Os três versos iniciais constituem uma longa comparação, assente na forma verbal «lembrava», no pretérito imperfeito do indicativo, entre os galhos contorcidos do cato e duas personagens sujeitas a uma violência extrema: a morte de um pai e dos seus filhos, triturados por serpentes, como castigo por ter profanado o templo de Apolo (episódio de Laocoonte, narrado no segundo canto da Eneida), e um avô a morre de fome com os netos na prisão da torre de Gualandi (referência ao episódio de Ugolino, narrado por Dante no canto 33 do Inferno, no nono círculo, na “Antenora”, lugar reservado aos traidores da pátria. O caso de Laocoonte foi abordado em escultura por um artista grego, o que justifica a comparação feita pelo «eu» poético. Deste modo, o cato deixa de ser uma mera planta, visto que lhe são associados os sentidos de dor, privação e injustiça.
segunda-feira, 9 de outubro de 2023
Análise do poema "O cacto", de Manuel Bandeira
Laacoonte
era um sacerdote de Apolo que se casou, contra a vontade do deus, e
teve filhos, Antífantes e Timbreu. Quando estava a fazer um
sacrifício em honra de Neptuno, Apolo enviou duas serpentes que o
mataram, bem como a seus descendentes. Segundo os frígios, isto
aconteceu porque Laacoonte tinha arremessado a sua lança contra o
cavalo de Troia, em pleno conflito com os Gregos. Ugolino foi uma
figura histórica real que viveu no século XIII, em Itália, e que
se envolveu em disputas políticas entre as famílias dos Guelfos e
Guibelinos. Durante esse conflito, foi traído e feito prisioneiro,
juntamente com os seus filhos e netos, no interior de uma torre da
cidade italiana de Pisa, em 1288, acusados de conspirar para derrubar
o governo da localidade, acabando por morrer à fome. De acordo com a
lenda, teria morrido após comer a carne dos seus descendentes já
mortos. Esta história foi abordada no canto 33 do Inferno,
de Dante.
O
quarto verso traz-nos uma nova comparação: “Evocava também o
seco nordeste, carnaubais, caatingas…”. Deste modo, a planta
adquire, juntamente com a imagem do sofrimento das personagens acima
mencionadas, a imagem do sofrimento da região nordestina do Brasil
com as suas matas de carnaúbas e as suas capoeiras ralas.
O
quinto verso apresenta, de forma direta, o que foi dito anteriormente
de modo figurado: “Era enorme, mesmo para esta terra de feracidades
excecionais.” O cato destaca-se, porque ganha novos significados e,
com isso, vai-se agigantando, já que passa a conter os males que
afligem os seres humanos.
A
imagem do cato abatido pelo tufão converte-se numa alegoria, ou
seja, através de uma sequência de imagens que lhe foram atribuídas,
adquiriu um significado novo, diferente da sua realidade vegetal: a
planta passa a ser a imagem da humanidade supliciada pela dor, pela
privação e pelas injustiças.
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