Português: Resumo do capítulo II de Admirável Mundo Novo

domingo, 25 de agosto de 2019

Resumo do capítulo II de Admirável Mundo Novo

            O diretor leva o grupo de estudantes até aos infantários. Num quadro de avisos estão as frases “Infantários [Infant Nurseries]. Quartos condicionados neo-pavlovianos.” Os alunos observam um grupo Bokanovsky de bebés de oito meses usando as roupas de cor cáqui da casta Delta. Algumas enfermeiras presenteiam os bebés com livros e flores. Quando se arrastam em direção aos livros e às flores, arrulhando com prazer, os alarmes soam estridentes. Então, os bebés sofrem um leve choque elétrico. Depois, quando as enfermeiras lhes oferecem as flores e os livros, eles encolhem-se e choram de medo.
            O diretor explica que, após 200 repetições do mesmo processo, as crianças terão um ódio instintivo a livros e flores. O ódio pelos livros é enraizado nas castas mais baixas, para as impedir de desperdiçarem o tempo da comunidade lendo livros que os poderiam “descondicionar”. A motivação para instilar um ódio pelas flores é mais complicada. O diretor explica que Gamas, Deltas e Epsilons foram outrora condicionados a gostar de flores e da natureza em geral. A ideia era compeli-los a visitar o campo com frequência e “consumir transporte” no processo. Mas como a natureza é livre, eles não consumiam nada além de transporte.
            A fim de aumentar o consumo de bens, o Estado Mundial decidiu abolir o amor à natureza, preservando o desejo de usar o transporte. As castas inferiores são agora condicionadas a odiar o campo, mas a amar os desportos do campo. Todos os desportos campestres no Estado Mundial exigem o uso de aparelhos elaborados. Como resultado, as castas inferiores pagam agora tanto pelo transporte quanto pelos bens manufaturados quando viajam para o campo para eventos desportivos.
            O diretor começa a contar uma história sobre uma criança chamada Reuben, que tem pais que falam polaco. Os estudantes coram com a simples menção da palavra “pai”. Referências à reprodução sexual, incluindo palavras como “mãe” e “pai”, são agora consideradas pornográficas. No Estado Mundial, as pessoas só usam essas palavras em discussões clínicas.
            O diretor continua com sua história. Uma noite, os pais de Reuben deixaram o rádio ligado enquanto ele dormia. A criança acordou recitando uma transmissão de um discurso de George Bernard Shaw na íntegra. Os pais não entendiam inglês, então pensaram que algo estava errado. O seu médico compreendeu o inglês e notificou a imprensa médica do evento. A aprendizagem noturna de Reuben levou à descoberta do ensino do sono, ou hipnopedia. O diretor informa os estudantes que a descoberta da hipnopedia aconteceu apenas vinte e três anos após a venda do primeiro Ford Modelo T. Ele faz o sinal do T no seu estômago (como um católico devoto pode fazer o sinal da cruz) e os estudantes fazem o mesmo. Ele explica que os pesquisadores da hipnopedia cedo descobriram que era inútil para o treino intelectual. Reuben podia repetir o discurso palavra por palavra, mas não fazia ideia do que significava. O lugar onde a hipnopedia pode ser usada, no entanto, é o treinamento moral.
            O diretor conduz a visita a um dormitório onde algumas crianças Beta estão dormindo. A Enfermeira informa-os que a aula do Sexo Elementar terminou e a lição da Consciência da Classe Elementar está a começar. Uma voz gravada sussurra para cada criança adormecida que as crianças Alpha têm de trabalhar mais do que as outras classes e isso evdiencia a menor inteligência e inferioridade das castas inferiores. A voz ensina orgulho e felicidade na casta Beta: os Betas não têm de trabalhar tanto quanto os Alphas mais espertos, explica, mas ainda são mais inteligentes que os Gamas, os Deltas e os Epsilons. O diretor explica que a aula será repetida cento e vinte vezes, três vezes por semana, durante trinta meses. A hipnopedia incute as subtis distinções e preconceitos para os quais choques elétricos e alarmes são muito crus. A hipnopedia, conclui o diretor, é "a maior força moralizadora e socializadora de todos os tempos".

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...