Português: Análise da Cena 1 do Ato II de Frei Luís de Sousa

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Análise da Cena 1 do Ato II de Frei Luís de Sousa


 
Assunto: informações sobre o que se passou depois do incêndio do palácio de Manuel de Sousa (estendem-se até à cena 3).
 
 
Assuntos abordados no diálogo das personagens

tempo decorrido desde a mudança para o palácio de D. João: aproximadamente uma semana;

assuntos:

- a reação de D. Madalena ao incêndio, à destruição do retrato do marido e à mudança de palácio: estado doentio de angústia e sociedade (“Há oito dias que aqui estamos nesta casa, e é a primeira noite que dorme com sossego.”);

- a alteração da perspetiva de Telmo sobre Manuel de Sousa, considerando-o agora “um português às direitas”;

- a delicadeza da situação política provocada pelo incêndio (“Meu nobre pai! (…) Passar os dias retirado nessa quinta tão triste d’além do Alfeite, e não poder vir aqui senão de noite, por instantes, e Deus sabe com que perigo!”);

- a contemplação e o significado dos retratos;

- os pressentimentos (relativamente à identidade da figura representada no terceiro retrato) e o sebastianismo de Maria (e de Telmo);

- a forma enigmática como a cena termina revela que Maria pressente a verdade, ou parte dela, relativamente à história de D. João de Portugal (“Mas o outro, o outro… quem é este outro, Telmo? […] e aquela mão que descansa na espada, como quem não tem outro arrimo, nem outro amor nesta vida…”.


 
Estrutura interna

1.ª parte – Reações das personagens ao incêndio e à mudança de palácio.
 
Maria de Noronha:

- determinada / autoritária: “E não teimes, Telmo, que fiz tenção, e acabou-se!”;

- possuidora de grande sensibilidade e imaginação, citando a propósito a Menina e Moça;

- filha desvelada, pois revela grande preocupação em não acordar a mãe e procura animá-la, não a afligir, fingindo que não acredita em agouros (no entanto, nunca teve tanta fé em «agouros» e «sinas»);

- admiradora entusiasta de feitos grandiosos e espetaculares (ex.: a forma fascinada como recorda o incêndio);

- muito convicta numa desgraça iminente;

- ama e admira imenso o pai (por exemplo, considera que o incêndio foi um gesto patriótico, por isso o admira tanto);

- curiosa, intuitiva e crente em profecias e agouros: Maria sabia já que o retrato era de D. João, o primeiro marido de sua mãe, dada a reação desta aquando da primeira entrada na sala onde se encontrava pendurado;

- sebastianista e obcecada com o passado, características evidenciadas na contemplação dos retratos, sobretudo o de D. João:

. culto de D. Sebastião e crença nas lendas messiânicas sobre o seu retorno, apoiada pela presença do retrato real, de que Maria realça pormenores significativos;

. culto de Camões, poeta-profeta “que lia nos mistérios de Deus” e que “está no céu. Que o céu fez-se para os bons e para os infelizes”;

- pressente a existência de uma relação entre a figura de D. João e a sua mãe e o seu pai;

-reação aos retratos:

. fascínio pelo retrato de D. Sebastião, por causa da sua crença no regresso do rei e dos valores que ele representa;

. fascínio pelo retrato de Camões, cuja figura simboliza para ela o aventureiro, amigo de Telmo, autor de Os Lusíadas, dedicados a D. Sebastião, a quem profetizou o cometimento de grandes feitos;

. curiosidade pelo retrato de D. João de Portugal, suscitada pelo comportamento da mãe na noite em que entraram no palácio e nos dias seguintes.

 
D. Madalena:

- aterrorizada, inquieta, doente, cheia de pesadelos com o incêndio, sobretudo porque não foi possível salvar o retrato do marido, em cuja destruição vê “um prognóstico fatal de outra perda maior (…) de alguma desgraça inesperada, mas certa, que a tem de separar” de Manuel, isto é, de que uma tragédia se abaterá sobre a família;

- por este motivo, aumentou a sua inquietação, de tal forma que não conseguiu dormir nos primeiros oito dias de residência no antigo palácio de D. João;

- liga o incêndio à perda do seu marido, de que a destruição do retrato é prognóstico fatal;

- “perdida de susto”, grita quando, na primeira noite de permanência no palácio de D. João, avista o retrato deste, fugindo depois e arrastando Maria;

- mais calma após uma conversa com Frei Jorge.
 

Nesta cena, há uma inversão de papéis entre mãe e filha relativamente aos presságios de desgraça. De facto, no Ato I, D. Madalena, apesar de viver aterrorizada pelos seus medos e pelos agouros de Telmo, procurava passar a ideia de que não acreditava em presságios, para tranquilizar a filha. No entanto, no início deste ato, os papéis invertem-se: o terror e o pânico de D. Madalena quando entra no palácio de D. João impedem-na de manter a aparência de tranquilidade que assumira perante a filha. Agora, é esta quem assume o papel de adulta, fingindo não acreditar em crenças e agouros para tranquilizar a mãe.

 
Telmo Pais:

- aterrorizado com as palavras e agouros de Maria;

- o incêndio alterou a sua posição em relação a Manuel de Sousa: antes, admitia as suas qualidades, mas não o admirava; agora, admira-o, dado que este seu último ato se ficou a dever:
. ao seu patriotismo;
. à lealdade;
. à honradez;
antes, Telmo reconhecia algumas qualidades em Manuel de Sousa, mas não o considerava seu amo, porque, na sua opinião, ele usurpava o lugar que pertencia a D. João. Por isso, Telmo atormentava continuamente D. Madalena com os seus agouros e presságios, que apontavam para o regresso do seu primeiro marido, que voltaria para castigar uma família que considerava ilegítima. Todavia, neste momento, Telmo está aterrorizado com a hipótese de que algo aconteça que ponha em causa a existência da família. Com efeito, o incêndio fá-lo mudar a sua opinião relativamente a Manuel de Sousa: o escudeiro apercebe-se de que o segundo marido de D. Madalena tem “alma de português velho”, ou seja, de que, à semelhança do que acontecia com os portugueses das gerações anteriores, é um homem patriota, honrado e corajoso, que abdica dos seus bens para mostrar a sua revolta contra um governo que considera ilegítimo, por estar ao serviço de Castela. Deste modo, Telmo mostra-se profundamente arrependido por não ter dado anteriormente o devido valor a Manuel de Sousa;

- lastima não o ter estimado “sempre no que ele valia”;

- evita revelar a Maria a quem pertence o retrato de D. João, daí as suas hesitações e omissões (esta postura justifica-se, porque, na cena 2 do Ato I, prometeu a D. Madalena não alimentar as crenças de Maria e evitar que descobrisse informações sobre o passado);

- fica também fascinado diante do retrato de D. João I.

 
2.ª parte – Contemplação dos retratos, símbolos do sebastianismo e da obsessão pelo passado das duas personagens em cena.
 
Retrato de D. Manuel (recordação de antes do incêndio no outro palácio): “… ele estava tão gentil-homem, vestido de cavaleiro de Malta com a sua cruz branca no peito…” (“Como ele era bonito, meu pai! Como lhe ficava bem o preto… e aquela cruz tão alva em cima!”, I, 4 preto e cruz são sinais de luto e morte, respetivamente) significado: intuição do malogro do casamento dos pais.
 
Retrato de D. Sebastião significado: a grandeza de Portugal e a recusa de um presente de submissão; a intuição de que D. Sebastião poderá regressar [aqui o rei é uma personagem dupla (D. Sebastião – D. João), ou seja, a esperança da restauração da grandeza perdida de Portugal; o sebastianismo de Maria traduz a crença intuitiva no regresso do primeiro marido de D. Madalena, sua mãe]. Essa crença adensa a atmosfera trágica, dado que, se o rei não morreu, D. João poderá ter conhecido o mesmo destino.
 
Retrato de D. João: “Aquele aspeto tão triste, aquela expressão de melancolia tão profunda… aquelas barbas tão negras e cerradas…” significado: intuição de que ninguém amara D. João, nem mesmo a esposa, sua mãe. Maria mostra grande curiosidade e pressente que se trata de alguém muito importante na vida da sua mãe.
 
Retrato (romântico e lendário) de Camões: o herói aventureiro, representante do ideal de poeta e guerreiro; génio incompreendido e desprezado pelos «grandes» do seu tempo, cantor da epopeia do povo português e da glória de D. Sebastião, a quem incita ao combate contra os inimigos da Fé, amigo e companheiro de Telmo, “nessa terra de prodígios e bizarrias”. Esta imagem coaduna-se com a do poeta romântico, que era apresentado como um indivíduo em permanente conflito com uma sociedade que não o valorizava.
Telmo afirma tê-lo conhecido pessoalmente e critica os nobres que, tendo sido contados n’Os Lusíadas, não souberam agradecer-lhe e reconhecer a obra, pois morreu na miséria.
Por outro lado, o retrato de Camões evidencia a ligação de D. João e de D. Sebastião a uma época passada de glória, que foi cantada pelo poeta na sua epopeia e que contrasta com o presente, em que Portugal perdeu a sua independência e se encontra sob domínio castelhano.
 
Didascália final da cena: anuncia a chegada/entrada em cena de Manuel de Sousa, que surge “embuçado com o chapéu”, isto é, disfarçado. Manuel de Sousa, após o incêndio do próprio palácio, escondera-se e assim estivera nos últimos oito dias, até que a fúria dos governadores se acalmasse. A afronta que o incêndio constituíra faz com que tenha de regressar a casa disfarçada e de forma oculta.

A partir de uma fala de Telmo (“Já o estava, se ele quisesse dizer que o fogo tinha pegado por acaso.”), ficamos a saber que Manuel, se tivesse mentido, dizendo que o incêndio se ateara acidentalmente, poderia ser ilibado mais rapidamente, porém essa atitude levaria a que o seu ato patriótico perdesse grandeza (“… era desculpar com a vilania de uma mentira o generoso crime por que o perseguem”).

 
 
Elementos trágicos
 
A presença do fatum.
 
Pathos de D. Madalena:

- crença em agouros/presságios:

. de D. Madalena: “… não lhe sai da cabeça que a perda do retrato é prognóstico fatal de outra perda maior, que está perto, de alguma desgraça inesperada, mas certa, que a tem de separar de meu pai”;

. de Maria:

- a referência à Menina e Moça, uma novela sentimental trágica;

- “Creio, oh, se creio! Que são avisos que Deus nos manda para nos preparar. E há… oh! há grande desgraça a cair sobre meu pai… decerto! E sobre minha mãe também, que é o mesmo.”;

- “Mas tenho cá uma coisa que me diz que aquela tristeza de minha mãe, aquele susto, aquele terror em que está, e que ela disfarça com tanto trabalho na presença de meu pai (também a mim mo queria incobrir, mas agora já não pode, coitada!), aquilo é pressentimento de desgraça grande…”;

- reafirma, clara e enfaticamente, a sua crença de que D. Sebastião (e, por extensão, D. João) não morreu.

 
Hybris de Manuel de Sousa:

- recusa o perdão dos governadores;

- sofre presumível perseguição, mas prefere estar escondido, naquele “homizio”, como diz Maria, naquela “quinta tão triste d’além do Alfeite, e não poder vir aqui senão de noite, por instantes, e Deus sabe com que perigo”.

            Observemos agora a hybris de Manuel de Sousa em confronto com as outras personagens:

1.º) dá resolução favorável ao conflito com Telmo: “Oh, minha querida filha, aquilo é que é um homem! A minha vida, que ele queira, é sua. E a minha pena, toda a minha pena é que o não conheci, que o não estimei sempre no que ele valia”. A «generosidade» de Manuel de Sousa venceu os ressentimentos, a má vontade, os «ciúmes» de Telmo: antes dos acontecimentos que encerram o Ato I, Telmo apreciava Manuel de Sousa, tinha-o “em boa conta”. Porém, após ter assistido a esse gesto patriótico, a sua consideração por ele disparou, de tal modo que se declara disposto a dar a vida por ele;

2.º) o espetáculo do incêndio encheu Maria de «maravilha»: “… um espetáculo como nunca vi outro de igual majestade…”, embora dê razão à interpretação da mãe, de que a “perda do retrato é prognóstico fatal de outra perda maior, que está perto, de alguma desgraça inesperada, mas certa, que a tem de separar de meu pai”. E acentua, dolorosamente, que “… há grande desgraça a cair sobre meu pai… decerto! E sobre minha mãe, que é o mesmo”.

 
Agón:

- de D. Madalena com D. João de Portugal na estranha reação que teve ao chegar à nova (e antiga) morada, quando encarou o retrato de D. João;

- de Telmo:

. com Maria nas evasivas, nas meias-verdades, nas reticências, na relutância em revelar a identidade da personagem no retrato;

. com Manuel de Sousa: o conflito entre ambas as personagens já fora resolvido (I, 7, 8 e 12), facto que esta cena confirma através da admiração que Telmo passou a nutrir por ele após o incêndio do próprio palácio;

- de Maria:

. com Telmo, a propósito da identidade da personagem do retrato:

1. por um lado, há as meias verdades, as evasivas de Telmo, que a todo o transe pretende ocultar-lhe o nome do cavaleiro retrato;

2. por outro lado, os indícios observados por Maria, nos momentos que passou ali mesmo com a mãe, no dia da mudança para este palácio; e a intuição do segredo e a persistência em a manterem na ignorância daquele “mistério”: “Não sei para que são estes mistérios; cuidam que eu hei de ser sempre criança”;

3. Maria insiste: “Mas o outro, o outro…quem é este outro, Telmo? Aquele aspeto tão triste, aquela expressão de melancolia tão profunda… aquelas barbas tão negras e cerradas… e aquela mão que descansa na espada, como quem não tem outro arrimo, nem outro amor nesta vida.”
TELMO (deixando-se surpreender) – “Pois tinha, oh! se tinha!” (Maria olha para Telmo, como quem compreendeu, depois torna a fixar a vista no retrato).
     Que é que Maria intuitivamente compreendeu?
     Maria compreendeu nesse momento que (1) o único ser que amou o primeiro marido de sua mãe foi Telmo,(2) a mãe nunca lhe tivera amor, (3) a origem de todos os sofrimentos da mãe provinham dos remorsos da sua consciência atormentada. Assim, quando alguém (Manuel de Sousa) identifica a figura do retrato (II, 2), Maria não fica surpreendida: “Bem mo dizia o coração!”;

. com D. João:

- fica a saber, pela atitude da mãe, que a figura representada no retrato e de quem ignora a identidade, é esse alguém causador de todos os sofrimentos;

- daí a curiosidade e a persistência das perguntas a Telmo;

- até à revelação da identidade do retratado;

- contudo, ela já o sabia “de um saber cá de dentro” (II, 2).

 
Adensamento do clima trágico: D. Madalena aproxima-se do primeiro marido, não já apenas por via psicológica – como sucedeu no Ato I –, mas em presença física, por vida real: é obrigada a entrar e viver no palácio de D. João (a causa dessa aproximação é, obviamente, o incêndio).
 
 
Linguagem
 
Interjeições – exprimem diversos sentimentos:
- “Coitada!”: traduz a compaixão de Maria pela mãe;
- “Oh!”: traduz o entusiasmo de Maria quando se refere ao espetáculo do incêndio, e terror quando, por duas vezes, admite a iminência duma “desgraça” que atingirá o pai e a mãe.
 
Frases exclamativas e interrogativas e as reticências favorecem o ritmo entrecortado próprio de um discurso emotivo.
 
Repetição anafórica do demonstrativo, a enumeração e a gradação ascendente (“Aquele palácio a arder, aquele povo a gritar, o rebate dos sinos, aquela cena toda…”) e outras repetições de palavras traduzem a hesitação da fala.
 
Alternância de frases longas (referentes aos acontecimentos trágicos evocados) e de frases curtas, que traduzem as emoções.
 
            Estes elementos da linguagem são próprios do pendor oralizante do discurso.
 
 
Relação entre as cenas 1 dos atos I e II
 
            Entre a cena 1 do Ato I e a cena 1 do Ato II existe uma relação de semelhança.

            De facto, no ato inicial, D. Madalena cita versos de Os Lusíadas, concretamente do episódio de Inês de castro, em consonância com o seu estado de espírito: sofrimento amoroso.

            Já nesta cena do Ato II, Maria cita o início de Menina e Moça, romance de Bernardim Ribeiro, em consonância com o seu perfil psicológico: obra misteriosa e sentimental, como misteriosa e sentimental é Maria.


Importância da cena no desenvolvimento da ação dramática

Progressão da ação: esta é a cena em que se faz o enquadramento da ação no novo ato, expondo os antecedentes da mesma (acontecimentos ocorridos após o incêndio do palácio – ida para o palácio de D. João de Portugal, “Há oito dias”, durante a noite; reação de D. Madalena ao ser confrontada com o retrato de D. João; estado de saúde/espírito de D. Madalena na última semana).
 
Indícios trágicos:

- presságios de D. Madalena e Maria devido à perda do retrato de D. Manuel e ao destaque assumido pelo retrato de D. João;

- citação da obra Menina e Moça (novela trágica) por Maria;

- referência à morte pressentida por Camões;

- doença de Maria;

- referências de D. Manuel de Sousa Coutinho à morte e ao convento;

- referência à inexistência de Maria, caso D. João de Portugal estivesse vivo.
 
 
Características românticas da cena

O caráter histórico.

A exaltação dos valores patrióticos e da identidade nacional (a crença no Sebastianismo, a alusão a Camões, a luta pela liberdade).

A presença dos agouros/superstições (de Telmo, Maria, D. Madalena).

A dimensão apaziguadora da fé cristã.
 

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