Exemplos
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Processos fonológicos
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1.
Pede > pee > pé
2.
Feria > feira
3.
Multu > muito
4.
Locusta > lagosta
5.
Ante > antes
6.
Hodie > hoje
7.
Regnu > reino
8.
Sic > si > sim
9.
Apicula > apicla > abelha
10.
Corona > corõa > coroa
11.
Soles > soes > sóis
12.
Populu > pobo > povo
13.
Apoteca > bodega
14.
Inter > entre
15.
Ego > eu
16.
Amicu > amigo
17.
Eno > no
18.
Consiliu > conselho
19.
Salit > sae > sai
20.
Pensu > peso
21.
Per + lo > pelo > pelo
22.
Clamare > chamar
23.
Fenestra > feestra > fresta
24.
Stare > estar
25.
Dolore > door > dor
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Síncope do /d/, crase das vogais /e/
Metátese do /i/
Vocalização do /l/; assimilação da nasalidade pelo ditongo
Sonorização do /c/ em /g/; dissimilação do /o/ em /a/
Paragoge do /S/
Palatalização da sequência /di/ em /j/
Vocalização do /g/
Apócope do /c/; nasalização do /i/
Síncope do /u/; sonorização de /p/ para /b/; palatalização da
sequência /cl/ em /lh/
Síncope do /n/ e nasalização do /o/; desnasalização do /o/
Síncope do /l/ e sinérese da sequência /oe/ em /oi/
Síncope do /l/; crase de /oo/; sonorização de /b/ em /v/
Aférese do /a/; sonorização de /p/ em /b/ e de /c/ em /g/
Redução vocálica de /i/ para /e/; metátese de /r/
Síncope do /g/
Sonorização do /c/ em /g/
Aférese do /e/
Palatização da sequência /li/ em /lh/
Síncope do /l/; apócope do /t/; sinérese de /ae/ em /ai/
Desnasalização
Assimilação do /r/ pelo /l/
Apócope do /e/; palatalização do grupo /cl/ em /ch/
Síncope do /n/; crase das vogais: metátese do /r/
Prótese do /e/; apócope do /e/
Síncope do /l/; apócope do /e/; crase das vogais /oo/
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quinta-feira, 5 de outubro de 2017
Processos fonológicos II - Correção (G 45)
Verbo auxiliar modal
. São auxiliares modais verbos como poder, dever e ter de, seguidos
do infinitivo do verbo principal:
- O Benfica tem de vencer o
Manchester United.
. O complexo verbal formado pelo verbo
auxiliar modal e pelo verbo principal pode exprimir diferentes valores modais
(de modalidade):
- O Benfica tem de vencer o
Manchester United. (valor de obrigação)
- Podem sair, queridos alunos.
(valor de permissão)
- O Homem Aranha pode não ter feito
os trabalhos de casa. (valor de possibilidade ou dúvida)
- Os alunos devem ter feito os
trabalhos de casa. (valor de probabilidade)
. A modalidade pode ser expressa de diferentes
formas:
- verbos auxiliares modais;
- verbos principais com valor modal (crer, pensar, etc.);
- advérbios;
- variação do modo verbal;
- entoação.
Verbo auxiliar aspetual
. São auxiliares aspetuais verbos como andar, começar, continuar, estar, ficar, ir e
vir, seguidos da preposição a e do verbo principal no gerúndio ou no
infinitivo:
- O Eusébio começou a namorar
com a Flora.
- O Antunes ficou a ver navios.
. São igualmente auxiliares aspetuais
os verbos acabar de, deixar de e parar de, seguidos do infinitivo do verbo principal:
- A Maria deixou de beber
coca-cola.
. As construções com os verbos
aspetuais modais indicam as diferentes formas de perspetivar uma ação:
- situação
pontual: Começou a nevar.
- situação habitual:
A minha família costuma ir à praia
todos os sábados.
- situação no
seu início: David Linch começou a
filmar a terceira temporada de ‘Twin Peaks’.
- situação
progressiva: Ando a escrever um
romance policial.
Verbo auxiliar do tempo
Os
verbos auxiliares do tempo são ir e haver de, seguidos do
infinitivo do verbo principal.
As
construções onde estes verbos se encontram possuem um valor de futuro:
- Eu hei de visitar o Estádio da
Luz. (haver de + infinitivo do verbo visitar)
- O Porto ainda vai perder mais
pontos. (ir + infinitivo do verbo
perder)
Verbo auxiliar da passiva
O verbo
auxiliar da passiva é ser, seguido do particípio passado
do verbo principal:
- O Eusébio foi agraciado pelo Presidente da República.
v. aux. v. principal
- O passe do Jonas será vendido para um clube chinês.
- O meu tio já tinha sido sepultado quando eu cheguei ao
cemitério.
Verbo auxiliar dos tempos compostos
Os
verbos auxiliares dos tempos compostos são ter e haver, seguidos do particípio passado do verbo principal:
- O João tem estudado todos os dias.
v. aux. v. principal no particípio passado
- A Maria tem andado muito ocupada.
v. aux. v. principal
- Passos Coelho havia dito que não ia andar por aí.
v. aux. v. principal
. Sempre que, num tempo composto,
existe um pronome pessoal átono,
este liga-se ao verbo auxiliar:
- O
professor tinha-o expulsado da sala de aula.
Verbo auxiliar
. O verbo auxiliar é um verbo que forma
um complexo verbal com um verbo principal (no particípio passado, gerúndio ou
infinitivo) ou copulativo, precedendo-o (isto é, o verbo principal ocorre na
frase após o auxiliar).
. A função do verbo auxiliar é a de
transmitir informação gramatical, nomeadamente de pessoa, número, tempo, modo,
voz e aspeto.
. O verbo auxiliar não expressa
significado lexical. Por exemplo, os verbos auxiliares ”ter” e “ir” enquanto
tal não significar “possuir” e “deslocar-se”.
. O complexo verbal poder ser
constituído por mais do que um verbo auxiliar:
- O Benfica poderia ter vencido o Marítimo.
. No complexo verbal, é o verbo
principal que seleciona o sujeito e os complementos, e não o verbo auxiliar.
. Alguns verbos auxiliares podem também
ocorrer como verbos principais:
- O Pedro tem andado distraído. (tem = verbo auxiliar)
- O Pedro tem uns ténis novos. (tem = verbo principal)
. Existem 5 tipos de verbos auxiliares:
auxiliares dos tempos compostos, auxiliares da voz passiva, auxiliares detempo, auxiliares do modo e auxiliares do aspeto.
quarta-feira, 4 de outubro de 2017
Verbo copulativo
O verbo
copulativo estabelece uma ligação entre o sujeito e o predicativo do sujeito
(PS), isto é, uma ligação entre o sujeito e uma sua qualidade, característica,
estado ou uma localização no tempo ou no espaço.
São
exemplos de verbos copulativos ser,
estar, ficar, continuar, parecer, permanecer, andar, tornar-se, revelar-se,
etc.
Exs.:
- O Eusébio está morto.
sujeito PS
- O professor está cansado.
sujeito PS
Verbo principal transitivo-predicativo
O verbo
principal transitivo-predicativo seleciona:
- um sujeito,
um complemento direto e um predicativo do complemento direto.
- O Benfica elegeu Eusébio o melhor de sempre.
sujeito CD PCD
- Considero Eusébio o melhor futebolista de todos os tempos.
CD PCD
São
exemplos de verbos transitivo-predicativos achar,
chamar, considerar, declarar, designar, eleger, julgar, nomear, selecionar
para, supor, ter por, ter-se por, tomar por, tratar por, etc.
"Canto a Coimbra"
Grupo "Insígnia"
Serenata Monumental da Queima das Fitas 2017
Verbo principal transitivo direto e indireto
O verbo
principal transitivo direto e indireto seleciona:
- um sujeito, um complemento
direto e um complemento indireto:
- O Eusébio marcou muitos golos ao Sporting.
sujeito CD CI
OU
- um sujeito,
um complemento direto e um complemento oblíquo:
- O Eusébio colocou a bola na
garagem.
sujeito CD CObl
Verbo principal transitivo indireto
O verbo
principal transitivo indireto seleciona:
- um sujeito e um complemento
indireto:
- O Eusébio telefonou à namorada.
sujeito CI
OU
- um sujeito e um complemento
oblíquo:
- O Eusébio chegou de Londres.
sujeito CObl
Verbo principal transitivo direto
O verbo
principal transitivo direto:
- seleciona um sujeito e um
complemento direto.
Exs.:
- O Eusébio marcou muitos golos.
sujeito CD
- Ontem, [eu] vi um belo filme.
[sujeito] CD
- Os finalistas dançaram a valsa à meia-noite exata.
sujeito CD
Há
verbos que podem, de acordo com a frase, ser incluídos em subclasses
diferentes:
- Os finalistas dançaram a
valsa à meia-noite exata. (verbo transitivo direto)
- O Roberto dançou. (verbo
intransitivo)
Verbo principal intransitivo
O verbo principal intransitivo é o verbo que:
- tem sentido completo;
- seleciona sujeito;
- não seleciona complementos.
Exs.:
- O Eusébio morreu.
- O gato miou.
- Tom Petty adormeceu.
Verbo principal
O verbo principal é aquele que:
» constitui o núcleo do predicado;
» seleciona um sujeito;
» seleciona complementos;
» seleciona a função sintática
desempenhada por esses complementos.
Exs.:
- O meu tio desposou a minha tia Dina.
(O verbo desposar
seleciona um sujeito – O meu tio – e um
complemento direto – a minha tia Dina.)
- O João telefonou à mãe.
(O verbo telefonar
seleciona um sujeito – O João – e um complemento
indireto: à mãe.)
- O João ofereceu um ramo de flores à sua mãe.
(O verbo oferecer
seleciona um sujeito – O João –, um
complemento direto – um ramo de flores –
e um complemento indireto – à sua mãe.)
- A Miquelina gosta de bolo de chocolate.
(O verbo gostar
seleciona um sujeito – A Miquelina –
e um complemento oblíquo – de bolo de
chocolate.)
O verbo principal, em função do
tipo de complemento(s) que seleciona, distribui-se por cinco tipos:
intransitivo e transitivo: direto, indireto, direto e indireto e predicativo.
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