Português: Função da pontuação

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Função da pontuação

1.ª)        A pontuação ajuda a ler.

De acordo com Marco Neves (Pontuação em Português, Guerra & Paz, pp. 17 ss.):

como sistema fonético, a pontuação ajuda a ler em voz alta, isto é, auxilia a entoar o texto;

como sistema gramatical, ajuda a ler em voz baixa, ou seja, auxilia a compreensão do texto;

como sistema pragmático.

Atualmente, a pontuação é usada sobretudo como sistema gramatical e pragmático, com resquícios da lógica fonética. Apesar de, inequivocamente, ajudar a ler em voz alta (por exemplo, a entoar uma interrogação ou uma exclamação), a pontuação segue em grande medida uma lógica gramatical.

O que é que significa a última informação? Por exemplo, diz a gramática que o sujeito não se separa por vírgula do predicado, daí que, quando lemos em voz alta e fazemos uma pausa a seguir a um sujeito longo, na escrita não inserimos aí uma vírgula, porque tal é gramaticalmente incorreto. Quer isto dizer que a vírgula pode ser entendida como uma pausa, porém essa não é a sua função principal, antes a de tornar mais clara a estrutura da frase.

 

2.ª)        A pontuação ajuda igualmente a escrever.

Por exemplo, quando escrevemos, a necessidade de pontuar o texto leva aquele que escreve a pensar na sua divisão em parágrafos, na estrutura que vai dar à frase, no que vai escrever e como o vai fazer, etc.

 

3.ª)        A pontuação é um sistema.

Quer isto dizer que os sinais podem ser usados de modo diverso e com efeitos diferentes. Por exemplo, quando queremos isolar uma expressão / oração intercalada na frase, podemos usar a vírgula, o travessão ou os parênteses. Por outro lado, a pontuação serve-se das diferenças entre os vários sinais. Em certos casos, somos obrigados a usar um determinado sinal de pontuação; noutros podemos socorrer-nos de vários, com efeitos diferentes, além de haver outros que suscitam dúvidas sobre que sinal usar.

 

4.ª)        Mas palavras do professor Marco Neves, “A pontuação é um sistema ligado a cada tradição linguística, por vezes com diferenças entre diferentes países que usam a mesma língua”. Além disso, a pontuação vai variando ao longo do tempo e, por outro lado, “um sistema pessoalíssimo”. Por exemplo, José Saramago, na vasta maioria da sua obra, faz um uso da pontuação bem diferente do comum dos portugueses que escreve com o mínimo de correção. Ora, quando cada pessoa escreve, cria uma «voz própria», aquilo que chamamos estilo.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...