Português: "O sentimento dum ocidental"

terça-feira, 24 de setembro de 2019

"O sentimento dum ocidental"

         “O Sentimento dum Ocidental” é a investigação final e definitiva de Cesário Verde sobre a cidade. Tal como “Noite Fechada”, o poema regista as percepções e as impressões de um observador caminhando nas ruas nocturnas da cidade, com a diferença de que o narrador do presente texto passeia sozinho.
         Estamos, assim, na presença de um extenso poema composto por 44 quadras, distribuídas por 4 secções de 11 quadras (Avé-Marias, Noite Fechada, Ao Gás, Horas Mortas), cujo tema é o desespero e protesto de um português atormentado, face à cidade de Lisboa, percorrida desde o anoitecer às "horas mortas". Este é o sentimento que a civilização provoca, e ao mesmo tempo é um produto dela e um protesto contra ela.
         O seu passeio não é apenas um movimento no espaço das ruas da cidade; é também um processo no tempo, uma viagem para dentro da noite durante a qual o narrador penetra e confronta o mundo simbólico de sombras reais que é a cidade nocturna. Noite e cidade, como em “Noite Fechada”, são equivalentes simbólicos.
         A cidade é Lisboa; o “sentimento” do título é o do narrador, natural do extremo ocidental da Europa, um português. Mas a cidade também representa o todo da civilização ocidental a que Portugal pertence; e o sentimento que ela provoca é ao mesmo tempo um produto dessa civilização e um protesto contra ela.
         A progressão da noite, desde o crepúsculo e o acender das luzes até à completa escuridão das “horas mortas”, é acompanhada, num complexo contraponto, por um correspondente aprofundamento dos sentimentos e percepções do caminhante solitário nas ruas da cidade. O melancólico “desejo absurdo de sofrer” despertado pelo anoitecer é justaposto com uma nostálgica evocação visionária do passado; a mórbida exacerbação da angústia ao acender das luzes é justaposta com as alucinações febris de um presente fantasmagórico; a intensificada amargura provocada pela crescente escuridão é justaposta com a presença espectral dos seres reais que se movem na cidade; finalmente na escuridão total das horas mortas, a evocação ansiosa de um futuro gerado pela própria noite, como a sua necessária negação num novo dia, é justaposta com a culminante visão desesperada da dor humana como um sinistro mal de fel em busca dos seus amplos horizontes bloqueados.
         Em termos formais, o poema é constituído por quadras com versos decassílabos e alexandrinos (12 sílabas – conferem maior teor descritivo e analítico à narração). A estrutura estrófica é fragmentada, igual à percepção do real. A estrutura métrica é composta de frases independentes ou coordenadas que ajudam à descrição duma cidade que o deprime e nauseia; para exprimir este sentimento, temos o uso de frases exclamativas, traduzindo espanto, surpresa, prazer, revolta. Notemos também o uso da rima interpolada e a abundância da aliteração.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...