Formas
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Temática
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Poesia do Cancioneiro Geral
(vilancetes, cantigas, trovas,
esparsas)
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. O amor e
as suas mágoas: o sofrimento do coração enamorado que o leva a fugir das
pessoas e de si próprio.
. A saudade que o amor deixa no
coração.
. A divisão do «eu».
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Sonetos
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. O desejo da perfeição formal.
. A
mudança: a mudança reversível e cíclica da natureza versus a mudança irreversível do homem (sempre para pior).
. O
conflito entre o amor e a razão.
. A poesia
tem uma função pedagógica.
. A poesia
como mensagem e não apenas como entretenimento (no Cancioneiro Geral a poesia era considerada como um mero entretenimento
do espírito).
. A
dignidade das Letras (tema muito grato aos humanistas).
. O amor
petrarquista(1): a mulher idealizada
e as contradições que o amor provoca na alma.
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Cartas
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. Crítica à
sociedade (a cobiça, a hipocrisia, a injustiça, a ambição, etc.).
. Crítica à
corrupção da corte.
. A
apologia do ideal de Horácio da “áurea mediania”/”aurea mediocritas”.
. O elogio
do campo/aldeia.
. A crítica
ao abandono do campo.
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Éclogas
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. Crítica
às injustiças (desconcerto do mundo).
. Apologia
da “aurea mediocritas”.
. Desprezo
pelas glórias e bens do mundo.
.
Condenação da tirania despótica dos que vivem à custa dos “pequenos”.
. O recurso
ao bom senso e ao saber dos antigos.
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(1) Facetas do Petrarquismo:
- o elogio hiperbólico da
mulher amada no aspecto físico, psicológico, moral e social - ideal, perfeita, inigualável, divinizada;
- as contradições íntimas do
sujeito poético feliz-infeliz;
- os efeitos contraditórios
do amor;
- o lamento e a saudade na
ausência da mulher;
- a inexistência de palavras
que a possam retratar;
- a apresentação de uma
natureza sombria ou amena/alegre segundo o estado de espírito do “amador”;
- a luta entre o amor e a razão.
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