1.
Definição
A carta
de apresentação é uma carta formal, na qual o remetente se apresenta, de uma
forma breve, com o objetivo de se candidatar a um emprego ou a uma atividade,
salientando as motivações e as qualidades do candidato. Pode ser a resposta a
uma oferta publicada por uma empresa ou constituir simplesmente uma candidatura
espontânea.
Além disso,
o remetente poderá informar o destinatário do envio do seu currículo e
solicitar a realização de uma entrevista.
2.
Estrutura
▪ Cabeçalho
– identificação e contactos do remetente: nome, morada, localidade, código
postal, telefone/telemóvel.
▪ Identificação
e endereço do destinatário.
▪ Local
e data.
▪ Identificação
do assunto.
▪ Saudação
inicial:
-
cumprimenta o destinatário com o grau de formalidade ajustado;
- fórmula
de abertura: «Ex.mo Senhor Diretor / Presidente»; «Prezado
/ Estimado Senhor / Ex.mos Senhores», etc.
▪ Introdução:
apresenta o candidato e o cargo ou a atividade a que se candidata.
▪ Corpo
da carta (conteúdo): apresenta as qualidades pessoais e / ou a experiência
profissional e as motivações do candidato para o desempenho da função a que se
candidata.
▪ Conclusão:
reforço do interesse na candidatura.
▪ Fecho
e fórmula de despedida – saudação final: o candidato despede-se do
destinatário com um grau de formalidade ajustado:
- «Atentamente»;
- «Atenciosamente»;
- «Com os melhores cumprimentos»;
- «Com elevada estima e
consideração»;
- «Cordialmente»;
- «Subscrevo-me, com a mais elevada
consideração»;
- …
▪ Assinatura
do remetente.
3. Marcas de género
. Linguagem clara, objetiva e formal.
. Predomínio da primeira pessoa do
singular.
. Predomínio de verbos no presente do
indicativo.
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