Grupo I
A
1. Sentido do verso 1, espécie de tese: a disciplina (mental): tudo tem o seu tempo próprio para acontecer.
Versos 2 a 4: explicitação / exemplificação da "tese" do verso 1, a partir do que sucede com a Natureza:
- tudo sucede no seu tempo, na sua estação;
- o ritmo próprio e disciplinado, a previsibilidade da Natureza;
- a segurança que essa previsibilidade arrasta consigo.
2. Normas de vida:
- a aceitação calma e serena das coisas;
- o viver de forma moderada e tranquila, sem perturbação;
- os ideais da apatia e da ataraxia;
- a ausência dos esforços inúteis;
- a rememoração disciplinada, simples e serena da infância, do passado;
- a disciplina, o auto-domínio.
3. Valores simbólicos do espaço e do tempo:
4. Conclusão do poema:
- a aceitação calma e serena das coisas;
- o viver de forma moderada e tranquila, sem perturbação;
- os ideais da apatia e da ataraxia;
- a ausência dos esforços inúteis;
- a rememoração disciplinada, simples e serena da infância, do passado;
- a disciplina, o auto-domínio.
3. Valores simbólicos do espaço e do tempo:
- a reminiscência acontece na companhia de Lídia, o que pode significar que, para o sujeito poético, essas lembranças são preciosas e equiparáveis a um sentido de partilha e de proximidade com os outros;
- a noite é o tempo do silêncio, da calma, propício à reflexão e à recordação do passado; por outro lado, a noite, em Ricardo Reis, representa igualmente a velhice e a aproximação da morte;
- a lareira, e, por extensão metonímica, a casa, representada pela alusão aos «Deuses Lares» (v. 26), representa a calma, a tranquilidade, a segurança, o local propício à recordação na companhia de Lídia;
- as flores colhidas associam-se a um outro tempo - o passado da infância -, a uma outra vivência, a um outro estar.
4. Conclusão do poema:
- as memórias ocorrem à noite, tempo do silêncio e da introspeção, na companhia de Lídia, junto à lareira, num ambiente calmo, seguro e acolhedor;
- a procura de uma imagem construída do passado («O outrora componhamos» - v. 28), isto é, a procura de uma forma adequada de recordar;
- a recordação da infância perturba o sujeito poético, é um momento de «desassossego» trazido pelo descanso;
- a atitude de reflexão, no silêncio da noite, sobre o passado da infância, que comporta memórias tristes desse passado, numa espécie de fuga e de refúgio nesse tempo diferente do de hoje;
- o sujeito poético começou por afirmar que tudo tem o seu tempo próprio - tal como sucede com as memórias, daí a escolha da noite para lhes dar lugar, numa atitude de disciplina férrea que o leva a procurar uma maneira «correta» de se lembrar do passado, procurando, assim, que as lembranças do passado suavizem o presente e permitam suportar a passagem do tempo e a proximidade da morte.
B
Representação da Natureza em Alberto Caeiro:
- Poeta bucólico, do real e do objetivo;
- Fascínio pela diversidade e constante renovação da Natureza, espaço de observação e de aprendizagem de um modo de ser simples, espontâneo e natural;;
- Observação da Natureza de forma objetiva, simples e espontânea, sem interferência do pensamento;
- Desejo de integração e comunhão com ela;
- Atitude de deambulismo, semelhante à de Cesário Verde;
- Defesa do ideal da «aurea mediocritas», da simplicidade da vida rural;
- Atitude sensacionista - com predomínio para o olhar - na sua contemplação.
Grupo II
Versão A Versão B
1.1. . B
1.2. C
1.3. A
1.4. D
1.5. C
1.6. A
1.7. D (entendido enquanto ato indireto)
2.1. A oração «se vou fazê-lo» é uma oração subordinada substantiva completiva.
2.2. O antecedente é a expressão «O que tenho a dizer».
1.1. . B
1.2. C
1.3. A
1.4. D
1.5. C
1.6. A
1.7. D (entendido enquanto ato indireto)
2.1. A oração «se vou fazê-lo» é uma oração subordinada substantiva completiva.
2.2. O antecedente é a expressão «O que tenho a dizer».
2.3. A função sintática é o predicativo do sujeito («ser», «estar», «ficar», «continuar», «permanecer» são verbos copulativos que pedem predicativo do sujeito).
complemento direto? não é o predicativo do sujeito?
ResponderEliminarSerá que pode indicar a frase toda da opção correta nas escolhas múltiplas? para que os alunos que têm a versão 1 também verem
ResponderEliminartambem peço isso
Eliminar1.1 especie de post-scriptum
Eliminar1.2 misterioso e inexplicavel
1.3 nos seus livros
1.4 desvincula-se do papel que cabe ao leitor
1.5 multiplae variavel
1.6 lexical
1.7 compromissivo
tenho igual! Agora só esperar que o GAVE concorde
EliminarIsto confirma-se? é que sendo assim só errei uma...antes pensava que tinha errado mais
EliminarSim, a minha professora pôs igual :) acho que eram fáceis, só a primeira é que poderia induzir um bocadinho em erro, penso
EliminarAlguém me sabe dizer se era preciso usar a nova terminologia - nome predicativo do sujeito, ou se bastava predicativo do sujeito? Tenho dúvida nisso, pois escrevi o segundo
ResponderEliminarbasta predicativo de sujeito.
Eliminarboa sorte a todos!!
ResponderEliminarJá que estão a demorar algum tempo a publicar, qual foi a vossa resposta À pergunta 3? Dos valores do espaço e do tempo em que ocorrem as recordações do passado?
ResponderEliminareu mencionei que os valores recaem sobre a nostalgia da sua infancia, é o que o sujeito poetico salienta
EliminarO vosso site do gave também aparece todo desconfigurado?
ResponderEliminarcomo assim?
Eliminarnão me aparecem imagens e aparece apenas texto
Eliminarsim a mim aparece tambem
Eliminarque temas abordaram no grupo III ? (poitica, sociedade atual... etc?)
ResponderEliminarEra sobre a juventude e de que maneira os jovens contribuem para a transformação da sociedade. Eu falei de manifestações encabeçadas pelos jovens que advogam pela liberdade etc, e falei da educação como elemento fundamental, e disse que a educação hoje é mt mais abrangente e isso vai contribuir para que tenhamos uma sociedad emelhor
EliminarAo ler isto e a proposta de correção do APP (associação de professores de português) percebo ainda mais a subjetividade das questões! Apesar de parecer fácil, o primeiro grupo não se enquandrava muito na poesia comum de Reis, o que leva os alunos a baralharem-se, e as perguntas como da simbologia não tinham sentido nenhum!
ResponderEliminarhttp://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=451&fileName=EX_Port639_F1_2013_CC.pdf
ResponderEliminarNatureza esta representada em Alberto Caeiro, fundamentando a sua resposta em dois aspectos relevantes da poesia deste heterónimos de Fernando Pessoa ?
ResponderEliminarPorque é que é compromissivo e nao declarativo?
ResponderEliminarPorque ele compromete-se a nunca mais escrever nada.
Eliminarporque é completiva a oraçao e nao condicional?
ResponderEliminarBoa tarde!
ResponderEliminarpor favoo! alguem me sabe dizer onde posso encontrar a correcçao da versao 2, da 2ª fase do exame nacional deportugues de 2013?!
tenho exame amanha e precisava urgentemente desta correcçao!
muito obrigada
Aqui: http://portugues-fcr.blogspot.pt/2013/07/correcao-do-exame-nacional-de-portugues_16.html
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