Valor do adjetivo: restritivo e não restritivo
1. Observe as frases apresentadas.
a) Dá-me o livro vermelho do Pedro.
b) Adquirir produtos locais ajuda a economia
figueirense.
c) Papámos um delicioso jantar naquele
restaurante agradável de Escalhão.
d) Ofereceram-me um livro sobre culinária
portuguesa contemporânea.
e) O doce vinho que o Hugo diz ter comprado na
adega de Figueira é de assinalável qualidade.
1.1. Coloque os
adjetivos no respetivo lugar da grelha, de acordo com a sua posição.
Posição pré-nominal
|
Posição pós-nominal
|
2. Altere a posição dos adjetivos sublinhados
em cada uma das frases seguintes.
a) Aquela tempestade tropical é
assustadora.
b) O leão é um animal selvagem.
c) A Maria traz um casaco branco.
2.1. Explicite a
conclusão a que chegou após a transformação operada.
3. Observe a posição dos adjetivos
sublinhados em cada par de frases.
a) (1) O professor fez uma longa
comunicação.
(2) O professor fez uma comunicação longa.
b) (1) A Daniela possui uma pequena fortuna
em bonecas.
(2) A Daniela possui uma fortuna pequena
em bonecas.
3.1.
Indique a frase da alínea a) em que o adjetivo tem um valor subjetivo, isto é,
exprime uma avaliação do locutor.
3.2. Indique
a frase da alínea b) em que o adjetivo é usado em sentido conotativo.
4.
Altere a posição do adjetivo sublinhado em cada uma das expressões nominais
seguintes e explique as diferenças de sentido daí resultantes.
a) O Rafa, hoje, tem uma cara má.
b) Maria, já esqueceu aquele amor antigo?
c) A Cátia possui em casa um quadro verdadeiro.
d) A Ana, no sábado, trajava um belíssimo
vestido de lá fina.
e) Quem não gosta de um alimento doce?
5. Substitua
as orações relativas restritivas das frases fornecidas por um sintagma
adjetival.
a) A história daquela rapariga da «Casa dos
Segredos» é uma história que comove.
b) No Inverno, na sala do 11.º, quando falha o
aquecimento, sente-se um frio que gela.
c) O barulho que os alunos fazem é uma situação
que não podemos admitir.
d) O Conselho Executivo era o órgão que
dirigia, antigamente, a escola.
6. Explique a diferença de sentido entre as seguintes frases:
a) O Marco tropeçou numa boa rapariga.
b) O Marco tropeçou numa rapariga boa.
c) A jovem simpática abraçou o Zeca.
d) A jovem, simpática, abraçou o Zeca.
7. Atente
nas frases dadas.
a) O «deficit» orçamental é um drama europeu.
b) A Catarina comprou uma carteira cinzenta que
encontrou na primeira loja em que entrou.
c) A primeira edição da maratona lisboeta foi
disputada ontem.
d) O António comprou uma pistola baratíssima.
e) O meu avô materno ofereceu-me o meu primeiro
escudo.
7.1. Sublinhe os
adjetivos presentes em cada frase.
7.2.
Tendo em conta a classe dos adjetivos, classifique cada um deles, explicitando
a sua posição dentro do grupo nominal.
8.
Observe os pares de frases.
a) O falso professor foi preso.
a’) Aquele indivíduo é um professor falso.
b) O meu avô era um homem rico.
b’) Que rico homem!
c) O exercício de Matemática era simples.
c’) Tu não és capaz de resolver um simples
exercício de Português?
8.1. Identifique e
classifique os adjetivos presentes nas frases.
8.2.
Observe a posição do adjetivo em cada par de frases e tire conclusões quanto ao
seu significado.
8.3.
Identifique as frases em que o adjetivo possui um valor restritivo.
8.4.
Tendo em conta a posição do adjetivo qualificativo observada em 8.1. e 8.2.,
que conclusão podemos retirar?