Português: Resumo da Conclusão de Amor de Perdição

sexta-feira, 10 de junho de 2022

Resumo da Conclusão de Amor de Perdição


            No camarote, Simão lê a última carta que Teresa lhe escrevera, na qual esta se despede dele e lhe afirma que não é mais possível viver. Depois de ler a missiva, pede ao comandante da embarcação, que o acompanha juntamente com Mariana, que o deixe ir ao convés, onde se senta a contemplar o convento de Monchique.

            De madrugada, Simão adoece e arde em febre, tendo momentos de delírio. Após ser examinado a bordo, é-lhe diagnosticada febre maligna e aventada a possibilidade de morrer antes de chegar ao destino. Pede, então, a Mariana que, caso morra, todas as suas cartas sejam atiradas ao mar.

            A doença agrava-se: o fidalgo continua a delirar e cai numa letargia total, sinal de que o seu fim se aproxima. Efetivamente, nove dias depois, Simão morre. Mariana beija a sua face pela primeira vez.

            Quando os marinheiros se preparam para atirar o cadáver ao mar, Mariana prende as cartas de Simão à cintura. De seguida, quando o corpo é finalmente lançado à água, a filha de João da Cruz atira-se também, bracejando até abraçar o cadáver que a ondulação faz chegar até si. Morrem, assim, os dois juntos. A correspondência entre Simão e Teresa é recolhida pelos marujos que se lançaram à água, em vão, para tentar salvar Mariana.

            No último parágrafo da Conclusão, o narrador informa que Manuel Botelho, irmão de Simão, é opai do autor da obra.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...