terça-feira, 14 de novembro de 2017
quarta-feira, 8 de novembro de 2017
Distinção entre os vários tipos de modificador
Eis mais uma (excelente) explicação sobre como distinguir os diferentes tipos de modificador, da autoria da professora Brígida Trindade, que pode ser encontrada aqui (Ciberdúvidas).
O modificador é uma função
sintática que não é selecionada pelo verbo, nem pelo nome, podendo, por isso,
ser eliminado sem comprometer a gramaticalidade da frase. Vejamos:
«A Ana vai a Lisboa (amanhã).»
O modificador aceita o teste da mobilidade:
a) «Amanhã, vou a Lisboa.»
b) «Vou, amanhã, a Lisboa.»
c) «Vou a Lisboa amanhã.»
No teste da pergunta/resposta, verificamos que o
modificador está na pergunta e não é necessário na resposta:
a) «O que é que faço
amanhã?»
R: «Vou a Lisboa.»
Obs. – O mesmo não poderemos fazer com o constituinte a
Lisboa:
a) «*O que é que faço a Lisboa?»
R: «*Vou amanhã.»
Da aplicação deste teste, conclui-se
que o constituinte que está na pergunta (amanhã) é opcional, logo é o
modificador e o constituinte que está na resposta (a Lisboa) é obrigatório,
logo é complemento, neste caso oblíquo.
Existem dois tipos de
modificadores: o modificador do grupo verbal, que faz parte do predicado, e o modificador da
frase. Para distinguir o modificador do grupo verbal do modificador
de frase podemos aplicar dois testes sintáticos: o teste da negação e/ou o teste
da interrogação:
O modificador do grupo verbal pode
ser negado e interrogado:
a) «É amanhã que a Ana vai a
Lisboa?»
b) «A Ana vai a Lisboa não
amanhã, mas na sexta-feira.»
domingo, 5 de novembro de 2017
Análise do poema "Os sapos", de Manuel Bandeira
sexta-feira, 3 de novembro de 2017
Sérgio Conceição e a concordância entre sujeito e verbo
"... a grande diferença são a quantidade de soluções..."
Ora bem, se o sujeito (bem como o seu predicativo) se encontram no singular, por que carga de água o verbo estará no plural?
A resposta é óbvia: trata-se de um erro de concordância puro e simples: "... a grande diferença é a quantidade de soluções...".
Aspeto verbal IV - Correção (G 48)
1. Começamos
hoje a imprimir o jornal.
□
imperfetivo.
□
perfetivo.
□
pontual.
□
durativo.
● incoativo.
□
cessativo.
2. A
equipa escolhida já anda a elaborar a maqueta.
● imperfetivo.
□ perfetivo.
□ pontual.
● durativo.
□ iterativo.
□ incoativo.
□ cessativo.
3. Já
há tempos que estávamos para organizar o nosso jornal de turma.
● imperfetivo.
□ perfetivo.
□ pontual.
□ durativo.
□ iterativo.
□ incoativo.
□ cessativo.
4. Havemos
de fazer o impossível para que o jornal saia no prazo estabelecido.
● imperfetivo.
□ perfetivo.
□ pontual.
● durativo.
□ iterativo.
□ incoativo.
□ cessativo.
5. Temos
de acabar a leitura do Frei Luís de Sousa até ao final do segundo período.
□ imperfetivo.
□ perfetivo.
□ pontual.
□ durativo.
□ iterativo.
□ incoativo.
● cessativo.
6. Os
alunos redatores acabam de entregar os primeiros artigos ao responsável.
□ imperfetivo.
□ perfetivo.
□ pontual.
□ durativo.
□ iterativo.
□ incoativo.
● cessativo.
Lê o texto e, de seguida, completa os exercícios apresentados.
“Partidos
nós desta aldeia de Xiangulé, chegámos a uns casais de gente pobre,
onde achámos três homens que estavam maçando linho, os quais, em nos
vendo, largaram logo tudo e fugiram para um pinhal que estava
para cima num outeiro, e dali começaram a bradar à gente que passava
que se arredassem de nós, porque éramos ladrões. Nós, arreceosos,
segundo a cousa se ia já aparelhando de nos acontecer ali outro
caso semelhante ao passado, tivemos de partir logo dali, inda que era
já noite, e tornámos a caminhar sem sabermos para onde.”
Fernão
Mendes Pinto, A Peregrinação (texto
adaptado)
|
7. Partidos:
-
aspeto lexical: evento instantâneo
-
aspeto gramatical: perfetivo
8. Chegámos / achámos:
-
aspeto lexical: evento instantâneo
-
aspeto gramatical: perfetivo e pontual
9. Estavam maçando:
-
aspeto lexical: atividade
-
aspeto gramatical: imperfetivo e durativo
10. Largaram / fugiram:
-
aspeto lexical: evento instantâneo
-
aspeto gramatical: perfetivo e pontual
11. Estava:
-
aspeto lexical: estado
-
aspeto gramatical: genérico
12. Começaram a bradar:
-
aspeto lexical: evento instantâneo
-
aspeto gramatical: incoativo
13. Passava:
-
aspeto lexical: evento prolongado
-
aspeto gramatical: imperfetivo
14. Éramos:
-
aspeto lexical: estado
-
aspeto gramatical: genérico
15. Se ia aparelhando:
-
aspeto lexical: evento prolongado
-
aspeto gramatical: durativo e imperfetivo
16. Tivemos de partir:
-
aspeto lexical: evento instantâneo
-
aspeto gramatical: incoativo
17. Era já noite:
-
aspeto lexical: estado
-
aspeto gramatical: durativo e imperfetivo
18. Tornámos a caminhar:
-
aspeto lexical: atividade
-
aspeto gramatical: iterativo
. Ficha
quinta-feira, 2 de novembro de 2017
segunda-feira, 30 de outubro de 2017
Paratextos: contracapa
A
contracapa é o revestimento final do livro (em papel, cartão, pele, etc.) onde
surgem informações sobre o autor, um excerto da obra, uma síntese ou um
comentário crítico do livro.
Paratextos: capa
A
capa é o revestimento inicial de um livro (em papel, cartão, pele, etc.) onde
surge a indicação do título, do(s) nome(s) do(s) autor(es), do editor, da
coleção, bem como ilustrações / imagens.
Paratextos
Paratextos diz respeito ao conjunto de
elementos que, não pertencendo ao texto propriamente dito, facilitam e orientam
a sua leitura.
Estes
elementos podem ser verbais ou gráficos e enquadram o texto principal,
apresentando informações secundárias aos leitores.
Bibliografia:
- Gramática, Maria Regina Rocha, Porto Editora;
- Domínios, Zacarias Nascimentos et alii, Plátano Editora;
- Gramática da Língua Portuguesa, Clara Amorim e Catarina Sousa, Areal Editores;
- Gramática Prática de Português, Olga Azeredo et alii, Lisboa Editora;
- Paratextos, Vanda Barreto;
- Infopédia.
Análise do poema "Teresa", de Manuel Bandeira
sexta-feira, 27 de outubro de 2017
Aspeto verbal IV (G 48)
Selecione a opção correta.
1. Começamos
hoje a imprimir o jornal.
□
imperfetivo.
□
perfetivo.
□
pontual.
□
durativo.
□
incoativo.
□
cessativo.
2. A
equipa escolhida já anda a elaborar a maqueta.
□ imperfetivo.
□ perfetivo.
□ pontual.
□ durativo.
□ iterativo.
□ incoativo.
□ cessativo.
3. Já
há tempos que estávamos para organizar o nosso jornal de turma.
□ imperfetivo.
□ perfetivo.
□ pontual.
□ durativo.
□ iterativo.
□ incoativo.
□ cessativo.
4. Havemos
de fazer o impossível para que o jornal saia no prazo estabelecido.
□ imperfetivo.
□ perfetivo.
□ pontual.
□ durativo.
□ iterativo.
□ incoativo.
□ cessativo.
5. Temos
de acabar a leitura do Frei Luís de Sousa até ao final do segundo período.
□ imperfetivo.
□ perfetivo.
□ pontual.
□ durativo.
□ iterativo.
□ incoativo.
□ cessativo.
6. Os
alunos redatores acabam de entregar os primeiros artigos ao responsável.
□ imperfetivo.
□ perfetivo.
□ pontual.
□ durativo.
□ iterativo.
□ incoativo.
□ cessativo.
Leia o texto e, de seguida, complete os exercícios apresentados.
“Partidos
nós desta aldeia de Xiangulé, chegámos a uns casais de gente pobre,
onde achámos três homens que estavam maçando linho, os quais, em nos
vendo, largaram logo tudo e fugiram para um pinhal que estava
para cima num outeiro, e dali começaram a bradar à gente que passava
que se arredassem de nós, porque éramos ladrões. Nós, arreceosos,
segundo a cousa se ia já aparelhando de nos acontecer ali outro
caso semelhante ao passado, tivemos de partir logo dali, inda que era
já noite, e tornámos a caminhar sem sabermos para onde.”
Fernão
Mendes Pinto, A Peregrinação (texto
adaptado)
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7. Partidos:
-
aspeto lexical: …………………………………………..
-
aspeto gramatical: ……………………………………………
8. Chegámos / achámos:
-
aspeto lexical: …………………………………………..
-
aspeto gramatical: …………………………………………..
9. Estavam maçando:
-
aspeto lexical: …………………………………………..
-
aspeto gramatical: …………………………………………..
10. Largaram / fugiram:
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aspeto lexical: …………………………………………..
-
aspeto gramatical: …………………………………………..
11. Estava:
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aspeto lexical: …………………………………………..
-
aspeto gramatical: …………………………………………..
12. Começaram a bradar:
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aspeto lexical: …………………………………………..
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aspeto gramatical: …………………………………………..
13. Passava:
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aspeto lexical: …………………………………………..
-
aspeto gramatical: …………………………………………..
14. Éramos:
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aspeto lexical: …………………………………………..
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aspeto gramatical: …………………………………………..
15. Se ia aparelhando:
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aspeto lexical: …………………………………………..
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aspeto gramatical: …………………………………………..
16. Tivemos de partir:
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aspeto lexical: …………………………………………..
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aspeto gramatical: …………………………………………..
17. Era já noite:
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aspeto lexical: …………………………………………..
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aspeto gramatical: …………………………………………..
18. Tornámos a caminhar:
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aspeto lexical: …………………………………………..
-
aspeto gramatical: …………………………………………..
. Correção
quinta-feira, 26 de outubro de 2017
"Descrição" e "discrição"
Volta não volta, ressurge nos nossos media a confusão entre "discrição" e "descrição".
Neste caso, é a revista Flash! quem mete a pata na poça ao usar o termo «descrição» para qualificar a relação «discreta» entre duas pessoas.
Convém esclarecer, então, o(a) autor(a) da prosa do seguinte:
- a palavra "descrição" deriva do latim descriptione- e significa o "ato ou efeito de descrever, a exposição exata e vida de um facto, lugar ou paisagem; enumeração, etc.";
- o termo "discrição" provém do latim discretione- e significa "reserva", "prudência", "modéstia", "qualidade de ser discreto", "segredo", etc.
Assim sendo, a relação entre a senhorita Merche Romero e o seu companheiro tem sido marcada pela discrição.
Constituintes morfológicos de formas verbais I - Correção (G 47)
quarta-feira, 25 de outubro de 2017
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