Português

sábado, 26 de julho de 2025

Classes e subclasses de palavras (1)

1. Lê o seguinte excerto.
 
Deambulações e pensamentos ...

               – Amo, pelas tardes demoradas de verão, o sossego da cidade baixa, e sobretudo aquele sossego que o contraste acentua na parte que o dia mergulha em mais bulício. A Rua do Arsenal, a Rua da Alfândega, o prolongamento das ruas tristes que se alastram para leste desde que a da Alfândega cessa, toda a linha separada dos cais quedos tudo isso me conforta de tristeza, se me insiro, por essas tardes, na solidão do seu conjunto. Vivo uma era anterior àquela em que vivo; gozo de sentir-me coevo de Cesário Verde, e tenho em mim, não outros versos como os dele, mas a substância igual à dos versos que foram dele. Por ali arrasto, até haver noite, uma sensação de vida parecida com a dessas ruas. De dia elas são cheias de um bulício que não quer dizer nada; de noite são cheias de uma falta de bulício que não quer dizer nada. Eu de dia sou nulo, e de noite sou eu. Não diferença entre mim e as ruas para o lado da Alfândega, salvo elas serem ruas e eu ser alma, o que pode ser que nada valha, ante o que é a essência das coisas. um destino igual, porque é abstrato, para os homens e para as coisas designação igualmente indiferente na álgebra do mistério.

         Mas há mais alguma coisa... Nessas horas lentas e vazias, sobe-me da alma à mente uma tristeza de todo o ser, a amargura de tudo ser ao mesmo tempo uma sensação minha e uma coisa externa, que não está em meu poder alterar. Ah, quantas vezes os meus próprios sonhos se me erguem em coisas, não para me substituírem a realidade, mas para me confessarem seus pares em eu os não querer, em me surgirem de fora, como o elétrico que dá a volta na curva extrema da rua, ou a voz do apregoador noturno, de não sei que coisa, que se destaca, toada árabe, como um repuxo súbito, da monotonia do entardecer!
Bernardo Soares, Livro do Desassossego: composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa
(ed. Richard Zenith), 7. ª ed., Lisboa, Assírio & Alvim, 2014, pp. 41-42

 

1.1. Identifica as classes e as subclasses das palavras presentes nas seguintes tabelas.
 

Palavras

Classe

Subclasse

 

Palavras

Classe

Subclasse

«tardes» (l. 1)

 

 

 

«De dia» (ll. 7-8)

 

 

«sobretudo» (l. 1)

 

 

 

«um» (l. 8)

 

 

«aquele» (l. 1)

 

 

 

«que» (l. 8)

 

 

«mais» (l. 2)

 

 

 

«Eu» (l. 9)

 

 

«se» (l. 3)

 

 

 

«nulo» (l. 9)

 

 

«desde» (1l. 3)

 

 

 

«Não» (l. 9)

 

 

«a» (l. 3)

 

 

 

«entre» (l. 9)

 

 

«Alfândega» (l. 3)

 

 

 

«o» (l. 10)

 

 

«quedos» (l. 4)

 

 

 

«salvo» (l. 10)

 

 

«me»(l.4)

 

 

 

«ante» (l. 10)

 

 

«se» (l. 4)

 

 

 

«porque» (l. 11)

 

 

«essas» (l. 4)

 

 

 

«abstrato» (l. 11)

 

 

«seu» (l. 5)

 

 

 

«tudo» (l. 14)

 

 

«àquela» (l. 5)

 

 

 

«e» (l. 14)

 

 

«coevo» (l. 5)

 

 

 

«Ah» (l. 15)

 

 

«mim»(l.6)

 

 

 

«os» (l. 16)

 

 

«outros» (l. 6)

 

 

 

«de fora» (l. 17)

 

 

«como» (l. 6)

 

 

 

«ou» (l. 17)

 

 

«ali» (l 7)

 

 

 

«entardecer» (l. 18)

 

 


2. Associa as formas verbais da coluna A à respetiva subclasse da coluna B.

 

A

B

a) «Amo»(l. 1)

1. 1ntransitivo

b) «cessa» (l. 3)

2. Transitivo direto.

c) «insiro» (l. 4)

3. Transitivo indireto.

d) «sentir» (l. 5)

4. Transitivo direto e indireto.

e) «serem» (l.10)

5. Transitivo predicativo.

f) «substituírem»(1. 16)

6. Copulativo

 

2.1.   Classifica os verbos auxiliares dos complexos verbais presentes nas seguintes frases:

a)   Bernardo  Soares tinha deambulado  pela cidade baixa. ................................................

b)   Continuou  a  percorrer  as  ruas  tristes. ......................................................................

c)   A realidade nunca será substituída  pelos sonhos. ............................................................

d)   Soares não pode alterar  a tristeza que o invade. ..........................................................

e)   A realidade  circundante    de fasciná-lo  eternamente. ................................................

 
2.2. Indica o tempo e o modo dos complexos verbais. .............................................................................
 
3. Indica a classe e a subclasse dos vocábulos relativos presentes nas seguintes frases:

a)  O excerto pertence ao Livro do Desassossego, cujo autor é Bernardo Soares.

...........................................................................................................................................................

 

b)  O enunciador, que percorre a cidade de Lisboa, tece várias considerações.

.............................................................................................................................................................

 

e) As reflexões surgem a partir de locais da cidade de Lisboa por onde deambula.

............................................................................................................................................................

 

            d)  quem pense que Bernardo Soares é uma figura real.

............................................................................................................................................................

 

e)   O Livro do Desassossego, do qual muito me falaram, é realmente composto por fragmentos.

............................................................................................................................................................

 

3.1. Indica os antecedentes dos relativos presentes nas alíneas a), b), e) e e).

..............................................................................................................................................................

 

4. Reescreve as seguintes frases, substituindo a expressão destacada por um pronome.

a)  Os sonhos surgem de fora a Bernardo Soares.

...............................................................................................................................................

 
b)  Podemos dispor livremente os fragmentos do Livro do Desassossego.

...............................................................................................................................................

 
e) Quando puder, lerei este excerto do livro à minha mãe.

................................................................................................................................................

 
d)    Temos lido vários fragmentos da obra.

................................................................................................................................................

 
e)   Na próxima aula, leremos um novo fragmento.

................................................................................................................................................

 
f)    Relatar-vos-ei a deambulação de Bernardo Soares.

................................................................................................................................................

 

5. Indica se o valor do pronome pessoal «se», presente nas seguintes frases, é reflexo, recíproco, inerente, impessoal ou passivo.

a)  Atualmente, lê-se muito pouco. ...............................................................................................

b)  Bernardo Soares goza de sentir-se coevo de Cesário Verde. ...................................................

e) Salientam-se os heterónimos pessoanos e não o semi-heterónimo. ......................................

d)  Se Pessoa e Soares se encontrassem, decerto que se cumprimentariam. ................................

e)   Viu-se absorto e perdido nos seus próprios pensamentos. .........................................................

 

5.1. Completa as afirmações que se seguem com os valores utilizados anteriormente:

a)    o pronome pessoal surge sem pessoa gramatical, quando apresenta os valores

..................................................................................................................................................

 

b)    o pronome pessoal surge com as várias pessoas gramaticais, quando ocorre com os valores

..................................................................................................................................................

 
e) o pronome pessoal surge somente com sujeitos plurais ou com sujeitos constituídos por grupos nominais coordenados, quando apresenta o valor

..................................................................................................................................................

 
5.2. Comprova o valor passivo do pronome pessoal «se», colocando a(s) respetiva(s) frase(s) na voz passiva.

..........................................................................................................................................................

 
5.2    Indica as alíneas que apresentam frases em que:

a)    o «se» exprime um sujeito indeterminado, parafraseável por «há pessoas que»; «há quem» ou «alguém».

..........................................................................................................................................................

 

b)    o «se» indica que uma única entidade é simultaneamente agente e paciente da ação expressa pelo verbo, ao qual se pode juntar as expressões «a si» e «a si próprio/mesmo».

........................................................................................................................................................

 
6.     Refere a classe e a subclasse dos constituintes destacados.

a)  Soares subiu por ali, pois algo o impeliu. .............................................................................................

b)  Deambulava vagarosamente para apreciar o que via. ...............................................................................

e) O seu escritório ficava perto daquele lugar. .......................................................................................

d) Os sonhos surgiam-lhe de dia, insistentemente. .................................................................................

 

* * * * *

Correção
 

1.

«tardes»: nome/ comum;

«sobretudo»: advérbio/ modo;

«aquele»: determinante / demonstrativo;

«mais»: advérbio / quantidade e grau;

«se»: pronome / pessoal (inerente);

«desde»: preposição;

«a»: pronome/ pessoal;

«Alfândega»: nome/ próprio;

«quedas»: adjetivo/qualificativo;

«me»: pronome/ pessoal;

«se»: conjunção/ subordinativa condicional;

«essas»: determinante/ demonstrativo;

«seu»: determinante/ possessivo;

«àquela»: pronome/ demonstrativo (forma contraída);

«coevo»: adjetivo/ qualificativo;

«mim»: pronome/ pessoal;

«outros»: determinante/ indefinido;

«como»: conjunção / subordinativa comparativa;

«ali»: advérbio / lugar;

«De dia»: locução adverbial/ tempo;

«um»: determinante/ artigo indefinido;

«que»: pronome/ relativo;

«Eu»: pronome/ pessoal;

«nulo»: adjetivo/ qualificativo;

«Não»: advérbio/ negação;

«entre»: preposição;

«o»: determinante/ artigo definido;

«salvo»: advérbio/ exclusão;

«ante»: preposição;

«porque»: conjunção/subordinativa causal;

«abstrato»: adjetivo/ qualificativo;

«tudo»: pronome/ indefinido;

«e»: conjunção/ coordenativa copulativa;

«Ah»: interjeição;

«os»: pronome/ pessoal;

«de fora»: locução adverbial/ lugar;

«ou»: conjunção/ coordenativa disjuntiva;

«entardecer»: nome/ comum.

 

2.

a) 2

b) 1

c) 3

d) 5

e) 6

f) 4

 

2.1.

a) «tinha»: auxiliar do tempo composto;

b) «Continuou»: auxiliar aspetual;

c) «será»: auxiliar da passiva;

d) «pode»: auxiliar modal;

e) «há (de)»: auxiliar temporal.

 

2.2.

a) Pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo;

b) Pretérito perfeito do indicativo;

c) Futuro do indicativo;

d) Presente do indicativo;

e) Presente do indicativo.

 

3.

a) «cujo»: determinante relativo;

b) «que»: pronome relativo;

c) «onde»: advérbio relativo;

d) «quem»: pronome relativo;

e) «(d)o qual»: pronome relativo.

 

3.1.

a) «(o) Livro do Desassossego»;

 b) «O enunciador»;

c) «(d)a cidade de Lisboa»;

d) sem antecedente;

e) «O Livro do Desassossego».

 

4.

a) Os sonhos surgem-lhe de fora;

b) Podemos dispô-los livremente;

c) Quando puder, ler-lho-ei;

d) Temo-los lido;

e) Na próxima aula, lê-lo-emos;

f) Relatar-vo-la-ei.

 

5.

a) Valor impessoal;

b) Valor inerente;

c) Valor passivo;

d) Valor recíproco;

e) Valor reflexo.

 

5.1.

a) impessoal e passivo;

b) inerente e reflexo;

c) recíproco.

 

5.2. Os heterónimos pessoanos são salientados e não o semi-heterónimo.

 

5.3.

a) alínea a);

b) alínea e).

 

6.

a) Locução adverbial de lugar;

b) Advérbio de modo;

c) Advérbio de lugar;

d) Locução adverbial de tempo.

 

Títulos

1.      Um título deve ter um aspeto, uma forma diferente do texto corrido, para deixar clara a sua estrutura. Um título de secção, por exemplo, pode ser numerado e ser indicado num tipo de letra maior ou negrito ou, então, uma combinação destes elementos.
 
2.      Quando se divide um texto, deve usar-se um sistema coerente ao longo do texto, sendo que o número dos capítulos e das secções, por exemplo, deve distinguir-se pelo tamanho da letra.

3.      Por regra, um título de secção não é pontuado, exceto se terminar por um ponto de interrogação ou um ponto de exclamação.
 
4.      Por outro lado, as maiúsculas de um título interno seguem as regras habituais, em contraste com o título de uma obra ou publicação.

. Caminhos da inclusão: estratégias transformadoras na Educação Especial [título de uma secção].

. Caminhos da Inclusão: Estratégias Transformadoras na Educação Especial [título de uma obra].

Espaço em branco

1.     Além de usarmos um espaço para separar as palavras, utilizamos também o espaço em branco noutras partes do texto:
. nas margens do texto;
. no início ou antes de cada parágrafo;
. entre seções do texto;
. em redor de títulos...

Quer isto dizer que o espaço não define unicamente a fronteira da palavra, antes define também a fronteira dos parágrafos e do próprio texto. Por outro lado, o espaço em branco auxilia imenso a leitura, torna o texto menos espesse, mais leve ao olhar, à perceção.


2.      No caso do espaço à volta do texto, à volta dos títulos e à volta das secções, não existem regras estabelecidas para o seu uso, apenas hábitos.

i) Num livro, os parágrafos habitualmente não possuem linhas entre si, contudo possuem avanços no início (com diversas exceções). Os capítulos começam com uma nova página.

ii) Num relatório, por sua vez, as secções são criadas com quebras de página.

iii) Num texto publicado em linha, não é aconselhável usar o avanço no início dos parágrafos, dado que é menos flexível nas mudanças de disposição do texto em diferentes ecrãs ou dispositivos. Com efeito, os textos em linha devem estar preparados para aparecer tanto num pequeno ecrã de telemóvel quanto num muito maior, como o de um telemóvel.


3.      Quando lemos textos num ecrã, o espaço é muito importante, visto que normalmente não existe o avanço no início do parágrafo para auxiliar a leitura. Além disso, um ecrã é fugidio, está sempre a deslizar por entre os dedos ou ao toque do rato.

         Já no caso do papel, num texto de referência, o espaço em branco ajuda a organizar a informação que ele contém.


4.      A linha em branco entre secções é acompanhada, por vezes, por um sinal de corte, como, por exemplo, um asterisco.

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