Português: Análise do capítulo VIII de O Cortiço

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Análise do capítulo VIII de O Cortiço

     Descreve a continuação do processo de mudança de Jerónimo, sobretudo pela aproximação aos novos costumes e a Rita e consequente afastamento em relação à mulher.
    Piedade mantém-se íntegra: não acompanha a mudança do marido, que se aproxima de Rita, principal representante das sensações que o ligam ao Brasil (ex.: café).
    A apresentação da aproximação de Jerónimo e Rita é cortada por um episódio entre Leocádia e Henrique. Episódios deste tipo abundam na obra e mostram a inexistência de valores ou existência de valores relativos. São atos relacionados com o assédio sexual, que mostram o sórdido, o patético e são várias as personagens que apresentam comportamentos deste tipo. Mostram um lado humano voltado para a animalidade. Estes episódios são importantes para se traçarem retratos individuais, que dão uma imagem do todo. Esta literatura de massas é importante em Aluísio de Azevedo: são poucas as personagens que têm os seus momentos individuais (exs.: Romão, Miranda); as outras aparecem inseridas num conjunto, apesar de se fazer um retrato individual. Isto está patente nas reações que se seguem a este episódio, que passam por fases diferentes: silêncio, expectativa, participação.
    Este episódio é importante pela conceção do homem, relatividade de valores e pela participação das massas.
    O final do capítulo é importante para a caracterização de Rita como uma pessoa boa e dada aos outros: é ela que ajuda Leocádia.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...