.
Romance-ensaio:
. reflexão sobre a condição humana, a existência, o sentido da
vida e da morte, a “morte” de Deus, a angústia e a solidão que marcam as
personagens, impondo-se uma visão humanista: o Homem é o senhor de si e do seu
destino;
. consciência progressiva que o “eu” vai assumindo de si e da
sua vida/realidade, em “aparições” sucessivas, num processo de amadurecimento e
de crescimento;
. a lição da descoberta de nós próprios.
. Romance
de personagem:
. a personagem Alberto Soares ocupa a centralidade da obra e à
sua volta tudo e todos gravitam;
. a intriga consiste no combate que a personagem-narrador tem de
travar para vencer determinados condicionalismos, limitações e contradições até
ao desnudamento de si próprio, nos limites do possível. O narrador não se
apresenta como individualidade pura, mas como o modelo do ser humano.
. Romance
de espaço:
. a obra é dominada por dois grandes espaços: Évora e a aldeia
do narrador-personagem, que, por sua vez, se subdividem noutros espaços (interiores
e exteriores), espaços esses que acompanham e contribuem decisivamente para a
descoberta do eu encetada por Alberto Soares.
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