Tarefas:
1.ª) Ler os textos da páginas 51 e 52 do manual e a Carta a Adolfo Casais Monteiro (também do manual);
2.ª) Fazer uma síntese, sob a forma de esquema, dos referidos textos no que diz respeito a Alberto Caeiro, de acordo com os seguintes tópicos:
i) Aspectos biográficos:
a) Nascimento;
b) Falecimento;
c) Profissão;
d) Educação.
ii) Retrato:
a) Traços físicos.
iii) Obra:
a) Obras;
b) Relação com Pessoas e heterónimos;
c) Traços poéticos
d) Relação com a escrita.
sábado, 23 de outubro de 2010
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Funções sintácticas (GC4)
1.1.
a) destruíram
b) desmaiou
c) contemplou
d) comprou
e) construíram
1.2.
b) A jovem desmaiou.
Pergunta: Quem desmaiou?
Resposta: A jovem.
c) O João contemplou o oceano.
Pergunta: Quem contemplou o oceano?
Resposta: O João.
d) O Paulo comprou o Memorial.
Pergunta: Quem comprou o Memorial?
Resposta: O Paulo.
e) Os madeirenses construíram edifícios belos.
Pergunta: Quem construiu edifícios belos?
Resposta: Os madeirenses.
1.3.
b) A jovem desmaiou.
Ela desmaiou.
c) O João contemplou o oceano.
Ele contemplou o oceano.
d) O Paulo comprou o Memorial.
Ele comprou o Memorial.
e) Os madeirenses construíram edifícios belos.
Eles construíram edifícios belos.
a) destruíram
b) desmaiou
c) contemplou
d) comprou
e) construíram
1.2.
b) A jovem desmaiou.
Pergunta: Quem desmaiou?
Resposta: A jovem.
c) O João contemplou o oceano.
Pergunta: Quem contemplou o oceano?
Resposta: O João.
d) O Paulo comprou o Memorial.
Pergunta: Quem comprou o Memorial?
Resposta: O Paulo.
e) Os madeirenses construíram edifícios belos.
Pergunta: Quem construiu edifícios belos?
Resposta: Os madeirenses.
1.3.
b) A jovem desmaiou.
Ela desmaiou.
c) O João contemplou o oceano.
Ele contemplou o oceano.
d) O Paulo comprou o Memorial.
Ele comprou o Memorial.
e) Os madeirenses construíram edifícios belos.
Eles construíram edifícios belos.
1.3.1. Os pronomes pessoais ocupam a posição inicial da frase, em posição pré-verbal, isto é, antes do verbo.
1.4.
a) O professor destruiu o quadro.
b) As jovens desmaiaram.
c) Os Joões contemplaram o oceano.
d) Os Paulos compraram o Memorial.
e) O madeirense construiu edifícios belos.
1.4.1. As alterações ocorreram ao nível da pessoa dos verbos: os que se encontravam na terceira pessoa do singular passaram para terceira do plural e vice-versa.
1.5. O grupo nominal que é a resposta a uma pergunta Quem + verbo, que pode ser substituído por um pronome pessoal na forma nominativa em posição pré-verbal e que concorda com o verbo em número desempenha a função sintáctica de sujeito.
2.1.
b) A jovem desmaiou.
Pergunta: o que fez a jovem?
Resposta: Desmaiou.
c) O João contemplou o oceano.
Pergunta: O que fez o João?
Resposta: Contemplou o oceano.
d) O Paulo comprou o Memorial.
Pergunta: O que fez o Paulo?
Resposta: Comprou o Memorial.
e) Os madeirenses construíram edifícios belos.
Pergunta: O que fizeram os madeirenses?
Resposta: Construíram edifícios belos.
2.1.1. O núcleo dos constituintes pertence à classe dos verbos.
2.2.
b) A jovem desmaiou mas a Ana Rute não.
c) O João contemplou o oceano e eu também.
d) O Paulo comprou o Memorial mas a Carolina não.
e) Os madeirenses construíram edifícios belos e os açorianos também.
2.3. O grupo verbal que é a resposta a uma pergunta do tipo O que fez + sujeito e que pode ser recuperado numa estrutura coordenada do tipo e sujeito também ou mas sujeito não desempenha a função sintáctica de predicado.
3.1.
b) A jovem desmaiou.
Pergunta: A jovem desmaiou o quê?
Resposta: ----------
c) O João contemplou o oceano.
Pergunta: O jovem contemplou o quê?
Resposta: O oceano.
d) O Paulo comprou o Memorial.
Pergunta: O Paulo comprou o quê?
Resposta: O Memorial.
e) Os madeirenses construíram edifícios belos.
Pergunta: Os madeirenses construíram o quê?
Resposta: Edifícios belos.
3.2.
b) A jovem desmaiou.
----------
c) O João contemplou o oceano.
O João contemplou-o.
d) O Paulo comprou o Memorial.
O Paulo comprou-o.
e) Os madeirenses construíram edifícios belos.
Os madeirenses construíram-nos.
3.2.1. Os pronomes surgem em posição pós-verbal, isto é, após o verbo.
3.3.
a) Os professores destruíram os quadros.
b) ----------
c) O João contemplou os oceanos.
d) O Paulo comprou os Memoriais.
e) Os madeirenses construíram um edifício belo.
3.3.1. Não se verificaram outras alterações.
3.4. O grupo nominal que é a resposta a uma pergunta do tipo verbo + o quê / quem?, que pode ser substituído por um pronome pessoal na forma acusativa e que não concorda com o verbo em número desempenha a função sintáctica de complemento directo.
Pergunta: o que fez a jovem?
Resposta: Desmaiou.
c) O João contemplou o oceano.
Pergunta: O que fez o João?
Resposta: Contemplou o oceano.
d) O Paulo comprou o Memorial.
Pergunta: O que fez o Paulo?
Resposta: Comprou o Memorial.
e) Os madeirenses construíram edifícios belos.
Pergunta: O que fizeram os madeirenses?
Resposta: Construíram edifícios belos.
2.1.1. O núcleo dos constituintes pertence à classe dos verbos.
2.2.
b) A jovem desmaiou mas a Ana Rute não.
c) O João contemplou o oceano e eu também.
d) O Paulo comprou o Memorial mas a Carolina não.
e) Os madeirenses construíram edifícios belos e os açorianos também.
2.3. O grupo verbal que é a resposta a uma pergunta do tipo O que fez + sujeito e que pode ser recuperado numa estrutura coordenada do tipo e sujeito também ou mas sujeito não desempenha a função sintáctica de predicado.
3.1.
b) A jovem desmaiou.
Pergunta: A jovem desmaiou o quê?
Resposta: ----------
c) O João contemplou o oceano.
Pergunta: O jovem contemplou o quê?
Resposta: O oceano.
d) O Paulo comprou o Memorial.
Pergunta: O Paulo comprou o quê?
Resposta: O Memorial.
e) Os madeirenses construíram edifícios belos.
Pergunta: Os madeirenses construíram o quê?
Resposta: Edifícios belos.
3.2.
b) A jovem desmaiou.
----------
c) O João contemplou o oceano.
O João contemplou-o.
d) O Paulo comprou o Memorial.
O Paulo comprou-o.
e) Os madeirenses construíram edifícios belos.
Os madeirenses construíram-nos.
3.2.1. Os pronomes surgem em posição pós-verbal, isto é, após o verbo.
3.3.
a) Os professores destruíram os quadros.
b) ----------
c) O João contemplou os oceanos.
d) O Paulo comprou os Memoriais.
e) Os madeirenses construíram um edifício belo.
3.3.1. Não se verificaram outras alterações.
3.4. O grupo nominal que é a resposta a uma pergunta do tipo verbo + o quê / quem?, que pode ser substituído por um pronome pessoal na forma acusativa e que não concorda com o verbo em número desempenha a função sintáctica de complemento directo.
domingo, 17 de outubro de 2010
Funções sintácticas (G4)
Sujeito, Predicado, Complemento directo
1. Atente nas frases apresentadas.
a) Os professores destruíram o quadro.
b) A jovem desmaiou.
c) O João contemplou o oceano.
d) O Paulo comprou o Memorial.
e) Os madeirenses construíram edifícios belos.
1.1. Transcreva para o caderno diário as formas verbais presentes nas frases.
1.2. Redija para cada frase uma pergunta sobre quem causou a situação ou quem se encontra no estado descrito pelo verbo e registe a resposta, de acordo com o exemplo:
a) Os professores destruíram o quadro.
Quem destruiu o quadro?
Resposta: Os professores.
1.3. Substitua os grupos nominais adequados por um dos pronomes pessoais na forma nominativa (ele / ela / eles / elas), seguindo o exemplo dado:
a) Os professores destruíram o quadro.
Eles destruíram o quadro.
1.3.1. Identifique a posição ocupada pelos pronomes na frase.
1.4. Reescreva as frases alterando o número dos grupos nominais que substituiu.
1.4.1. Identifique as alterações que efectuou nas frases, além das ocorridas nos grupos nominais.
1.5. Tendo em conta os exercícios realizados, complete o quadro seguinte:
2. Releia as frases apresentadas em 1.
2.1. Redija para cada frase uma pergunta sobre o que fez o sujeito e registe a resposta, de acordo com o exemplo:
a) Os professores destruíram o quadro.
Pergunta: O que fizeram os professores?
Resposta: Destruíram o quadro.
2.1.1. Identifique a classe de palavras que compõe o núcleo dos constituintes que surgiram nas respostas à pergunta anterior.
2.2. Reescreva as frases acrescentando uma estrutura coordenada do tipo e Sujeito também ou mas o Sujeito não. Atente no exemplo:
a) Os professores destruíram o quadro.
Os professores destruíram o quadro e os alunos também.
ou
Os professores destruíram o quadro mas os alunos não.
Note-se que, nas estruturas coordenadas acrescentadas, a forma verbal está subentendida.
2.3. Tendo em conta os exercícios realizados, complete a afirmação seguinte:
3.1. Redija, agora, para cada frase uma pergunta sobre quem / o quê recai a situação ou quem / o quê é afectado pelo estado descrito pelo verbo e registe a resposta. Oriente-se pelo exemplo:
a) Os professores destruíram o quadro.
Pergunta: Os professores destruíram o quê?
Resposta: O quadro.
3.2. Identifique o grupo nominal que, em cada frase, pode ser substituído por um dos pronomes pessoais na forma acusativa o / a / os / as.
a) Os professores destruíram o quadro.
Os professores destruíram-no.
3.2.1. Identifique a posição dos pronomes na frase.
3.3. Reescreva as frases alterando o número dos grupos nominais que substituiu na resposta à pergunta 3.2.
3.3.1. Identifique outras alterações a que procedeu, além das efectuadas na resposta à pergunta 3.3.
3.4. A partir dos exercícios anteriores, podemos concluir que:
sábado, 16 de outubro de 2010
Ficha de leitura de "Tudo o que faço ou medito"
Tudo o que faço ou medito
Tudo o que faço ou medito
Fica sempre na metade.
Querendo, quero o infinito.
Fazendo, nada é verdade.
Que nojo de mim me fica
Ao olhar para o que faço!
Minha alma é lúcida e rica,
E eu sou um mar de sargaço -
Um mar onde bóiam lentos
Fragmentos de um mar de além...
Vontades ou pensamentos?
Não o sei e sei-o bem.
Fernando Pessoa
Vocabulário:
. nojo (v. 5): repugnância, náusea, luto;
. sargaço(v. 8): designação de certas algas marinhas que bóiam nas águas e são frequentemente aproveitadas para adubo.
Questionário:
1. Na primeira estrofe do poema, o sujeito poético confessa um sentimento que o domina.
1.1. Identifique o sentimento e a causa que está na sua origem.
1.2. Justifique em que medida os versos 3 e 4 atestam a impossibilidade de realização do "querer".
2. Esse sentimento provoca um outro sentimento no sujeito poético.
2.1. Indique-o.
2.2. Interprete o sentido da antítese da segunda estrofe.
3. Atente, agora, na terceira estrofe.
3.1. Proceda ao levantamento dos vocábulos que sugerem indefinição e estagnação.
3.2. Estabeleça uma relação de sentido entre "mar de além" (v. 10) e "mar de sargaço" (v. 8).
3.3. Apresente uma explicação para o paradoxo com que o poema termina.
Que nojo de mim me fica
Ao olhar para o que faço!
Minha alma é lúcida e rica,
E eu sou um mar de sargaço -
Um mar onde bóiam lentos
Fragmentos de um mar de além...
Vontades ou pensamentos?
Não o sei e sei-o bem.
Fernando Pessoa
Vocabulário:
. nojo (v. 5): repugnância, náusea, luto;
. sargaço(v. 8): designação de certas algas marinhas que bóiam nas águas e são frequentemente aproveitadas para adubo.
Questionário:
1. Na primeira estrofe do poema, o sujeito poético confessa um sentimento que o domina.
1.1. Identifique o sentimento e a causa que está na sua origem.
1.2. Justifique em que medida os versos 3 e 4 atestam a impossibilidade de realização do "querer".
2. Esse sentimento provoca um outro sentimento no sujeito poético.
2.1. Indique-o.
2.2. Interprete o sentido da antítese da segunda estrofe.
3. Atente, agora, na terceira estrofe.
3.1. Proceda ao levantamento dos vocábulos que sugerem indefinição e estagnação.
3.2. Estabeleça uma relação de sentido entre "mar de além" (v. 10) e "mar de sargaço" (v. 8).
3.3. Apresente uma explicação para o paradoxo com que o poema termina.
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