Versão 1
Grupo I
Documento áudio: http://www.rtp.pt/play/p354/e131324/1-minuto-pela-terra.
1.1. Sugestões de boas práticas relativamente ao papel:
- Optar pelo papel reciclado;
- Usar papel com menos gramagem;
- Rentabilizar as folhas:
. Alargar o espaço de escrita: alargar as margens laterais,
o rodapé e o cabeçalho.
1.2. Sugestões de boas práticas relativamente ao processo de impressão:
- Imprimir em modo de rascunho;
- Reduzir o tamanho da letra;
- Usar tinteiros ou toners reciclados;
- Reciclar os tinteiros.
- Adquirir modelos de impressoras menos consumidoras de energia;
- Não deixar as impressoras em «stand by»;
- Imprimir nos dois lados da folha (frente e verso).
2.1. C
2.2. B
2.3. D
2.4. B
Grupo II
1. O poeta refere-se ao presente ("Obedecem", "agora" - v. 1) e ao passado ("fartaram-se" - v. 6, "dançavam" - v. 12).
2. Com efeito, a relação do poeta com as palavras foi mudando ao longo do tempo. Assim, ele passou a sentir mais dificuldade em as dominar, como se pode constatar pelo facto de elas resmungarem, não lhe obedecerem / o ignorarem ("não fazem caso do que lhes digo" - vv. 3-4), não respeitarem a idade dele ("não respeitam a minha idade." - v. 5), se escaparem por entre os dedos e lhe arreganharem os dentes, caso o poeta as tentasse reter (vv. 16-18).
3. Nestes versos, o poeta procura identificar as razões que originaram a mudança na relação com as palavras, as quais se resumem ao seu rigor para com elas e à sua «indiferença / pelo fogo de artifício» (vv. 8-9). Ao usar o advérbio «Provavelmente», o poeta sugere que duvida, que não tem a certeza de que as razões para a mudança sejam as apontadas.
4. Nessa interrogação, o poeta sugere que talvez tenha sido ele mesmo quem mudou, e não as palavras, tendo passado a procurar as mais difíceis («já só procuro as mais encabritadas?" - v. 19).
5.
1)
. Aspeto do poema: o poeta refere-se à sua relação com as palavras.
. Aspeto da entrevista: o poeta explica o modo como escreve versos, como
elabora um poema.
2) O poeta refere que as palavras resmungam, não lhe obedecem, escapam das suas
mãos, arreganham-lhe os dentes. Todos estes dados apontam para a ideia de que
a escrita de um poema é uma tarefa complexa.
3) Concordância: a comparação sugere que há aspetos comuns entre o trabalho do
poeta ao escrever o poema e o do oleiro ao fazer o vaso, pois
ambos exigem dedicação, empenho, minúcia e persistência.
3. Nestes versos, o poeta procura identificar as razões que originaram a mudança na relação com as palavras, as quais se resumem ao seu rigor para com elas e à sua «indiferença / pelo fogo de artifício» (vv. 8-9). Ao usar o advérbio «Provavelmente», o poeta sugere que duvida, que não tem a certeza de que as razões para a mudança sejam as apontadas.
4. Nessa interrogação, o poeta sugere que talvez tenha sido ele mesmo quem mudou, e não as palavras, tendo passado a procurar as mais difíceis («já só procuro as mais encabritadas?" - v. 19).
5.
1)
. Aspeto do poema: o poeta refere-se à sua relação com as palavras.
. Aspeto da entrevista: o poeta explica o modo como escreve versos, como
elabora um poema.
2) O poeta refere que as palavras resmungam, não lhe obedecem, escapam das suas
mãos, arreganham-lhe os dentes. Todos estes dados apontam para a ideia de que
a escrita de um poema é uma tarefa complexa.
3) Concordância: a comparação sugere que há aspetos comuns entre o trabalho do
poeta ao escrever o poema e o do oleiro ao fazer o vaso, pois
ambos exigem dedicação, empenho, minúcia e persistência.
Grupo III
1.
a) de certo
b) senão
c) demais
d) conquanto
2.
- Pessoa: segunda;
- Número: singular;
- Tempo: futuro;
- Modo: conjuntivo.
3.1. A
3.2. D
4.
a) Só nos empenharemos no trabalho, se nos orientarem.
b) Oxalá ele te traga o novo livro do teu autor preferido.
c) Alguém o encontrou num curso de pintura.
2.
- Pessoa: segunda;
- Número: singular;
- Tempo: futuro;
- Modo: conjuntivo.
3.1. A
3.2. D
4.
a) Só nos empenharemos no trabalho, se nos orientarem.
b) Oxalá ele te traga o novo livro do teu autor preferido.
c) Alguém o encontrou num curso de pintura.
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Versão 2
Grupo I
Documento áudio: http://www.rtp.pt/play/p354/e131324/1-minuto-pela-terra.
1.1. Sugestões de boas práticas relativamente ao papel:
- Optar pelo papel reciclado;
- Usar papel com menos gramagem;
- Usar papel com menos gramagem;
- Rentabilizar as folhas:
. Alargar o espaço de escrita: alargar as margens laterais,
o rodapé e o cabeçalho.
1.2. Sugestões de boas práticas relativamente ao processo de impressão:
- Imprimir em modo de rascunho;
- Reduzir o tamanho da letra;
- Reduzir o tamanho da letra;
- Usar tinteiros ou toners reciclados;
- Reciclar os tinteiros.
- Adquirir modelos de impressoras menos consumidoras de energia;
- Não deixar as impressoras em «stand by»;
- Imprimir nos dois lados da folha (frente e verso).
2.1. D
2.2. C
2.3. A
2.4. C
Grupo II
1. O poeta refere-se ao presente ("Obedecem", "agora" - v. 1) e ao passado ("fartaram-se" - v. 6, "dançavam" - v. 12).
2. Com efeito, a relação do poeta com as palavras foi mudando ao longo do tempo. Assim, ele passou a sentir mais dificuldade em as dominar, como se pode constatar pelo facto de elas resmungarem, não lhe obedecerem / o ignorarem ("não fazem caso do que lhes digo" - vv. 3-4), não respeitarem a idade dele ("não respeitam a minha idade." - v. 5), se escaparem por entre os dedos e lhe arreganharem os dentes, caso o poeta as tentasse reter (vv. 16-18).
3. Nestes versos, o poeta procura identificar as razões que originaram a mudança na relação com as palavras, as quais se resumem ao seu rigor para com elas e à sua «indiferença / pelo fogo de artifício» (vv. 8-9). Ao usar o advérbio «Provavelmente», o poeta sugere que duvida, que não tem a certeza de que as razões para a mudança sejam as apontadas.
4. Nessa interrogação, o poeta sugere que talvez tenha sido ele mesmo quem mudou, e não as palavras, tendo passado a procurar as mais difíceis («já só procuro as mais encabritadas?" - v. 19).
5.
1)
. Aspeto do poema: o poeta refere-se à sua relação com as palavras.
. Aspeto da entrevista: o poeta explica o modo como escreve versos, como
elabora um poema.
2) O poeta refere que as palavras resmungam, não lhe obedecem, escapam das suas
mãos, arreganham-lhe os dentes. Todos estes dados apontam para a ideia de que
a escrita de um poema é uma tarefa complexa.
3) Concordância: a comparação sugere que há aspetos comuns entre o trabalho do
poeta ao escrever o poema e o do oleiro ao fazer o vaso, pois
ambos exigem dedicação, empenho, minúcia e persistência.
3. Nestes versos, o poeta procura identificar as razões que originaram a mudança na relação com as palavras, as quais se resumem ao seu rigor para com elas e à sua «indiferença / pelo fogo de artifício» (vv. 8-9). Ao usar o advérbio «Provavelmente», o poeta sugere que duvida, que não tem a certeza de que as razões para a mudança sejam as apontadas.
4. Nessa interrogação, o poeta sugere que talvez tenha sido ele mesmo quem mudou, e não as palavras, tendo passado a procurar as mais difíceis («já só procuro as mais encabritadas?" - v. 19).
5.
1)
. Aspeto do poema: o poeta refere-se à sua relação com as palavras.
. Aspeto da entrevista: o poeta explica o modo como escreve versos, como
elabora um poema.
2) O poeta refere que as palavras resmungam, não lhe obedecem, escapam das suas
mãos, arreganham-lhe os dentes. Todos estes dados apontam para a ideia de que
a escrita de um poema é uma tarefa complexa.
3) Concordância: a comparação sugere que há aspetos comuns entre o trabalho do
poeta ao escrever o poema e o do oleiro ao fazer o vaso, pois
ambos exigem dedicação, empenho, minúcia e persistência.
Grupo III
1.
a) senão
b) de certo
c) conquanto
d) demais
2.
- Pessoa: segunda;
- Número: singular;
- Tempo: futuro;
- Modo: conjuntivo.
3.1. D
3.2. A
4.
a) Só nos empenharemos no trabalho, se nos orientarem.
b) Oxalá ele te traga o novo livro do teu autor preferido.
c) Alguém o encontrou num curso de pintura.
2.
- Pessoa: segunda;
- Número: singular;
- Tempo: futuro;
- Modo: conjuntivo.
3.1. D
3.2. A
4.
a) Só nos empenharemos no trabalho, se nos orientarem.
b) Oxalá ele te traga o novo livro do teu autor preferido.
c) Alguém o encontrou num curso de pintura.