Português: Estrutura trágica da novela da "Menina dos Rouxinóis"

domingo, 19 de abril de 2020

Estrutura trágica da novela da "Menina dos Rouxinóis"


A novela das Viagens apresenta uma estrutura trágica, conforme o próprio Almeida Garrett reconhece no final do capítulo XXVI:
– “Porquê? já se acabou a história de Carlos e Joaninha?” diz talvez a amável leitora.
– “Não, minha senhora”, responde o autor mui lisonjeado da pergunta: “não, minha senhora, a história não acabou, quase se pode dizer que ainda agora ela começa: mas houve mutação de cena. Vamos a Santarém, que lá se passa o segundo ato.”

De facto, a estrutura da novela aproxima-se da estrutura trágica:
o 1.º ato (introdutório) (caps. XI a XVIII):
- localiza-se na casa do Vale;
- nele são apresentadas as personagens e as suas inquietações:
. Carlos, o protótipo do herói romântico, símbolo do Portugal Novo, liberal;
. Joaninha, exemplo da conceção romântica da mulher (-anjo);
. a Avó, testemunha trágica do mistério da família;
. Frei Dinis, símbolo da ideologia absolutista do Portugal Velho;
. Georgina, testemunha da génese romântica de Carlos;
o 2.º ato (caps. XIX a XXV):
- tem como cenário o Vale, onde a guerra civil “parecia cansada”;
- dá-se o reencontro de Carlos e Joaninha (cap. XX), o amor surge e, desde logo, se presente todo o dramatismo que a divisão interior do herói irá acarretar;
o 3.º ato (caps. XXXII a XXXV):
- decorre numa cela do Convento de S. Francisco de Santarém, onde se reúnem todas as personagens (Carlos, Joaninha, a Avó, Fr. Dinis e Georgina) e se assiste ao reconhecimento do frade como pai de Carlos;
- este reconhecimento constitui o clímax da ação trágica: em risco de vida por ferimentos na guerra civil, profundamente abalado pela revelação do mistério da família, Carlos acaba por fugir.
O destino final das personagens é-nos posteriormente revelado:
Carlos: “… um belo dia caiu no indiferentismo absoluto”, fez-se “o que chamam cético”, morreu-lhe “o coração para todo o afeto generoso” e deu “em homem político ou em agiota” (= barão) (cap. XXXVI);
Joaninha morre;
Frei Dinis e a Avó morrem para o mundo-

Esquema da estrutura trágica da novela



A par desta estrutura existem outros elementos característicos da tragédia:

A ação: uma tragédia de família, apresentada no seu momento mais crítico, em que os mistérios são desvendados e as faltas do passado marcam o destino de todos os intervenientes.

A redução progressiva do espaço, até se confinar a uma cela: Vale de >Santarém, hospital, convento, cela.

O tempo relativamente curto, a sucessão rápida e tensa de cenas, com recurso ao “suspense”, provocando o retardamento de dados.

As cenas (diálogos teatrais).

O reduzido número de personagens, cujo sofrimento (pathos) é intenso e crescente.

Os presságios (as visitas de Frei Dinis ocorrem sempre à sexta-feira, dia aziago).

O fatalismo (anankê) que atinge inexoravelmente as personagens.

A anagnórise ou reconhecimento: a cena na cela do Convento de S. Francisco, na qual Carlos fica a saber que é filho de Frei Dinis.

O adensar do conflito até ao clímax.

As peripécias, que conduzem ao desenlace fatal:
» a partida de Carlos para o estrangeiro;
» o seu regresso;
» a guerra civil;
» a batalha;
» etc.

O sofrimento (pathos) das personagens, que aumenta gradualmente até ao desenlace, em que todos morrem física ou espiritualmente.

A compaixão (éleos) e o terror (fobós) que se apoderam do narratário (o leitor).

A presença do coro na carta final de Carlos a Joaninha, espécie de biografia psicológica; vestígios do coro em certos comentários, quer de Frei Dinis quer do narrador.

O desenlace trágico (catástrofe):
- Joaninha (vítima) enlouquece e morre;
- Georgina morre para o mundo (faz-se abadessa de um convento que ela própria funda);
- a Avó fica afásica e abúlica (morta para o mundo);
- Fr. Dinis aguarda a morte, expiando as culpas;
- Carlos destrói-se (cai no indiferentismo e torna-se barão).

A fuga às descrições demoradas e aos longos retratos das personagens.

A utilização da terminologia teatral nas referências à própria construção da novela (por exemplo, no final do capítulo XXVI).

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...