sexta-feira, 10 de maio de 2013
quinta-feira, 9 de maio de 2013
Aspeto verbal - exercícios
1. Considere as frases
apresentadas.
a)
O Benfica deixou de jogar bem à segunda-feira.
b)
A Terra gira em torno do Sol.
c)
A Terra gira às vezes em torno do Sol.
d)
O Natalino adormeceu durante três horas.
e)
Quando liguei a TV, os A-há estavam a
cantar o tema “Take on me”.
f)
Quando a Patrícia entrou na sala, a Maria escreveu uma carta à mãe.
g)
A Lúcia tem estado a aprender a cozinhar ontem.
1.1.
Assinale as frases mal formadas.
1.2.
Indique o motivo que está na origem da sua agramaticalidade.
2. Faça a correspondência
adequada entre os elementos da coluna A e os da coluna B.
Coluna A
1. Quando cheguei, os alunos
estavam a brincar.
2. O avião aterrou em
segurança.
3. Eles já se casaram.
4. Normalmente, esta turma
trabalha bastante.
5.
O Rafa e a sua Érica namoram todos os dias pelo skype.
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Coluna B
a)
valor perfetivo
b)
valor imperfetivo
c)
valor habitual
|
3. Identifique o valor aspetual
das frases seguintes.
a) O Hugo
já come a sopa.
b) Comecei
agora a elaborar esta ficha.
c)
Deito-me sempre tarde.
d) Acabei
de rever o concerto final dos A-há.
e) A
nossa espanhola tem andado muito sorridente nos últimos tempos.
f) Quem
cala consente.
g) A Inês
estava a fazer um bolo quando o marido regressou a casa.
h) O
sobrinho da Joana nasceu anteontem.
i)
Antigamente, lia mais do que atualmente.
j) A
Solange continua elegante.
k) O
Valente partiu as baquetas a matar pulgas.
l) A Lili
anda a ler o Memorial.
m) A
Sofia visita o bairro social aos sábados e domingos.
n) Penso,
logo existo.
o) O
Zeca, no verão, vai à missa todas as semanas.
4. Associe os elementos da coluna
A aos da coluna B.
Coluna A
1. O Silva gosta de cavalos.
2. A Filia leu o Memorial nos intervalos do namoro.
3. O nosso planeta está doente.
4.
A Julie espirrou por causa do perfume agressivo da colega.
5.
O Pedro escreveu uma bela letra para o novo álbum dos Click.
6.
A Cátia adora um certo professor!!!
7.
O meu avô ganhou a lotaria.
8.
A Daniela nasceu à meia-noite.
9.
O André escreveu um poema à sua amada.
10.
A diretora de turma é uma boa amiga.
|
Coluna B
a) estado / situação estativa
b) evento não durativo
c) evento durativo
|
5. Identifique as frases que
traduzem as situações descritas na coluna A.
Coluna A
1. Situação habitual
2. Fase inicial da situação
3. Valor resultativo
4. Fase cessativa
5. Valor progressivo da
situação
6. Valor iterativo do evento
|
Coluna B
a) Os alunos saltitaram de pergunta em pergunta
no exame.
b) O Luís acabou de sovar a tartaruga de
Beresford.
c) O Zeca conduziu tanto que esgotou o depósito
do camião.
d) A Sónia compõe a vestimenta sempre que entra
e sai da sala.
e) O Marco começou a olhar para o novo penteado
da Catarina na aula de Português, o malandro…
f) Apesar de a Ana não o ter destravado, o automóvel
foi andando.
|
* - * - * - * - * - * - * - *
Correção
1.1.
As frases mal formadas são as das alíneas c,
d, f e g.
1.2.
. Frase
c): A afirmação «A Terra gira à volta do Sol.» constitui uma «verdade» aceite
por todos. A introdução da expressão «às vezes» aponta para um acontecimento
ocasional.
. Frase
d): A forma verbal «adormeceu» apresenta um valor pontual; a expressão «durante
três horas», valor durativo.
. Frase
f): «Entrou» tem valor pontual, «escreveu» e um processo durativo.
. Frase g)
«Tem estado a aprender» tem valor durativo, «ontem», pontual.
2.
1 – B
2 – C
3 – A
4 – C
5 – A
3.
a) Aspeto
perfetivo.
b) Aspeto
incoativo.
c) Aspeto
habitual.
d) Aspeto
conclusivo.
e) Aspeto
iterativo.
f) Aspeto
genérico.
g) Aspeto
imperfetivo.
h) Valor
aspetual perfetivo.
i) Valor
habitual.
j) Valor
durativo.
k) Aspeto
pontual.
l) Aspeto
imperfetivo.
m) Aspeto
habitual.
n) Aspeto
genérico.
o) Aspeto
iterativo.
4.
1 – A
2 – C
3 – A
4 – B
5 – C
6 – A
7 – B
8 – B
9 – C
10 – A
5.
1 – D
2 – E
3 – C
4 – B
5 – F
6 – A
quarta-feira, 8 de maio de 2013
quinta-feira, 2 de maio de 2013
Coesão
1.
Leia o texto.
Madalena: (despertando)
‑ Ah! sois vós, Telmo… Não, já não leio: há pouca luz de dia já; confundia-me
a vista. E é um bonito livro este! O teu valido, aquele vosso livro, Telmo.
Telmo: (deitando-lhe os
olhos) ‑ Oh! oh! livro para damas ‑ e para cavaleiros… e para todos: um
livro que serve para todos; como não há outro, tirante o respeito devido ao
da palavra de Deus! Mas esse não tenho eu a consolação de ler, que não sei
latim como o meu senhor… quero dizer, como o Sr. Manuel de Sousa Coutinho ‑
que lá isso!... acabado escolar é ele. E assim foi seu pai antes dele, que
muito bem o conheci: grande homem! Muitas letras, e de muito galante prática,
e não somenos as outras partes de cavaleiro: uma gravidade!... Já não há daquela
gente. Mas, minha senhora, isto de a palavra de Deus estar assim noutra
língua, numa língua que a gente… que toda a gente não entende!...
confesso-vos que aquele mercador inglês da Rua Nova que aqui vem às vezes
tem-me dito suas cousas que me quadram… E Deus me perdoe, que eu creio que o
homem é herege, desta seita nova da Alemanha ou da Inglaterra. Será?
Almeida
Garrett, Frei Luís de Sousa
|
1.1.
Preencha o quadro, identificando as palavras / expressões que retomam as
expressões nominais apresentadas.
O que é substituído
|
Aquilo por que é substituído
|
||
Classe ou grupo de palavras
|
Referente
|
Tipo de anáfora
|
Correferentes
|
Nome
|
livro
|
||
Grupo nominal
|
[a]o livro da palavra de Deus
|
O que é substituído
|
Aquilo por que é substituído
|
||
Classe ou grupo de palavras
|
Referente
|
Tipo de anáfora
|
Correferentes
|
Grupo nominal
|
o meu senhor
|
||
Nome
|
pai
|
||
2.
Apresente a cadeia de referência de cada um dos referentes.
a) livro
b) O da palavra de Deus
c) Meu senhor
d) pai
3.
Leia o texto.
Pois
eu, que no deserto dos caminhos,
Por
ti me expunha imenso, contra as vacas;
Eu,
que apartava as mansas das velhacas,
Fugia
com terror dos pobrezinhos!
Vejo-os
no pátio, ainda! Ainda os ouço!
Os
velhos, que
nos rezam padre-nossos;
Os
mandriões que
rosnam, altos, grossos;
E
os cegos que se apoiam sobre o moço.
Cesário
Verde, Em Petiz
|
3.1.
Aponte os referentes das palavras sublinhadas.
4. Assinale o referente das
expressões sublinhadas nas frases seguintes:
a) «Filho:
Vou fazer-te uma pergunta: posso ir ao cinema?»
Mãe: Presta atenção ao que te vou dizer:
não podes ir ao cinema.»
4.1.
Indique, justificando, como se designam as expressões sublinhadas.
© Roteiros para a acção didáctica no secundário
* * * * * * * * * *
Correção
1.1.
O que é substituído
|
Aquilo por que é substituído
|
||
Classe ou grupo de palavras
|
Referente
|
Tipo de anáfora
|
Correferentes
|
Nome
|
livro
|
Anáfora nominal (sinonímia)
|
(o teu) valido
|
Anáfora nominal (repetição)
|
(aquele vosso) livro
|
||
Anáfora nominal (repetição)
|
livro para damas
|
||
Anáfora nominal
|
um livro que serve para todos
|
||
Anáfora pronominal
|
outro
|
||
Grupo nominal
|
[a]o livro da palavra de Deus
|
Anáfora pronominal
|
esse
|
O que é substituído
|
Aquilo por que é substituído
|
||
Classe ou grupo de palavras
|
Referente
|
Tipo de anáfora
|
Correferentes
|
Grupo nominal
|
o meu senhor
|
Anáfora nominal (sinonímia)
|
Sr. Manuel de Sousa Coutinho
|
Anáfora pronominal
|
ele
|
||
Determinante (possessivo)
|
seu [pai]
|
||
Anáfora pronominal
|
[d]ele
|
||
Nome
|
pai
|
Anáfora pronominal
|
o
|
Anáfora nominal (sinonímia)
|
grande homem
|
||
Anáfora nominal (hiperonímia)
|
[d]aquela gente
|
2.
a) Livro: valido, livro (3), outro.
b) O da palavra de Deus: esse.
c) Meu senhor: Sr. Manuel de Sousa
Coutinho.
d) Pai: o, homem, aquela gente.
3.
1.
Que: eu
me: eu
que: eu
os: os pobrezinhos
os velhos: os pobrezinhos
que (nos rezam): os velhos
os mandriões: pobrezinhos
que (rosnam): os
mandriões
os cegos: os pobrezinhos
que (se apoiam): os cegos
4.
Fala do
filho: «posso ir ao cinema».
Fala da mãe:
«não podes ir ao cinema».
4.1.
As expressões designam-se catáforas, pois estão dependentes do referente, que
surge posteriormente no texto.
Processos de formação de palavras
1.
Associe os elementos da coluna A aos elementos da coluna B.
Coluna A
1. GNR
2.
blá-blá
3.
janela (ecrã do computador)
4. foto
5. pacemaker
6.
informática
7.
FENPROF
8. pen
9. slogan
10. MP4
11.
miau
12.
rato (do computador)
|
Coluna B
a)
Empréstimo
b)
Acrónimo
c)
Amálgama
d)
Truncação
e)
Sigla
f)
Extensão semântica
g)
Onomatopeia
|
2.
Atente no campo lexical de «Internet»:
a) WWW
b) página
c) link
d)
internauta
e) portal
f) blog
g) site
2.1.
Identifique e classifique os neologismos.
3.
Identifique o processo de formação da lista de palavras seguinte.
a)
engarrafar
b) desleal
c)
lealdade
d)
infelizmente
e) Entre-os-Rios
f)
aterrar
g)
pré-história
h)
socioeconómico
i)
bomba-relógio
j)
ex-namorada
k)
porta-voz
l)
telemóvel
m)
informática
n)
naturalmente
o) laser
p)
reciclar
q) azul-escuro
r)
biblioteca
s) táxi
t)
anoitecer
u)
picapau
v) afro-luso-indiano
w) desvalorizar
x) vestir
(verbo) / vestir (nome)
y) comprar
> compra
z)
além-mar
* * * * * * * * * *
Correção
1.
1 – E
2 – G
3 – F
4 – D
5 – A
6 – C
7 – B
8 – A / F
9 – A
10 – A /
E
11 – G
12 ‑ F
2.
a) sigla
(world wide web)
b)
extensão semântica
c)
empréstimo
d)
amálgama (internet + nauta = navegador da rede internacional)
e)
extensão semântica
f)
truncação (blogue)
g)
empréstimo
3.
a)
derivação por parassíntese
b)
derivação por prefixação
c)
derivação por sufixação
d)
derivação por prefixação e sufixação
e)
composição morfossintática
f)
derivação por parassíntese
g) derivação
por prefixação
h)
composição morfológica
i)
composição morfossintática
j)
derivação por prefixação
k)
composição morfossintática
l) amálgama
m)
amálgama
n)
derivação por sufixação
o)
empréstimo
p)
derivação por parassíntese
q)
composição morfossintática
r)
composição morfológica
s)
truncação
t) derivação
por parassíntese
u)
composição morfossintática
v)
composição morfológica
w)
derivação por prefixação
x)
conversão
y)
derivação regressiva
z)
composição morfológica
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