Português: Análise do poema "Olha, Marília, as flautas dos pastores", de Bocage

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Análise do poema "Olha, Marília, as flautas dos pastores", de Bocage

  Tema: enaltecimento da mulher amada.
 
 
Assunto: descrição de uma natureza campestre aprazível, apenas possível pela presença da mulher amada; de contrário teria o efeito oposto no sujeito: a natureza entristecê-lo-ia.
 
 
Estrutura interna


 
1.ª parte (vv. 1-12) – Descrição de uma natureza idealizada (campestre e pastoril) ® o sujeito convida Marília a admirar este cenário idílico, bucólico, harmonioso, alegre suave:

                 
 
NOTAS:
 
            1.ª) Trata-se de um quadro que “obedece” às características do locus amoenus clássico, sintetizado nas duas exclamações do verso 12: “Que alegre campo! Que manhã tão clara!”.
            No entanto, esta descrição dinâmica não é neutra, há um clima de sensualidade que percorre toda esta 1.ª parte. Marília é convidada, pelo sujeito poético e em conjunto com ele, a admirar um quadro da Natureza que convida ao amor: “Incitam nossos ósculos ardentes”, “o rouxinol suspira”, “a abelhinha sussurrando”. Os dois amantes deverão integrar-se no ambiente festivo e sensual da Natureza.
 
            2.ª) Por outro lado, trata-se de um quadro bucólico:
. a luminosidade das águas do Tejo deslizando suavemente;
. a brisa leve e acariciadora, graciosamente personificada na imagem mitológica dos Zéfiros a brincar brandamente com as flores;
. as flores, as borboletas, o rouxinol, a abelhinha;
. as flautas dos pastores, cujo som ameno condiz com a simplicidade dos pastores e do cenário campestre;
. as sensações auditivas, visuais e tácteis;
. os Amores com os seus beijos apaixonados;
. a natureza harmoniosa e idílica:
- som das flautas;
- sorrir do Tejo e o brincar dos Zéfiros;
- borboletas de mil cores;
- suspiros do rouxinol e murmúrios da abelhinha;
- a harmonia entre a natureza e o estado de alma do sujeito poético, pelo menos enquanto vir Marília.
 
            3.ª) São vários os recursos expressivos que sustentam a descrição da Natureza:
. sensações:
– visuais: olha, olha, vê;
– auditivas:   as flautas dos pastores soam;
“o rouxinol suspira”;
“nos ares sussurrando”;
– táteis:   “... não sentes / Os Zéfiros brincar...”;
“Vê como ali beijando-se...”;
“Incitam nossos ósculos...”;
. personificação do Tejo, do rouxinol, das borboletas e da abelhinha;. verbos no imperativo (olha, olha, olha, vê) que convidam a “saborear” o espectáculo da Natureza;
. emprego do diminutivo abelhinha marcando a subjectividade do sujeito;
. anáforas (“Olha, Marília...” / “Olha o Tejo...”; “Ora nas folhas (...) / Ora nos ares...”), reforçando o carácter dinâmico da descrição;
. hipérbole:   “As vagas borboletas de mil cores!”;
“Mais tristeza que a morte...”;
. hipérbato:   “Vê como ali beijando-se os Amores”;
. metáfora hiperbólica: “ósculos ardentes” (v. 6);
. substantivação: “as inocentes” (v. 7);
. adjetivação;
. intensificação: “Que”; ”tão”;
. frases elípticas e exclamativas (“Que alegre campo! Que manhã tão clara!”) transmitindo a posição do sujeito poético face ao quadro descrito.
 
 
2.ª parte (vv. 13-14) – O sujeito poético alerta Marília para a tristeza que a Natureza lhe causará se não a vir.
 
Conclusões:
. a presença da amada (Marília) é imprescindível para a felicidade do sujeito poético no meio da Natureza;
. a Natureza é vista como um cenário harmónico, perfeito, denominado locus amoenus, propício à partilha amorosa; a pequena nota romântica é diluída na profusão da amenidade.
 
 
NOTAS:
 
            1.ª) A relação entre a Natureza e o estado de alma do sujeito assenta em alguma incerteza:
            A relação entre o sujeito e a Natureza é sempre múltipla:
– ou a Natureza reflecte, como um espelho, o estado de espírito do sujeito;
– ou contrasta com o sujeito, pois nela ele não encontra a felicidade de outrora, alterada que está a ligação amorosa;
– ou comunga o estado de espírito, partilhando os sentimentos dos amantes.
 
            2.ª) Os sentimentos dominantes no poema são a alegria (1.ª parte) e a tristeza (2.ª parte). Assim sendo, as duas partes do poema articulam-se por uma relação de oposição, marcada pela conjunção adversativa mas: se a amada está presente, tudo é belo; se a amada não está presente, tudo causa tristeza. Essa oposição está exemplificada nos dois últimos versos pelo contraste entre a manhã (luz) e a noite (obscuridade).
 
            3.ª) No que diz respeito aos recursos expressivos, temos:
– o abandono do discurso descritivo, predominante na 1.ª parte;
– o emprego exclusivo dos discursos de 1.ª e 2.ª pessoas, marcando a relação do sujeito com a mulher amada;
– a utilização da interjeição e da exclamação, marcando o carácter subjectivo (romântico) da linguagem;
– o trocadilho: “vês (...) não te vira”;
– a hipérbole e a metáfora: “Mais tristeza que a morte me causara”.
 
            4.ª) Estão presentes no poema “dois tipos de descrição”:
® Clássica:
. vocabulário e construção gramatical utilizada: latinismos cadentes (harmoniosos), Zéfiros (ventos brandos do ocidente), Amores (filhos de Vénus e Marte), ósculos ardentes (beijos intensos), inocentes (inofensivas), vagas (errantes, vagueantes);
. uso do pretérito mais-que-perfeito simples (vira, causara) equivalente ao imperfeito do conjuntivo (se eu não te visse) e ao condicional simples (mais tristeza me causaria).
 
® Romântica:
. pontuação;
. abundância de exclamações (vv. 1-2, 5-6, 6-7, 12, 13);
. interjeição “ah” (v. 13);
. vocabulário próprio da sensibilidade romântica: “o rouxinol suspira” (v. 9), “morte” (v. 14).
 

Características


 
Linguagem e recursos poético-estilísticos
 
            A forma do poema (nível fónico) é nitidamente clássica: um soneto, com versos decassilábicos heróicos, de ritmo binário, combinados com alguns sáficos (vv. 2, 9-12), em que o ritmo surge mais entrecortado; rima interpolada, emparelhada e cruzada, segundo o esquema ABBA / ABBA / CDC / DCD, consoante (“pastores”/”flores”), grave ou feminina (“cadentes”/”sentes”), pobre (“pastores”/”flores”) e rica (“cadentes”/”sentes”). Observem-se também os exemplos de transporte nos versos 3-4, 5-6, e as aliterações em pl (v. 7) a sugerir o voo das borboletas e em s e t no verso 11 a sugerir o ruído do voo da abelha.
 
            A nível morfossintáctico, os verbos encontram-se maioritariamente no presente a traduzir um quadro estático, observado simultaneamente pelo emissor e pelo receptor. Os verbos, no geral intransitivos, revestem-se do aspecto durativo, a traduzir a durabilidade das acções e contrastam com os transitivos dos últimos dois versos a marcar a súbita mudança de sensações. O imperativo (“Olha”, “Vê”) traduz o convite do sujeito poético à amada para contemplar a Natureza harmoniosa, alegre e suave. Neste contexto ainda, a presença do verbo “ver” é muito significativa. Além de conferir visualismo à mensagem do poema, remete para a noção de que o amor nasce da visão e de que a presença da amada é necessária para que a natureza tenha valor para os amantes.
            É notório também um tom coloquial no poema, traduzido pela função fática e apelativa da linguagem veiculadas pelo vocativo (“Marília”), pela frase interrogativa “não sentes?”, pelos imperativos “olha” (repetido três vezes), “vê” e pelo designativo “ei-las”. O tom coloquial é também acentuado pela função expressiva patente nas exclamações. Na realidade, o poema é um monólogo que parece um diálogo. As frases exclamativas/apelativas e interrogativas traduzem também um intimismo afectivo e sensorial entre o sujeito poético que fala e a sua muda interlocutora.
            Os substantivos (o Tejo a sorrir, os ventos brandos, as flores, as abelhas, as flautas e os pastores) e os adjectivos traduzem um quadro bucólico, uma natureza harmoniosa e idílica – “locus amoenus”; “aurea mediocritas”.
            O vocabulário é latinizante (cadentes, ósculos, vagas, Zéfiros), traduzindo a erudição do poeta e a sua formação clássica. A anáfora “Ora (...) / Ora...” evidencia os dois movimentos opostos da abelha; “Olha (...) / Olha” traduz o convite a Marília.
            A conjunção adversativaMas” e a interjeiçãoah” marcam a mudança da 1.ª para a 2.ª parte numa relação de oposição e prenunciam o sofrimento do sujeito lírico perante a ausência da mulher amada.

            A nível semântico, a apóstrofe inicial marca a importância do destinatário da mensagem.  Na descrição da Natureza harmoniosa,  suave,  alegre e idílica,  destacam-se as sensações visuais, tácteis e auditivas, as personificações (Tejo, Zéfiros, Amores), traduzindo a subjectividade do discurso e a sua formação clássica, e outras nos versos 9 e 11, as exclamações a traduzirem a exaltação da alegria festiva da Natureza – a exclamação do verso 13 traduz a situação dolorosa hipotética – e as interrogações, sugerindo o tom coloquial da linguagem.
            O diminutivo abelhinha sugere carinho.
            Realcem-se ainda as hipérboles “borboletas de mil cores”, “ósculos ardentes”, “Mais tristeza que a noite me causara” (comparação); o trocadilho “vês (...) não te vira...” (v. 13).

 
Intertextualidade: “Olha, Marília...” e “A fermosura desta fresca serra” (Camões)
 
Estrutura interna
  
1.ª parte (2 quadras) – Descrição da Natureza, concretizada (através da acumulação de frases nominais) de uma forma mais objectiva que no caso do soneto de Bocage. O quadro aponta também para a Natureza de tipo clássico (“locus amoenus”): beleza, formosura, frescura, verdura, calma.
 
2.ª parte (2 tercetos) – Relação do sujeito com a amada e consequente visão da Natureza: sem a presença dela, o sujeito poético fica insensível à beleza da Natureza.
 
Elementos que compõem a paisagem
 

Olha, Marília, as flautas dos pastores

A fermosura desta fresca serra

Flautas dos pastores
O Tejo
As flores
As plantas
As borboletas
O arbusto
O rouxino
A abelhinha
A serra
Os castanheiros
Os ribeiros
O mar
A terra
O esconder do so
Os gados
As nuvens

locus amoenus

locus amoenus

 

Diferenças entre os sonetos

 

         

                                   

sonetos

 
elementos
 
Bocage
 
Camões

Elementos se-lecionados
. espaço mais restrito
. presença de elementos humanos
. rouxinol  como  elemento  perturbador
 
. espaço mais alargado: presença dos quatro elementos primordiais ® terra, água, ar e fogo
 
Qualidades da natureza
 
. harmoniosa e luminosa: destaque para o convite ao amor
. formosura, calma, variedade e raridade: destaque para a beleza

 
 
Adjectivação
 
 
 
 
. cadentes, ardentes, vagas, alegre, clara
 
. menor quantidade  de adjectivos: destaque para o sentimento do amor
. fresca, verdes, manso, rouco, estranha, derradeiros, brandos, rara, mor
 
. maior quantidade de adjectivos; destaque para as características dos objectos, à maneira petrarquista
 
Pontuação

. exclamações, interrogação: destaque para a subjectividade

. vírgula, ponto e vírgula, ponto final: discurso mais objectivo


Funções da linguagem
. apelativa (predomínio), expressiva e poética: mensagem mais voltada para o destinatário; domínio do sentimento

. poética e emotiva: mensagem mais voltada para a realidade e para o sujeito poético; domínio da razão

 
Semelhanças entre os sonetos
 


sonetos

 
elementos
 
Bocage
 
Camões
 
Construção do quadro
 
. dinâmico, com evidência para as acções das pessoas, dos entes mitológicos e das aves

. estático: frases nominais, substantivação do infinitivo verbal; forte visualismo da serra ao mar

 
Cenário

. locus amoenus e leve presença do locus horrendus (o suspirar do rouxinol)

. locus amoenus e leve presença do locus horrendus (o rouco som do mar)

 


Aliterações

 

. 2.º verso: monossílabos, dissílabos e trissílabos; quase onomatopaico, a sugerir o som próprio das flautas; a repetição dos fonemas /pl/ (v. 7) a sugerir o voo das borboletas; a repetição do fonema /s/ (v. 11) a sugerir o ruído do esvoaçar da abelha

 . a repetição do fonema /f/ (v. 1) a sugerir frescura; repetição do fonema /t/ (v. 4) a sugerir uma afirmação segura

Personificações

. do Tejo, dos Zéfiros, dos Amores e do rouxinol

. animização dos ribeiros e das nuvens

Anáforas

. Olha, Olha; Ora, Ora

. Sem ti. Sem ti

 
Elementos ro-mânticos
. a natureza é um estado de alma
. a pontuação subjectiva e livre
. a  presença do  rouxinol  e da noite
. o amor sensual

. a natureza é um estado de alma

 
Sentimentos
. amor (mais sensual)
. alegria / tristeza
. amor
. tristeza
 
 
Síntese
SEMELHANÇAS
            1. Nível temático
 
. Descrição da Natureza: “locus amoenus”.
. A personificação dos elementos descritos.
. Relação sujeito poético / mulher / Natureza (de influência petrarquista).
 
            2. Nível formal
 
. Uso do soneto e do verso decassilábico.
. Equilíbrio na construção frásica de cariz latinizante.
. O processo antitético.
DIFERENÇAS
            1. Nível temático
 

Bocage

Camões

. Descrição da Natureza apoiada numa valorização da sensualidade e da subjetividade.
. Convite ao amor, evidenciando a sua componente sensual e reforçando o papel ativo do sujeito poético na relação amorosa.
. Descrição objetiva da Natureza.
 
. O sujeito poético é um ser passivo face ao amor, totalmente dependente da amada.
 
            2. Nível formal
 
. Tom oralizante criado através do emprego de:
            – imperativos;
            – exclamações;
            – diminutivos;
            – interrogações.
 
            As características diferenciadoras constituem as marcas românticas da poesia de Bocage.

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