sábado, 30 de junho de 2018
sexta-feira, 29 de junho de 2018
A avaliação de professores
Circula por aí a tese de que os professores portugueses não são avaliados e que esse é um dos grandes problemas da Educação portuguesa.
Como é evidente, o mundo em que os teóricos operam é radicalmente diverso da dita realidade. Talvez devessem dedicar algum do seu tempinho a ler umas coisas... (A TRADUÇÃO É NOSSA, DAÍ QUE...)
Conclusões:
- No geral, no entanto, a iniciativa não alcançou os seus objetivos para o desempenho ou graduação dos alunos, nomeadamente para os do LIM;
- Com pequenas exceções, em 2014-2015, o desempenho dos alunos, o acesso a um ensino efetivo e as taxas de abandono não foram dramaticamente melhores do que foram para sites semelhantes que não participaram na iniciativa Parcerias Intensivas;
- Há várias razões possíveis para que a iniciativa não tenha produzido a dramática melhoria desejada nos resultados em todos os anos: implementação incompleta das políticas e práticas-chave; a influência de fatores externos, tais como mudanças políticas a nível estadual durante a iniciativa de Parcerias Intensivas; tempo insuficiente para que os efeitos apareçam; uma teoria de ação falhada; ou uma combinação de todos estes fatores.
O novo sistema de avaliação de professores patrocinado pela Fundação Gates e as bolsas de Obama Race to the Top incluíam as avaliações dos professores baseadas nos resultados dos testes dos alunos e a observação intensiva dos professores através do recurso a uma rubrica estrita para os métodos de ensino. O resultado final iria, supostamente, identificar os professores altamente eficazes, bem como os ineficazes. Então, os professores poderiam ser despedidos ou recompensados financeiramente pelo seu mérito a partir do seu ranking no sistema de avaliação. Alguns reformadores tinham teorizado que esse sistema melhoraria drasticamente o desempenho académico dos estudantes. Havia até uma teoria segundo a qual se poderia melhorar o desempenho dos alunos com baixo desempenho se fossem expostos a professores altamente eficazes durante apenas três anos consecutivos. Acreditava-se que os fatores socioeconómicos que afetam o desempenho dos alunos poderiam ser ignorados pela simples fixação dos professores. Provou-se que essas teorias estão erradas. Os professores enquanto bode expiatório para os problemas sociais simplesmente não funciona, mas empurra os bons para fora da profissão e desencoraja os jovens brilhantes a entrar na profissão. Resultado: uma séria escassez de professores.
quarta-feira, 27 de junho de 2018
segunda-feira, 25 de junho de 2018
domingo, 24 de junho de 2018
Tom Sawyer - Episódio 30: "O pai de Huck"
sábado, 23 de junho de 2018
Foxconn pretende substituir trabalhadores por robôs
Correção do Exame Nacional de Português - 9.º Ano - 2018 - 1.ª Fase
Para consultar a correção da prova de exame, clicar em [correção].
Exame Nacional de Português - 9.º Ano - 2018 - 1.ª Fase
O enunciado da prova pode ser consultado aqui: [enunciado].
Frase ativa e passiva I - Correção (G 56)
1.1.
. Ficha [aqui]
a)
Um grande golo foi marcado pelo Fabiano.
b)
Uma extraordinária defesa foi efetuada
pelo Zé.
c)
O caderno diário será emprestado pela
Marisa às colegas.
d)
Os trabalhos de casa são sempre
realizados pela Lili.
e)
Um presente de aniversário é oferecido à
Susana pela Cláudia todos os anos.
f)
Uma mentira foi dita pelo André à mãe.
g)
O pastel de nata foi comido pela Cátia
durante a aula.
h)
Várias intervenções são feitas pela Joana
na aula de Português.
i)
O médico foi consultado ontem pela minha
esposa.
j)
A Maria quase era esquecida por mim neste
exercício.
2.1.
a)
A ambulância atropelou a tartaruga do meu
vizinho.
b)
O Marco Paulo dedicava uma canção à
Anita.
c)
O Malaquias surripiara o estojo do
professor.
d)
A ação do homem destruirá a Terra.
e)
O Ernesto canta os parabéns à namorada.
f)
Os bandidos assaltaram a carrinha dos
gelados.
g)
O gato do Antunes come o gelado.
h)
A empregada passará a roupa.
. Ficha [aqui]
sexta-feira, 22 de junho de 2018
Correção do Exame Nacional de Português de 9.º ano - 2018 - 1.ª Fase
Grupo I
1. 2 - 4 - 1 - 3
2.1. B
2.2. C
2.3. A
Grupo II
Texto A
Texto A
1. C - E
2.1. B
2.2. A
3. descritivo
Texto B
4.
Zeus - D
Hera - B
Atena - C
5. Zeus quer estabelecer a paz e concórdia entre gregos e troianos, acabando com a guerra, enquanto Hera argumenta com o seu esforço e denodo tendentes à formação e organização de um grande exército grego.
Por outro lado, Hera argumenta com a sua origem e condição divinas, grau de parentesco com Júpiter, pai dos deuses, que lhe obedecem (irmã e esposa) e estatuto (filha mais velha de Cronos).
6.1. C
6.2. D
7. Hera propõe cedências mútuas, no sentido de Júpiter ordenar a Atena que se dirija ao campo de batalha e reavive a guerra entre gregos e troianos, fazendo com que estes sejam os primeiros a ferir os gregos.
A proposta de Hera contraria a vontade de Zeus, que pretendia instaurar a paz entre os dois povos, acabando com a guerra e, assim, poupando a cidade de Troia.
8. Características comuns:
. o carácter extraordinário
. o brilho / a luz
. a velocidade / a rapidez de deslocação;
. o aparecimento súbito e inesperado.
Texto C
9.
- Personagem: Marte.
- Argumento: é fraqueza de Júpiter mudar de opinião / alterar a decisão já tomada (de auxiliar os Portugueses a chegar à Índia).
- Relação de semelhança: envio de um mensageiro / interferência divina na ação humana / rapidez da ação dos emissários dos deuses.
Grupo III
1. A - C - E
2.
a) entretenho-me
b) interviemos
c) haja
d) trazia
3. C - E - D
4. B
5. A
6. D
Grupo IV
. Ponto de vista: é importante estudar o passado da Humanidade.
. Argumentos:
- Permite conhecer o passado e compreender o presente: quem somos e como chegámos aqui (é como conhecer os nossos antepassados - avós e pais) - o passado é uma monte para a compreensão do presente e para a construção do futuro;
- Possibilita evitar cometer os mesmos erros do passado (ex.: guerras);
- Permite conhecer a ação dos homens que transformaram a vida e a história da Humanidade - possíveis inspiradores da ação dos homens contemporâneos - inspiração e modelo (navegadores, grandes reis e imperadores, inventores, cientistas, pensadores, etc.).
. Conclusão: ...
. Argumentos:
- Permite conhecer o passado e compreender o presente: quem somos e como chegámos aqui (é como conhecer os nossos antepassados - avós e pais) - o passado é uma monte para a compreensão do presente e para a construção do futuro;
- Possibilita evitar cometer os mesmos erros do passado (ex.: guerras);
- Permite conhecer a ação dos homens que transformaram a vida e a história da Humanidade - possíveis inspiradores da ação dos homens contemporâneos - inspiração e modelo (navegadores, grandes reis e imperadores, inventores, cientistas, pensadores, etc.).
. Conclusão: ...
Tom Sawyer - Episódio 29: "Adeus, Risetta"
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