Português

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Alunos vão (quase) dormir nas escolas


     Aí está o regresso do conceito escola a tempo inteiro. Como não poderia deixar de ser, as associações de pais e das direções escolares / de agrupamento estão de acordo com a medida.
     Em que se traduz este conceito?
     (1) A escola é um depósito de crianças, que passam aí praticamente metade do dia.
     (2) A escola é um enorme centro de acolhimento, um albergue, um parque de diversões e entretenimento onde os alunos se aborrecem e, esporadicamente, acontecem umas aulas para desenjoar. Noutra versão menos rebuscada, a escola é uma prisão.
     (3) A escola é o depósito onde os pais, porque não querem aturar os filhos em casa ou, maioritariamente, porque não têm horários de trabalho compatíveis (viva a desregulação social!) com o acompanhamento e o estar com os filhos a horas "normais e decentes", despejam a sua prole.
     (4) A escola é um espaço cujo foco deixou de ser o de instruir-educar e passou a englobar uma multiplicidade de 'encargos' que caberiam a uma sociedade organizada e estruturada de outra forma, mas a que aquela, porque cada vez mais desregrada, não consegue dar resposta.
     A família, deste modo, passa a uma quase não existência. Os pais geraram as crianças num momento qualquer das suas vidas e, pós-nascimento, o seu papel passa a ser genericamente o de as levantar e deitar. Pouco mais.
     Não há de tardar muito até serem os professores e / ou funcionários das escolas a levarem os petizes para suas casas e fazerem o papel de pais, porque estes, pura e simplesmente, não querem saber da sua descendência, ou estão enterrados no local de trabalho até noite alta. Eventualmente, o ideal seria aqueles pouparem o trabalho aos progenitores e andarem por aí, em visitas ao domicílio, a procriarem junto da metade da família não exausta ou atulhada em trabalho.
     Em tempos, alguém um dia gritou: "Deixem jogar o Mantorras!" (tal era a quantidade de pancada que o rapaz levava dos adversários). Alguns anos antes, certa personalidade da nossa política que, finalmente, vai poder descansar das sucessivas décadas de serviço público sempre desinteressado, rogou: "Deixem-me trabalhar!". Hoje, eu imploro: "Deixem os nossos miúdos brincar!"
     Para concluir todo este manicómio que sucessivos MEC estão a construir, observe-se o quadro seguinte, que nos mostra como nós - Portugal - somos o segundo país cujas crianças mais tempo passam na escola:

     Mais palavras para quê?

domingo, 7 de fevereiro de 2016

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Vírus Zika


1. O que é o Zika?

     O Zika é um vírus já conhecido desde 1947, tendo sido identificado pela primeira vez na floresta Zika, Uganda, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.


2. Como se transmite o vírus?

     A transmissão do vírus ocorre através da picada do mosquito infetado, o mesmo que transmite a dengue e a febre amarela. Por regra, a doença não se transmite de pessoa para pessoa, pelo que a transmissão em cadeia não constitui um risco.
     A transmissão por via sexual ainda não foi comprovada cientificamente, não obstante já terem sido identificados dois possíveis casos de infeção por essa via.


3. Sintomas

     Desde logo, é importante ter noção de que apenas uma em cada cinco pessoas infetadas com o vírus adoece. Os infetados podem sentir febre, erupções cutâneas, dores nas articulações e conjuntivite. Os sintomas podem durar até uma semana.


4. O vírus e as grávidas

     A infeção pelo vírus Zika está associada a complicações neurológicas e malformações no feto. No Brasil, o Zika já foi ligado a 3 893 casos de bebés nascidos com microcefalia, isto é, os recém-nascidos nascem com o crânio mais pequeno e em consequência têm um desenvolvimento cerebral reduzido e maior risco de morte.


5. A presença do mosquito em Portugal

     O mosquito Aedes não existe em Portugal, dado que não sobrevive em países caracterizados por temperaturas baixas, embora já tenha sido identificado na região autónoma da Madeira.


6. Precauções a tomar

     A DGS recomenda que, antes de viajarem para zonas afetadas, as pessoas devem procurar aconselhamento em Consulta do Viajante, enquanto, no país de destino, devem seguir as recomendações das autoridades locais.
     Por outro lado, devem assegurar proteção contra a picada de mosquitos utilizando vestuário adequado para diminuir a exoosição corporal à picada (camisas de manga comprida, calças...); optar por alojamentos com ar condicionado; utilizar redes mosquiteiras; ter especial atenção aos períodos do dia em que os mosquitos picam (início da manhã e fim da tarde).
     Além disso, devem aplicar repelentes, embora o seu uso não seja recomendado em recém-nascidos com idade inferior a três meses. No caso das crianças e mulheres grávidas, podem fazer uso de repelentes de insetos apenas mediante aconselhamento prévio de profissionais de saúde. No caso de ter se fazer uso simultâneo de protetor solar e repelente, este deverá ser aplicado depois do protetor solar.
     As mulheres grávidas que tenham estado em áreas afetadas devem consultar o seu médico de família ou obstetra após o regresso, mencionando a viagem.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Adele: "When We Were Young"


2015

Na aula (XXVI): a relevância do Frei Luís de Sousa na atualidade

     A pergunta colocada tinha que ver com a relevância de os alunos de hoje continuarem a ler a peça de Almeida Garrett.
     Dentre a indiferença geral e uma ou duas respostas 'banais', eis que sai esta pérola:

     «Ler o Frei Luís de Sousa é importante para nos ensinar a não trair o nosso companheiro.»

     Uma vénia à Lúcia P., uma das poucas que, efetivamente, leu a obra integralmente.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Calendário de provas do ensino básico


     As notas das provas de aferição que serão feitas nos 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade não vão fazer parte da avaliação final, pelo que apenas as provas de exame do 9.º ano contarão para a nota final dos alunos.
     Os resultados destas provas são devolvidos às escolas, para análise, e transmitidos aos encarregados de educação e aos discentes através de uma Ficha Individual do Aluno.
Fonte: Económico

"Absolute Beginners", David Bowie


(1947 - 2016)

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Número de professores caiu três vezes mais do que o número de alunos


     Quem está na escola já o sabe há muito tempo, mas o Tribunal de Contas veio torná-lo claro: entre os anos letivos 2010/11 e 2014/15, houve uma redução de professores de 23%, passando de 145 188 para 111 493, o que equivale a menos 33 695.
     No mesmo período de tempo, o número de alunos decresceu cerca de 8%, num total de 108 932.
     Por sua vez, entre 2009/10 e 2014/15, o número de escolas desceu de 8 351 para 5 838.

domingo, 6 de dezembro de 2015

domingo, 29 de novembro de 2015

Pronúncia correta de «acordos»

     Qual é a pronúncia correta do plural de acordo?

          Hipótese a: acórdos?

          Hipótese b: acôrdos?

     Este excerto do programa Cuidado com a Língua, da RTP, dá a resposta e explica porquê:

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