quarta-feira, 24 de julho de 2013
terça-feira, 23 de julho de 2013
quinta-feira, 18 de julho de 2013
Uma nota sobre despedimentos
Reza a lenda que certo professor prémio Nobel da Economia propôs aos seus alunos, numa certa aula, um desafio: apresentar soluções para salvar uma empresa que enfrentava tempos difíceis e graves problemas.
Questionou diversos alunos. Depois de vários terem apresentado as suas soluções para a questão, o professor virou-se para um dos seus melhores discentes e questionou-o sobre a forma como resolveria o problema daquela empresa.
A resposta do aluno foi, sensivelmente, a seguinte:
- Professor, antes de mais, o nível de endividamento da empresa é demasiado elevado, por isso fechava as fábricas que a empresa tem no México e em Portugal. Isto permitiria cortar X postos de trabalho e poupar o equivalente aos juros da dívida. De seguida, cortava 20% dos postos de trabalho das fábricas existentes em Espanha.
- Basta! - exclamou o professor. - Vá imediatamente para a rua!
- Mas, professor... - balbuciou o aluno, incrédulo.
- Saia da sala já!
O aluno pegou nos seus livros e encaminhou-se para a porta. Quando se aprestava para abrir a porta e sair da sala, o professor disse-lhe:
- Isto é para que sinta o mesmo que sentiriam aqueles que, injustamente, poria na rua.
A resposta do aluno foi, sensivelmente, a seguinte:
- Professor, antes de mais, o nível de endividamento da empresa é demasiado elevado, por isso fechava as fábricas que a empresa tem no México e em Portugal. Isto permitiria cortar X postos de trabalho e poupar o equivalente aos juros da dívida. De seguida, cortava 20% dos postos de trabalho das fábricas existentes em Espanha.
- Basta! - exclamou o professor. - Vá imediatamente para a rua!
- Mas, professor... - balbuciou o aluno, incrédulo.
- Saia da sala já!
O aluno pegou nos seus livros e encaminhou-se para a porta. Quando se aprestava para abrir a porta e sair da sala, o professor disse-lhe:
- Isto é para que sinta o mesmo que sentiriam aqueles que, injustamente, poria na rua.
terça-feira, 16 de julho de 2013
Correção do exame nacional de Português - 12.º ano - 2.ª Fase
GRUPO I
1. Nas estâncias transcritas, o poeta recusa cantar:
- os interesseiros e egoístas, inimigos da lei de Deus e da lei civil («humana Lei» - est. 84, v. 4), que põem os seus interesses à frente do bem comum e do Rei;
- os ambiciosos que desejam alcandorar-se a altos cargos para poderem exercitar os seus vícios («Nenhum ambicioso / (...) cantarei, / (...) de seus vícios.» - est. 84, vv. 5 a 8);
- os dissimulados que usam o seu poder para satisfazer o «seu desejo feito» (85, 10) e mudam de opinião para agradar a quem manda e ao povo;
- os que, a coberto do hábito religioso, roubam o povo para agradar ao rei inexperiente («Quem, com hábito honesto e grave, veio, / Por contentar o Rei, no ofício novo, / A despir e roubar o pobre povo.» - est. 85, vv. 14-16);
- os hipócritas que defendem a aplicação restrita e justa da lei, mas não o fazem relativamente à justa retribuição dos trabalhadores («Nem quem acha que é justo e que é direito / Guardar-se a lei do Rei severamente, / E não acha que é justo e bom respeito / Que se pague o suor da servil gente...» - est. 86, vv. 17-20);
- os inexperientes que pensam que agem com sabedoria e, por avidez do lucro, taxam de forma excessiva o trabalho dos outros («Nem quem sempre (...) / (...) Pera taxar, com mão rapace e escassa, / Os trabalhos alheios que não passa.» - est. 86, vv. 21-24).
2. Direitos reconhecidos ao povo:
3. Nos versos apontados, o poeta exalta e promete cantar apenas aqueles que arriscaram e deram a vida («a amada vida / (...) perdendo-a» - vv. 26-27) pela fé («Por seu Deus») e pelo rei / pátria («por seu Rei») e que, assim, alcançaram a fama, inteiramente merecida pelas suas obras e pelo seu sacrifício.
4. O poeta apresenta-se cansado («descansando» - v. 31), algo desalentado («Enquanto eu tomo alento» - v. 31) e necessitado de uma pausa para descanso.
Enquanto descansa, Apolo e as Musas redobrarão a sua inspiração. Assim sendo, existe aqui uma relação de interdependência: o poeta necessita de um período de descanso do seu canto para retemperar energias e retomar o seu canto com redobrada inspiração.
- o direito a ser tratado de forma justa e não ser roubado / explorado («A despir e roubar o pobre povo!» - est. 85, v. 16);
- o direito a uma retribuição justa pelo seu trabalho («... é justo e bom respeito / Que se pague o suor da servil gente...» - est. 86, vv. 19-20);
- o direito a ser taxado de forma justa e equilibrada («Pera taxar, com mão rapace e escassa, / Os trabalhos alheios que não passa.» - est. 86, vv. 23-24).
3. Nos versos apontados, o poeta exalta e promete cantar apenas aqueles que arriscaram e deram a vida («a amada vida / (...) perdendo-a» - vv. 26-27) pela fé («Por seu Deus») e pelo rei / pátria («por seu Rei») e que, assim, alcançaram a fama, inteiramente merecida pelas suas obras e pelo seu sacrifício.
4. O poeta apresenta-se cansado («descansando» - v. 31), algo desalentado («Enquanto eu tomo alento» - v. 31) e necessitado de uma pausa para descanso.
Enquanto descansa, Apolo e as Musas redobrarão a sua inspiração. Assim sendo, existe aqui uma relação de interdependência: o poeta necessita de um período de descanso do seu canto para retemperar energias e retomar o seu canto com redobrada inspiração.
Texto A
Texto B
GRUPO II
Versão 1 Versão 2
1.1. C D
1.2. A C
1.3. B C
1.4. B D
1.5. D A
1.6. B A
1.7. C B
2.1. Oração subordinada adverbial: «Se as pessoas não perceberam, por exemplo, o poema "Volto contigo a Ulisses"».
2.2. Ato ilocutório diretivo.
2.3. A oração subordinada adjetiva relativa tem um valor restritivo.
domingo, 14 de julho de 2013
«Você não me ensinou a te esquecer», Caetano Veloso
Pedro Álvares Cabral, quando chegou a Terras de Vera Cruz (vulgo Brasil), não encontrou toda a riqueza que lá existia. Muita outra só é possível encontrar nesse século...
E perdê-la, estupidamente, como nós, portugueses, fizemos com as riquezas naturais desse país distante, só está ao alcance de verdadeiros idiotas...
quarta-feira, 3 de julho de 2013
Exame Nacional de Português 12.º ano - 2 de julho
terça-feira, 2 de julho de 2013
sábado, 29 de junho de 2013
terça-feira, 25 de junho de 2013
Ata das negociações entre o MEC e os sindicatos
Portugal abaixo da média da OCDE no investimento em Educação
Portugal abaixo da média da OCDE no investimento em Educação
RELATÓRIO "EDUCATION AT A GLANCE 2013"
Terça-Feira, 25 junho de 2013 | 09:11
Autor: LUSA
ComentáriosVisto: 31
|
Portugal investia na Educação 5,8 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, abaixo da média de 6,3 por cento da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento (OCDE) e da União Europeia (5,9%).
Os dados constam no relatório "Education at a Glance 2013", elaborado anualmente pela organização internacional, mas que não tem dados relativos a este ano, nem ao ano passado, nem mesmo de 2011 no que respeita a esta matérias.
Na base de dados divulgada esta terça-feira, relativa a 2010, o custo anual por aluno é cifrado em 4.554 euros na pré-primária, contra a média de 5.152 da OCDE e de 5.398 na União Europeia. No 1.º e 2.º Ciclos, os valores eram de 4.512 euros em Portugal, 6.076 na OCDE e de 6.306 na União Europeia.
Ao nível do 3.º Ciclo e Secundário, a despesa era de 6.767 euros, contra 6.868 na média da OCDE e 7.216 na União Europeia.
No Ensino Superior, Portugal despendia por ano 8.059 euros por aluno, quando a média da OCDE era de 10.306 euros e da União Europeia de 9.794. No que diz respeito ao rácio de alunos por professor, são apresentados dados também desatualizados, devido ao aumento do número de alunos por turma.
segunda-feira, 24 de junho de 2013
Susana, uma professora valente em greve de fome
sábado, 22 de junho de 2013
Modificador
1. Atente
nas frases apresentadas.
a)
O Ricardo apresentou o seu projeto.
b)
Eu vivo em Sesimbra.
c)
O Filipe deu uma estalada à Sara.
d)
Os alunos foram a Lisboa.
e)
A campainha tocou.
1.1.
Preencha o quadro com os elementos solicitados
Frases
|
1.º grupo nominal
|
Grupo verbal
|
a)
|
||
b)
|
||
c)
|
||
d)
|
||
e)
|
1.2. Complete as afirmações seguintes, assinalando
a alínea correta.
1.2.1. O grupo nominal assinalado em 1.1.
desempenha a função sintática de
a)
sujeito.
b)
vocativo.
c)
predicado.
d)
modificador.
1.2.2. O grupo verbal assinalado em 1.1.
desempenha a função sintática de
a)
sujeito.
b)
predicado.
c)
modificador.
d)
complemento direto.
1.3. Observe atentamente o predicado de cada uma
das frases e preencha o quadro com os elementos indicados, retirados das frases
dadas.
Predicado
|
||||
frases
|
forma verbal
|
complemento direto
|
compl. indireto
|
compl. oblíquo
|
a)
|
||||
b)
|
||||
c)
|
||||
d)
|
||||
e)
|
2. Conclusão
a) A função sintática de predicado diz respeito ao
__________. Este pode ser constituído por uma __________ ou por uma forma
verbal e outros __________ frásicos.
b) Os grupos frásicos que podem fazer parte do
________ e que são selecionados pela forma verbal desempenham a função
sintática de __________, nomeadamente __________, __________ e __________.
3. Leia, agora, este novo conjunto de frases e
destaque o predicado de cada uma delas.
a)
A Maria e o Manuel chegaram ao mesmo
tempo.
b)
A Cláudia saiu com o namorado.
c)
O João comprou uma televisão.
d)
O meu filho cresceu depressa.
e)
O José bateu ao Alexandre.
3.1. Rescreva todas as frases, retirando-lhes os
constituintes que surgem após a forma verbal.
3.2. Assinale as alíneas cujas frases mantiveram o
sentido.
4. Conclusão
4.1. Complete as frases abaixo com os elementos da
grelha.
a) Determinadas frases são compostas por
constituintes ________, visto que são selecionados pela __________ e não podem
ser retirados à frase.
b) Outras frases são compostas por constituintes
__________, dado que não são selecionados pela forma verbal e, quando são
retirados, __________ o sentido da frase.
obrigatórios
|
não
obrigatórios
|
verbo
|
forma
verbal
|
alteram
|
não
alteram
|
5. Concentre, novamente, a sua atenção nas frases
resultantes do exercício 3.1. que mantiveram o sentido.
5.1. Selecione a opção que completa, de forma
correta, cada uma das afirmações.
5.1.1.
Os constituintes retirados às frases
a)
são selecionados pela forma verbal.
b)
não são selecionados pela forma verbal.
5.1.2. Os constituintes que podem ser retirados de
uma frase sem que esta perca o seu sentido
a)
fornecem informações essenciais.
b)
não fornecem informações essenciais.
5.1.3. Esses constituintes desempenham a função
sintática de
a)
predicado.
b)
complemento.
c)
modificador.
d)
sujeito.
5.1.4.
Classifique o grupo frásico desses constituintes.
6. Conclusão
Risque o que não interessa, de modo
a obter informações verdadeiras.
a) Os constituintes que podem / não
podem ser retirados a uma frase em que esta perca o seu sentido desempenham
a função sintática de complemento / modificador.
b) O modificador pode / não pode ser
representado por diversos grupos frásicos.
Correção
1.1.
Frases
|
1.º grupo nominal
|
Grupo verbal
|
a)
|
O Ricardo
|
apresentou o seu projeto
|
b)
|
Eu
|
vivo em Sesimbra
|
c)
|
O Filipe
|
deu uma estalada à Sara
|
d)
|
Os alunos
|
foram a Lisboa
|
e)
|
A campainha
|
tocou
|
1.2.1. a)
1.2.2. b)
1.3.
Predicado
|
||||
frases
|
forma verbal
|
complemento direto
|
compl. indireto
|
compl. oblíquo
|
a)
|
apresentou
|
o seu projeto
|
_____
|
_____
|
b)
|
vivo
|
_____
|
_____
|
em Sesimbra
|
c)
|
deu
|
uma estalada
|
à Sara
|
_____
|
d)
|
foram
|
_____
|
_____
|
a Lisboa
|
e)
|
tocou
|
_____
|
_____
|
_____
|
2.
a) A função sintática de predicado diz respeito ao
grupo verbal. Este pode ser
constituído por uma forma verbal ou
por uma forma verbal e outros grupos
frásicos.
b) Os grupos frásicos que podem fazer parte do predicado e que são selecionados pela
forma verbal desempenham a função sintática de complementos, nomeadamente direto,
indireto e oblíquo.
3.
a)
chegaram ao mesmo tempo
b)
saiu com o namorado
c)
comprou uma televisão
d)
cresceu depressa
d)
bateu ao Alexandre
3.1.
a)
A Maria e o Manuel chegaram.
b)
A Cláudia saiu.
c)
O João comprou.
d)
O meu filho cresceu.
e)
O José bateu.
3.2. Alíneas a),
b) e d).
4.
a) Determinadas frases são compostas por
constituintes obrigatórios, visto
que são selecionados pela forma verbal
e não podem ser retirados à frase.
b) Outras frases são compostas por constituintes não obrigatórios, dado que não são selecionados
pela forma verbal e, quando são retirados, não
alteram o sentido da frase.
5.1.1. b)
5.1.2. b)
5.1.3. c)
5.1.4.
. frase a)
: grupo preposicional
. frase
b): grupo preposicional
. frase
d): grupo adverbial
6.
a)
Os constituintes que podem ser
retirados a uma frase em que esta perca o seu sentido desempenham a função
sintática de modificador.
b)
O modificador pode ser representado
por diversos grupos frásicos.
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