Português: Marcadores discursivos

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Marcadores discursivos

  • Um texto / discurso não é uma soma arbitrária de palavras ou frases, mas um todo coeso, coerente e estruturado, isto é, um conjunto de elementos interligados de acordo com uma sequência e com as regras gramaticais da língua portuguesa.
  • Os marcadores discursivos contribuem para a coesão de um texto (oral ou escrito).
  • Englobam diversos elementos linguísticos.
  • Não desempenham qualquer função sintática na frase..
  • Permitem estabelecer conexões entre enunciados, de modo a construir um discurso coeso e coerente.
  • Fazem parte dos marcadores discursivos os conetores, que englobam elementos linguísticos pertencentes a diferentes classes de palavras (conjunções, advérbios ou interjeições).
  • Em síntese, são os seguintes os principais marcadores discursivos:

Marcadores discursivos

                Os marcadores discursivos são unidades linguísticas invariáveis que permitem estabelecer conexões entre enunciados, de modo a construir um discurso coeso e coerente.

Designação
Função
Marcadores discursivos
Estruturação da informação
ordenar a informação
por um lado, por outro lado, em primeiro lugar, após, antes, depois, em seguida, seguidamente, até que, por último, para concluir…
Reformuladores
reformular o discurso, explicando-o ou retificando-o
ou seja, isto é, quer dizer, por outras palavras, quer dizer, ou melhor, dizendo melhor, ou antes, como se pode ver, é o caso de, como vimos, quer isto dizer, significa isto que, não se pense que, pelo que referi anteriormente
Operadores discursivos
reforçar e concretizar ideias
de facto, na verdade, na realidade, com efeito, por exemplo, efetivamente, note-se que, atente-se em, repare-se, veja-se, mais concretamente, é evidente que, a meu ver, estou em crer que, em nosso entender, certamente, decerto, com toda a certeza, naturalmente, evidentemente, com isto (não), pretendemos, por outras palavras, ou melhor, ou seja, em resumo, em suma
Marcadores conversacionais ou fáticos
gerir a relação entre os interlocutores
ouve, olha, presta atenção




Conetores / Articuladores do discurso

                Os conetores ou articuladores têm como função articular, conectar, ligar grupos de palavras; unir frases simples, formando frases complexas; estabelecer nexos lógicos entre períodos e parágrafos, de modo a construir textos coesos e coerentes.
                Os conectores podem ser classificados com funcionalidades lógicas distintas, de acordo com o contexto de uso.

Designação
Função
Articuladores / Conetores do discurso
Aditivos
agrupar, adicionar ideias, segmentos, sequências, informação
e, nem (negativa), bem como, não só… mas também, além disso, mais ainda, igualmente, ainda
Alternativos / Exclusão
apresentar opções, alternativas
ou, ou… ou, ora… ora, seja… seja, alternativamente, em alternativa, opcionalmente
Contrastivos
indicar uma oposição, um contraste
mas, porém, todavia, contudo, no entanto, contrariamente, pelo contrário
Concessivos
negar o efeito, a conclusão
exprimir uma concessão
embora, ainda que, mesmo que, conquanto, apesar de, malgrado, não obstante, mesmo assim, ainda assim
Temporais
exprimir relações de tempo entre os segmentos do texto / discurso
quando, mal, assim que, logo que, enquanto, entretanto, depois que, desde que, antes de, mais tarde, ao mesmo tempo
Finais
traduzir o fim, a intenção, o objetivo
para (que), a fim de, a fim de que, de modo / forma a, com o objetivo de
Comparativos
exprimir uma comparação
como, tal como, assim como, bem como, também, mais / menos do que
Causais
exprimir a causa, a razão
porque, visto que, dado que, como, uma vez que, já que
Condicionais
introduzir hipóteses ou condições
se, caso, desde que, a não ser que, contanto que
Consecutivos
exprimir a ideia de consequência, resultado, efeito
por isso, daí que, de tal forma… que, tanto… que, tal… que, tão… que
Conclusivas
expressar uma conclusão, uma inferência (dedução lógica a partir do já exposto)
portanto, assim, logo, por conseguinte, concluindo, para concluir, em conclusão, em consequência, daí, então, deste modo, por isso, por este motivo
Completivos
completar o sentido do núcleo do grupo verbal
que, se, para
Confirmativos ou exemplificativos
documentar
exemplificar
por exemplo, a ilustrar, documentando, exemplificando


  • Outros valores são expressos, por exemplo, pelas conjunções (porque introduz um valor de causa, etc.).
  • Pelos exemplos apresentados no quadro acima, não só preposições, conjunções, advérbios e expressões que lhes sejam equivalentes desempenham a função de conetores do discurso. De facto, também os adjetivos numerais (primeiro, segundo, terceiro, etc.) e as formas verbais não finitas - gerundivas (sintetizando, prosseguindo, concluindo, recapitulando, etc.) ou infinitivas antecedidas de preposição (para começar, para concluir, a seguir, a encerrar, etc.) - podem funcionar como tal.

36 comentários :

  1. muito interessante

    ResponderEliminar
  2. Olá, gostari de saber a fonte desta publicação, pois estou realizando um trabalho sobre o assunto.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amorim, C. e Sousa, C. (2009). Gramática da Língua Portugesa. Porto: Areal Editores.

      Eliminar
    2. Por favor, a fonte?

      Eliminar
    3. essa é a fonte carago!

      Eliminar
  3. oie...bouaa noite!! acho interessante o assunto,mas num sei como trabalhar com ele numa possivel monografia...algem tem sugestao??obg...misaelalves08@hotmail.com

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. É incrivel como existe babaca para tudo.

      Eliminar
    2. fraca é a sua cabeça que não entende uma coisa tão simples...
      sinceramente... !

      Eliminar
    3. fraco é seu rabo.

      Eliminar
    4. Eh ganda bife!!! Fraco é o seu orgão genital

      Eliminar
    5. Eh ganda bife!!! Fraco é o seu orgão genital

      Eliminar
    6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  5. Desde já quero parabenizar pelo trabalho..Sem dúvida nenhuma, ficou excelente.

    ResponderEliminar
  6. Eu nunca sei quando usar o “termo” ( A SABER ) –é um operador discursivo,pode ser usado pra exemplificar algo ? Alguém poderia me ajudar e dar exemplo? Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
  7. Oferta de empréstimo

    Você precisa de um empréstimo? vai oferecer negócios e empréstimo pessoal de € 5.000 para € 500.000.000 em 3%, a pessoa interessada deve entrar em contato conosco através do email: carr.invest.info.rorum0097@gmail.com
    Telefone: +447045714439

    Esperamos ouvir de pessoa interessada

    Obrigado

    ResponderEliminar
  8. Bom dia, eu sou um registrada emprestador de dinheiro privado. Nós damos a empréstimos para ajudar as pessoas, as empresas que necessitam de actualizar a sua situação financeira em todo o mundo, com muito Minimal Taxas de Juros anuais tão baixo como 2% dentro de um ano a 30 anos de período de duração do reembolso para qualquer parte do mundo. Nós dar empréstimos dentro do intervalo de € 5.000 para € 100.000.000. Nossos empréstimos são bem segurado, para o máximo de segurança é a nossa prioridade. Pessoa interessada deve entrar em contato conosco através do email: (24hourstloancompany1@gmail.com)

    Você foi rejeitado por tantos bancos
    você precisa de financiamento para a expansão do negócio você,
    você precisa de um empréstimo pessoal

    Aplicar para um empréstimo, envia os detalhes abaixo:
    1. Nome completo
    2. Endereço
    3. Montante
    4. Duração Período
    Número 5.Phone
    6. Ocupação

    Mrs Stephen Farida

    ResponderEliminar
  9. Sou enfermeira de profissão e após ter-se divorciado com o meu marido solicitei empréstimos junto numerosos de bancos para refazer-me mas rejeitaram-me e decidi encontrar um prestamista específico que poderia fazer-me este empréstimo. Infelizmente para mim, aquando da minha investigação, caí sobre vigaristas que se faziam passar para prestamistas que prometem-me de mim transferem a soma a que queria emprestar (25.000 euros) e enganaram-me qualquer que tinha. Estava sobre o ponto de cometer-me suicídio quando, vi o nosso testemunho de casamento tenho que tivesse falado da minha situação e que mim tem aconselhar um prestamista Específico que pôde fazer-me este empréstimo para mim sair de esta impasse financeiro na qual encontrava-me. Não havia porque procurava este empréstimo desde mais de 2 anos e em 72 Horas, mim pude obter este empréstimo com este Sr. ele concedo empréstimo em todos os domínios. Aconselhar-vos -ia que contactasse-o. É o que salvou-me. Eis o seu endereço enviar por correio eletrónico: roberto.erbetta01@gmail.com

    ResponderEliminar
  10. Oferecemos empréstimos privados e pessoais no valor de 2%. detalhes da oferta
    parte de $ 2,000.00USD $ 10,000,000.00USD 50.000 00 EURO aplicar agora com esta informação.

    Nome completo:
    Montante do empréstimo:
    Prazo do empréstimo:
    país:
    Telefone:

    Email via: tedmoorbyhelpsloanfirm01@gmail.com

    ResponderEliminar
  11. Você precisa pedir dinheiro emprestado para pagar as contas contato via: flsclassified@gmail.com~~number=plural para mais informações.

    Seu nome:
    SEXO;
    IDADE;
    País
    Montante do empréstimo:
    Empréstimo Duração:
    FIM DE EMPRÉSTIMO;
    Sua renda mensal;
    Válido número de telefone celular:

    Obrigado por sua compreensão para o seu contacto enquanto aguardamos

    Saudações
    gestão
    E-mail: flsclassified@gmail.com

    ResponderEliminar
  12. empresas UniCredit Finanças
    Número 777 Roma estradas estação ferroviária, Itália
    Tel: +393512646127
    Bom dia a todos lendo nossas informações on-line que recebi do
    E-Mail. Obrigado a responder meu anúncio. Primeiro deixe-me apresentar-me
    você sou Mr.Mr.Kenneth empresa E-crédito. Como para e-mail, estamos prontos
    oferecer empréstimos a membros do público a 2% por ano sem qualquer verificação
    e lista negra de crédito. Nós emitiremos um crédito, que é mais de £ 5.000,00 para
    £ 40.000.000,00 a partir do Reino Unido. Nós fornecemos livre empréstimos porque eu
    temia a Deus e o credor não pode tomar pessoa chances.only interessados ​​devem
    contanct nosso e-mail ligustro: edwardkennethcredit@gmail.com
    Damos empréstimos para indivíduos, empresas e colaborar independentemente
    o seu estado civil, sexo, religião, e lugar, mas deve ser legal
    meios para reembolsar o empréstimo dentro de um tempo especificado, e estritamente
    confiável
    Obrigado pela sua compreensão
    Saudações do E Mr.Kenneth


    ResponderEliminar
  13. Bom-dia;
    Sou um particular que oferece empréstimos à l internacional. Dispondo de um capital que servirá a conceder empréstimos entre particulares à curto e longo termo que vão de 3.000 euro à 5.000.000 euro todas as à pessoas sérias reais nas necessidades, a taxa
    de interesse é de 2%.
    Concedo empréstimos Financeiro.


    Empréstimo imobiliário
    Empréstimo ao investimento,
    Empréstimo automóvel
    Empréstimo pessoal


    Estou disponível a satisfazer os meus clientes numa duração máxima de 3 Dias de acordo com a recepção do vosso formulário de pedido.
    Correio eletrónico: jeanfrancoisalfred696@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  14. Bom-dia;
    Sou um particular que oferece empréstimos à l internacional. Dispondo de um capital que servirá a conceder empréstimos entre particulares à curto e longo termo que vão de 3.000 euro à 5.000.000 euro todas as à pessoas sérias reais nas necessidades, a taxa
    de interesse é de 2%.
    Concedo empréstimos Financeiro.


    Empréstimo imobiliário
    Empréstimo ao investimento,
    Empréstimo automóvel
    Empréstimo pessoal


    Estou disponível a satisfazer os meus clientes numa duração máxima de 3 Dias de acordo com a recepção do vosso formulário de pedido.
    Correio eletrónico: jeanfrancoisalfred696@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  15. Oferta de financiamento a pessoas físicas graves


    Olá Sr. e Sra Você, infelizmente, recusou-se para o crédito aos bancos para fechar várias causas. Você é especial, honesto e de bom caráter. Você tem uma renda que pode ajudá-lo com seus pagamentos mensais ocorrer; sobre rotarilaura77@gmail.com

    ResponderEliminar
  16. Oferecemos empréstimos com uma taxa de 2% por cento de juros.


    Você é um homem de negócios ou mulher? Tem alguma confusão financeira ou você precisa de fundos para iniciar seu próprio negócio? Você precisa de um empréstimo? Você precisa de empréstimo para liquidar as suas dívidas ou pagar contas ou iniciar um bom negócio? Você tem uma baixa pontuação de crédito e você achar que é difícil obter empréstimo de capital dos bancos rotarilaura77@gmail.com

    ResponderEliminar
  17. Olá a todos,

    Eu sou deputada Susan famish, estou escrevendo esta carta de testemunho, porque sou muito grato pelo que a Sra Clara Morgan fez por mim e minha família, quando eu pensei que não havia esperança de novo, ela veio e fazer a minha família se sentir vivo novamente, levando-nos um empréstimo de baixa taxa de juros de 3% nunca pensei que ainda existem credores empréstimo genuínos na Internet, mas a minha maior surpresa eu tenho o meu empréstimo sem perder muito tempo, por isso, se você está lá fora à procura de um empréstimo para quaisquer razões financeiras em tudo, então eu vou aconselhá-lo a enviar e-mail Sra Clara Morgan na VIA: {clara_morgan@outlook.com} para mais informações SOBRE a OPERAÇÃO

    DESEJO A TODOS O MELHOR

    Cumprimentos
    Sra Deputada Susan famish

    ResponderEliminar
  18. Oi, eu estou escrevendo este testemunho, porque eu sou muito grato pelo que as empresas UniCredit Finanças fez por mim e minha família. Quando eu pensei que não havia esperança, este montante do empréstimo de 230.000 £ empresa veio e fazer a minha família se sentir vivo novamente por nos emprestar empréstimo a uma muito baixa taxa de juros de 2%. Bem, eu fui à procura de um empréstimo para liquidar minhas dívidas para os últimos três meses, tudo que eu conheci Scammed e levou meu dinheiro, até que eu finalmente conheci um Deus enviou credor. Eu nunca pensei que ainda existem credores de empréstimo genuína na internet, mas a minha maior surpresa que eu tenho o meu empréstimo sem perder muito tempo. Então, se você está lá fora procurando por um empréstimo de qualquer quantia, gostaria de aconselhá-lo a enviar e-mail Mrs.Grate Elita via: (bankcredit@inbox.lv)
    777 # Roma Estação de comboios Road, Itália Tel: 393512646127

    Saudações,
    Mrs.Jenlan

    ResponderEliminar
  19. Você está procurando um empréstimo? você está no lugar certo para as suas soluções de crédito aqui! Global Finance limitada dar empréstimos a empresas e indivíduos a uma taxa de juros baixa e acessível de 2%. contacte-nos por e-mail via: (augustaibramhim11@gmail.com)
    DADOS DE APLICATIVOS
     
    1) Nome completo:
    2) País:
    3) Endereço:
    4) Estado:
    5) Sexo:
    6) Estado civil:
    7) Profissão:
    8) Telefone:
    9) posição atual no local de trabalho:
    10) Renda mensal:
    11) Valor do empréstimo necessário:
    12) A duração do empréstimo:
    13) Finalidade do empréstimo:
    14) Religião:
    15) Você já aplicado antes:
    16) Data de Nascimento:
    Obrigado,

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  21. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  24. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  26. Bom dia a todos lendo esta mensagem

    se você está passando por tempos difíceis ou pobreza
    se você tem dívidas e precisa de ajuda urgente para pagá-las
    se você precisa de dinheiro para começar um negócio ou para qualquer situação importante
    Então aconselho você a solicitar o cartão master / ATM já carregado, com este cartão master / ATM você pode sacar gratuitamente até $ 5000 dólares todos os dias durante 6 meses. Usei este cartão master / ATM e gosto que você também use-o e seja feliz. Para obter este cartão mestre / caixa eletrônico, ligue / envie uma mensagem de texto para +1 (985) 465-8370 E-mail para immedaite responde thomasunlimitedhackers@gmail.com

    Agradecer

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...