1.ª) A
pontuação ajuda a ler.
De acordo com
Marco Neves (Pontuação em Português, Guerra & Paz, pp. 17 ss.):
●
como sistema fonético, a pontuação ajuda a ler em voz alta, isto é,
auxilia a entoar o texto;
●
como sistema gramatical, ajuda a ler em voz baixa, ou seja, auxilia a
compreensão do texto;
●
como sistema pragmático.
Atualmente, a
pontuação é usada sobretudo como sistema gramatical e pragmático, com
resquícios da lógica fonética. Apesar de, inequivocamente, ajudar a ler em voz
alta (por exemplo, a entoar uma interrogação ou uma exclamação), a pontuação
segue em grande medida uma lógica gramatical.
O que é que
significa a última informação? Por exemplo, diz a gramática que o sujeito não
se separa por vírgula do predicado, daí que, quando lemos em voz alta e fazemos
uma pausa a seguir a um sujeito longo, na escrita não inserimos aí uma vírgula,
porque tal é gramaticalmente incorreto. Quer isto dizer que a vírgula pode ser
entendida como uma pausa, porém essa não é a sua função principal, antes a de
tornar mais clara a estrutura da frase.
2.ª) A
pontuação ajuda igualmente a escrever.
Por exemplo,
quando escrevemos, a necessidade de pontuar o texto leva aquele que escreve a
pensar na sua divisão em parágrafos, na estrutura que vai dar à frase, no que
vai escrever e como o vai fazer, etc.
3.ª) A pontuação é um sistema.
Quer isto
dizer que os sinais podem ser usados de modo diverso e com efeitos diferentes.
Por exemplo, quando queremos isolar uma expressão / oração intercalada na
frase, podemos usar a vírgula, o travessão ou os parênteses. Por outro lado, a
pontuação serve-se das diferenças entre os vários sinais. Em certos casos,
somos obrigados a usar um determinado sinal de pontuação; noutros podemos
socorrer-nos de vários, com efeitos diferentes, além de haver outros que suscitam
dúvidas sobre que sinal usar.
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