Português: Síntese da cantiga de escárnio e maldizer

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Síntese da cantiga de escárnio e maldizer

QUADRO
CANTIGAS DE ESCÁRNIO E MALDIZER

Origem

Cruzamento de influências provençais e peninsulares.

Sujeito

Masculino: o trovador ou o jogral.

Objeto

Sátira e crítica indireta (escárnio) ou direta (maldizer).

Características

. Crítica encoberta.
. Crítica direta.
. Temas satíricos.
. Retrato satírico da sociedade medieval.

Temas

. A cobardia dos cavaleiros.
. A corrupção e os desmandos do clero.
. A decadência da nobreza: a ambição e a pelintrice dos infanções.
. O escudeiro pelintra, mas fanfarrão e pretensioso.
. A ridicularização dos maus trovadores.
. A decadência da sociedade.
. A avareza dos reis.

Representação de afetos e emoções

A dimensão satírica

1. A paródia ao amor cortês:

. Estas cantigas são conhecidas como “escárnios de amor”, em que se procede a uma inversão dos códigos do amor cortês.

. Assim, são os trovadores parodiam, através da ironia, a cantiga de amor e os principais tópicos deste tipo de composição:

» o elogio da “senhor” como ser superior pela sua beleza, inteligência, bom senso, saber estar em sociedade (“Ai dona fea…”);

» o respeito e a submissão do trovador à dama;

» as convenções do amor cortês, como a exacerbação da «coita de amor» e o artificialismo da morte de amor (“Roi Queimado”)

. Constitui, por isso, um contragénero da cantiga de amor.

2. A crónica de costumes:

. A cantiga de escárnio e maldizer concretiza a crítica dos costumes, individual ou social, através da sátira de diversos comportamentos:

» os aspetos circunstanciais e anedóticos da vida da corte e da boémia jogralesca;

» as polémicas entre trovadores e jograis, nomeadamente a incompetência na arte de trovar;

» a denúncia da nobreza empobrecida e da sua miséria envergonhada, sobretudo a dos infanções;

» a falta de pagamento dos honorários dos jograis, ou a sua efetivação por meio de roupas e alimentos;

» acontecimentos históricos, políticos e militares, nomeadamente a cobardia e traição de alguns cavaleiros;

» a decadência generalizada dos costumes (a vida dissoluta do clero, os casamentos por conveniência, a prostituição, a exploração dos mais fracos, a injustiça,…).

Ambiente (espaços, protagonistas e circunstâncias)

Ambiente cortesão, palaciano.
 
• Crítica à vida social da época.

Classificação formal

. Cantigas de mestria.
. Cantigas de refrão;
. Presença de rima.
. Regularidade estrófica e métrica.

Linguagem e estilo

▪ Vocabulário sarcástico e humorístico.
▪ Trocadilhos (expressões com dois sentidos).
▪ Uso cómico do diminutivo e do aumentativo.
▪ Recursos expressivos: ironia, hipérbole, adjetivação, sarcasmo, …

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