A. Definição
A
recensão crítica é um texto jornalístico de apreciação / apresentação
(recensear) crítica (avaliar) de um livro, publicado em revistas ou jornais,
podendo referir-se à obra integral ou apenas a partes da mesma e
concentrando-se no seu conteúdo e no contexto em que a obra surge a público.
Na
recensão, enumeram-se os aspetos considerados importantes e exprimem-se comentários
pessoais sobre a obra em causa. Assim sendo, possui características do texto
expositivo e do texto argumentativo.
B. Etimologia
A
palavra recensão provém do termo latino recensionem (que significa “enumeração”), que, por sua vez, tem
origem em censionem, derivado do
verbo censeo (que significa
“avaliação”).
A
recensão constitui, portanto, um percorrer (uma enumeração) o texto com o fim
de o avaliar.
Deste
modo, a recensão implica uma análise e uma avaliação crítica de um trabalho,
geralmente, escrito, ou seja, trata-se de uma apreciação e juízo crítico sobre
o valor interno e interesse de uma obra. Assim, regra geral enumeram-se e
descrevem-se os aspetos julgados importantes e exprimem-se comentários pessoais
sobre a obra, em termos apreciativos ou depreciativos.
Por sua
vez, a palavra crítica vem do grego krínein,
que significa “isolar”, “separar”, “destacar o particular”.
Tal
significa que a recensão cruza uma dimensão expositiva e uma dimensão crítica
C. Estrutura
• Título: por vezes,
antecipa a opinião do seu autor.
• Avaliação
global: é feita através de um código de estrelas ou bolas.
• Ficha
técnica: inclui o título do objeto cultural, o nome do autor, o tradutor, a
editora, local e ano de edição, etc.
• Corpo
do texto:
- Introdução:
apresentação, em traços gerais, do objeto a avaliar (ex.: filme – realizador, atores,
género, etc.), seguida de um resumo das ideias principais.
- Desenvolvimento:
avaliação global do livro – síntese das principais qualidades e defeitos – a
seleção de alguns aspetos a apreciar, que se apresentam de forma específica e
se avaliam positiva ou negativamente. O autor do texto realça os aspetos
positivos, avalia o conteúdo global da obra, a articulação das ideias, a
estruturação, a originalidade e refere as falhas.
- Conclusão:
avaliação global da qualidade do objeto apresentado.
D. Características
. Uso da terceira pessoa.
. Emprego de verbos no
presente do indicativo.
.
Recurso a palavras e expressões que traduzem opinião.
. Uso
de recursos expressivos (metáforas, comparações, interrogações retóricas, enumerações,
etc.).
.
Apresentação de elementos subjetivos e informação objetiva.
.
Emprego de linguagem valorativa positiva ou negativa, apreciativa ou
depreciativa (de acordo com a opinião favorável ou desfavorável que se tem em
relação ao livro – mas sempre fiel ao assunto), concretizada no:
» uso de nomes;
» uso expressivo de adjetivos;
» uso expressivo de advérbios.
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