Português: "O problema do X"

segunda-feira, 25 de março de 2013

"O problema do X"

     "A língua? O que o Estado não destrói (ver acordo ortográfico, s.f.f.), o povo massacra. Não bastavam os rústicos que usam a palavra «empoderamento» sem se rir, os burgessos que começam as frases com «Dizer que...» e os tradicionais e encantadores parolos do «fizestes», «gostastes» e «soubestes» na segunda pessoa do singular.
     Singulares como somos, agora inventamos uma praga fresquinha, a qual consiste em substituir o «s» pelo «x» no início de certos vocábulos. Se não repararam, liguem o televisor e reparem. De repente, inúmeros portugueses passaram a comer a xopa, a ir ao xentro, a frequentar Xerralves, a ver xéries, a dormir xonecas, a lamentar a xituação, a ter xintomas e a aproveitar os xábados para se xentarem num xítio simpático a xaborerar um xyrah com queijo da xerra.
     Não se trata de uma adaptação manca do ancestral chotaque das Beiras, que sempre teria a atenuante etnológica: é uma afectação nova em folha cujo carácter epidemiológico ignora regiões e acomete o País de norte a sul. De onde, ou melhor, de quem provém? Não se sabe. Nunca se sabe, e eis a vantagem do AO, cujos criadores são patetas, mas patetas identificados, enquanto os delinquentes que minam a língua sob anonimato andam para aí à xolta e a xorrir com xarcasmo."

Alberto Gonçalves, Sábado de 21 a 27 de março de 2013

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...