1. Na primeira estrofe do poema, o sujeito poético confessa um sentimento que o domina.
1.1. Identifique o sentimento e a causa que está na sua origem.
O sentimento confessado pelo sujeito poético é a frustação, resultante da distância que existe entre o que quer e o que consegue realizar, isto é, entre o que idealiza e o que realiza. Dito de outra forma, a frustação advém da consciência que o sujeito poético tem da sua incapacidade de realizar tudo aquilo que deseja, que sonha ("Tudo o que faço ou medito / Fica sempre na metade"), ou seja, de nenhum dos seus projectos se realizar por inteiro
1.2. Justifique em que medida os versos 3 e 4 atestam a impossibilidade de realização do "querer".
Os versos 3 e 4 confirmam que o sujeito poético é incapaz de realizar os seus desejos, o seu «querer», ideia já anunciada nos dois primeiros versos, pois contêm uma "dupla antítese" entre o "querer" ("querendo") e o "fazer" ("Fazendo") e entre "infinito" e "nada". No que diz respeito ao «querer», aos seus projectos e ambições são, de facto, infinitos; já o "fazer" revela-se sempre incompleto / inacabado, facto que conduz à frustração.
2. Esse sentimento provoca um outro sentimento no sujeito poético.
2.1. Indique-o.
O outro sentimento manifestado pelo sujeito poético é o nojo de si próprio (verso 5: "Que nojo de mim me fica..."), uma espécie de repugnância e de tristeza.
2.2. Interprete o sentido da antítese da segunda estrofe.
A antítese está presente nos versos 7 e 8 e marca o contraste entre a alma do sujeito poetico, que é "lúcida e rica", e o seu ser, metaforicamente descrito como "um mar de sargaço". A alma, pelas suas características, poderia permitir ao sujeito poético realizar os seus sonhos e ambições (o "infinito"), mas o "sargaço", enquanto metáfora que aponta para a ideia de paragem, estagnação, impede-o de concretizar os seus ideais.
3. Atente, agora, na terceira estrofe.
3.1. Proceda ao levantamento dos vocábulos que sugerem indefinição e estagnação.
Os vocábulos que, na terceira estrofe, sugerem as ideias de indefinição e estagnação são "bóiam" e "lentos" (verso 9).
3.2. Estabeleça uma relação de sentido entre "mar de além" (v. 10) e "mar de sargaço" (v. 8).
A relação possível de estabelecer é uma relação de oposição, pois enquanto o "mar de além" simboliza o "infinito", os ideais que o sujeito poético pretendia obter, o "mar de sargaço" representa os obstáculos, as dificuldades, os impedimentos que o impedem de lá chegar.
3.3. Apresente uma explicação para o paradoxo com que o poema termina.
Com o paradoxo final, o sujeito poético parece significar que sabe muito bem o que quer, mas, no que respeita ao "fazer", nada sabe, isto é, não é capaz de concretizar esse "querer" . Pode, assim, concluir-se que o "fazer" (a realização, a concretização) é uma mera caricatura do "querer" (da idealização), daí a frustração e o nojo que sente de si.
Com o paradoxo final, o sujeito poético parece significar que sabe muito bem o que quer, mas, no que respeita ao "fazer", nada sabe, isto é, não é capaz de concretizar esse "querer" . Pode, assim, concluir-se que o "fazer" (a realização, a concretização) é uma mera caricatura do "querer" (da idealização), daí a frustração e o nojo que sente de si.
yahaaaaaaaaaaaaaa. gramei hehe
ResponderEliminarMuito boom!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderEliminarmuiTO BOM MESMO,CUMPRIMENTOS M.Lopes Cp2
ResponderEliminarQual é o tema/temática deste poema de Fernando Pessoa? Agradecia que me respondessem sff
ResponderEliminarFragmentação do eu
ResponderEliminarA pergunta 2.2 e 3.3 revelam as figuras de estilo em vez de questionarem qual é.
ResponderEliminarNa 2.2 não é uma antítese mas sim uma adjetivação verso 7 uma metáfora no verso 8 E na 3.3 não existe nenhum paradoxo mas sim uma antitese ou oximoro
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