) O teu pai
vive na Escócia.
b) O teu
pai é o assassino procurado pela polícia.
c) O teu pai
desmaiou no hospital.
d) O teu pai
ofereceu-me um par de lambadas.
5.2. Assinala a frase em que a expressão
sublinhada não é um modificador.
a) Fechei o
contentor do lixo para não cheirar mal.
b) Não comi
a sopa porque continha uma mosca.
c) O cão
ficou na sua casota.
d) Dentro
do estojo tenho um lápis amarelo.
5.3. Assinala a frase que não contém dois modificadores.
a) Ontem,
na aula de Português, a Érica cortou o cabelo à Alice.
b) No
sábado, o Ernesto chegou da Suíça.
c) Por
tua causa, a Sofia chorou desalmadamente.
d) Assim
que o avião aterrou, o pai abraçou o filho com ternura.
6. Preenche o
quadro, identificando a função sintática desempenhada pelos elementos
sublinhados.
| 
Frase | 
Complemento
  oblíquo | 
Modificador | 
| 
1.
  Finalmente, o Sporting obteve uma vitória. | ||
| 
2.
  O Roberto acredita em tudo. | ||
| 
3.
  A Lúcia habita em Marte. | ||
| 
4.
  O Anacleto vomitou ali. | ||
| 
5.
  A Anacleta vive ali. | ||
| 
6.
  Vi o meu pai no cemitério. | ||
| 
7.
  José Saramago regressou da morte. | ||
| 
8.
  A Fonseca ganhou uma viagem ao Pingo Doce. | ||
| 
9.
  Os alunos falam do teste. | ||
| 
10.
  No verão, gosto de apanhar um escaldão. | ||
| 
11. Durante
  a gravidez, a professora de Matemática baldou-se às aulas. | ||
| 
12.
  Desde ontem, estou de greve às aulas. | 
Correção da ficha aqui.
 
 



