QUADRO
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CANTIGAS DE ESCÁRNIO E MALDIZER
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Origem |
Cruzamento de influências provençais e peninsulares. |
Sujeito |
Masculino: o trovador ou o jogral. |
Objeto |
Sátira e crítica indireta (escárnio) ou
direta (maldizer). |
Características |
. Crítica encoberta.
. Crítica direta.
. Temas satíricos.
. Retrato satírico da sociedade medieval.
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Temas |
. A cobardia dos cavaleiros.
. A corrupção e os desmandos do clero.
. A
decadência da nobreza: a ambição e a pelintrice dos infanções.
. O escudeiro
pelintra, mas fanfarrão e pretensioso.
. A ridicularização
dos maus trovadores.
. A decadência da
sociedade.
. A avareza dos
reis.
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Representação de afetos e emoções |
A dimensão satírica 1. A paródia ao
amor cortês: . Estas cantigas são
conhecidas como “escárnios de amor”, em que se procede a uma inversão
dos códigos do amor cortês. . Assim, são os
trovadores parodiam, através da ironia, a cantiga de amor e os
principais tópicos deste tipo de composição: » o elogio da “senhor”
como ser superior pela sua beleza, inteligência, bom senso, saber estar em
sociedade (“Ai dona fea…”); » o respeito e a
submissão do trovador à dama; » as convenções do
amor cortês, como a exacerbação da «coita de amor» e o artificialismo da
morte de amor (“Roi Queimado”) . Constitui, por
isso, um contragénero da cantiga de amor. 2. A crónica de
costumes: . A cantiga de
escárnio e maldizer concretiza a crítica dos costumes, individual ou social,
através da sátira de diversos comportamentos: » os aspetos
circunstanciais e anedóticos da vida da corte e da boémia
jogralesca; » as polémicas
entre trovadores e jograis, nomeadamente a incompetência na arte de
trovar; » a denúncia da nobreza
empobrecida e da sua miséria envergonhada, sobretudo a dos
infanções; » a falta de pagamento
dos honorários dos jograis, ou a sua efetivação por meio de roupas e
alimentos; » acontecimentos históricos,
políticos e militares, nomeadamente a cobardia e traição
de alguns cavaleiros; » a decadência
generalizada dos costumes (a vida dissoluta do clero, os casamentos por
conveniência, a prostituição, a exploração dos mais fracos, a injustiça,…). |
Ambiente (espaços, protagonistas e
circunstâncias) |
• Ambiente cortesão, palaciano.
• Crítica
à vida social da época.
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Classificação formal |
. Cantigas de mestria.
. Cantigas de refrão;
. Presença
de rima.
. Regularidade
estrófica e métrica.
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Linguagem
e estilo |
▪
Vocabulário sarcástico e humorístico.
▪ Trocadilhos
(expressões com dois sentidos).
▪ Uso
cómico do diminutivo e do aumentativo.
▪
Recursos expressivos: ironia, hipérbole, adjetivação, sarcasmo,
…
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quarta-feira, 5 de janeiro de 2022
Síntese da cantiga de escárnio e maldizer
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