4.ª parte
(de “Passados dois meses, o velho e Cachupín III…” até “… porque a vida
é assim.”)
1. O início
deste excerto refere ainda acontecimentos da aventura passada do velho.
1.1. Justifica a afirmação.
2. O velho
reencontrou a rapariga no mesmo lugar.
2.1. Reescreve
os parágrafos 2 a 6, transformando o discurso direto em discurso indireto.
3. Comenta a
atitude do velho relativamente ao valor das moedas e à forma como queria a sua
parte na sociedade.
4. Apesar dos
indícios anteriores, apenas neste momento da narrativa se percebe cabalmente o
papel do cão. Refere-o.
5. Indica os
atos ilocutórios presentes nas frases seguintes:
a) “– Não me diga que tem as
moedas aqui?
– Eu não as tenho. (…)
– Agora, Cachupín. Agora.
Faz caquinha.”
6. Transcreve
a frase que marca o regresso à história mais recente do velho.
7. Tendo em
conta o cruzamento das histórias, explica o décimo primeiro parágrafo do
excerto.
8. Atenta no
último parágrafo do texto.
8.1. Explica a repetição da oração
subordinada adverbial causal.
8.2. Interpreta o valor do
condicional.
8.3. Destaca o valor expressivo da
metáfora «candeeiro da fortuna».
9. Procura,
agora, ter presente todo o conto.
9.1.
Classifica os narradores do texto quanto à sua presença na ação e justifica.
9.2.
Sintetiza a história do velho numa perspetiva cronológica sequencial.
9.3. Explica
o título do conto.
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