Português: Resumo do Canto X da Ilíada

sábado, 31 de julho de 2021

Resumo do Canto X da Ilíada

             Agamémnon e Menelau não conseguem dormir, tal é sua preocupação com o curso dos acontecimentos, e, eventualmente, acordam os outros comandantes e reúnem-se em campo aberto para planear o movimento seguinte. Nestor sugere que enviem um espião, a coberto da escuridão noturna, que se infiltre no acampamento troiano e tome conhecimento dos planos do inimigo. Diomedes oferece-se como voluntário e é acompanhado por Ulisses. Os dois homens armam-se e, apoiados por Atenas, a quem oram, esgueiram-se em direção ao campo adversário.

            No lado troiano, Heitor é assaltado por uma ideia semelhante e quer saber se os Gregos planeiam fugir. Ele seleciona Dolon, um homem muito feito, mas veloz como um relâmpago, para desempenhar o papel, e promete recompensa-lo com a carruagem e os cavalos de Aquiles. Dolon parte para a sua missão, mas é avistado por Diomedes e Ulisses, que rapidamente o capturam. Os dois gregos interrogam-no, e ele, na esperança de conservar a sua vida, informa-os das posições dos Troianos e dos seus aliados, bem como de que os Trácios, recém-chegados ao local, eram especialmente vulneráveis a ataques. Ulisses promete poupar Dolon, mas Diomedes mata-o e tira-lhe a armadura.

            De seguida, os dois espiões aqueus penetram sorrateiramente no acampamento trácio adormecido, onde matam doze soldados e o seu rei, Rhesus, que chegara atrasado à batalha e, por isso, nem chega a combater. Além disso, roubam os cavalos e as carruagens do monarca trácio. Atenas avisa-os que algum deus zangado pode acordar os outros soldados, o que faz com que Diomedes e Ulisses e retornem ao seu acampamento na carruagem roubada, onde são recebidos calorosamente pelos seus camaradas, que já os viam mortos.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...