Português

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Questionário (Discurso de Obama)


Discurso do Presidente Obama aos Estudantes,
na Abertura do Ano Escolar

QUESTIONÁRIO


1. Atente no primeiro parágrafo.

1.1. Identifique o auditório do discurso.

2. No segundo parágrafo, o orador apresenta o seu exemplo pessoal.

2.1. Clarifique a forma como esse exemplo capta a adesão do auditório.

2.2. Mencione outra estratégia usada para criar cumplicidade com os ouvintes.

3. Leia o terceiro parágrafo e identifique o tema do discurso.

4. Sintetize o conteúdo do parágrafo seguinte.

5. De seguida, é definida a tese do discurso. Identifique-a.

6. A partir da linha 31, o orador introduz o primeiro argumento que sustenta a sua tese.

6.1. Explicite-o.

6.2. De seguida, é elencado um conjunto de diversas atividades. Explicite o significado dessa enumeração.

7. Segue-se o segundo argumento.

7.1. Clarifique-o.

7.2. A que corresponde a ausência de esforço, de trabalho e de estudo por parte dos alunos?

8. Após a apresentação dos argumentos iniciais, o orador contra-argumenta.

8.1. Explicite o primeiro contra-argumento.

8.1.1. Comente o exemplo apresentado para sustentar a contra-argumentação.

8.1.2. De que modo é refutado?

8.1.2.1. O orador socorre-se de novo exemplo para ilustrar a refutação do contra-argumento. Clarifique-o.

9. Posteriormente, é apresentado um outro argumento. Explicite-o.

9.1. De imediato, contra-argumenta novamente. De que forma?

9.1.1. De que modo é refutado este contra-argumento?

9.1.1.1. Aponte os exemplos de que Obama se socorre para fundamentar a refutação.

10. Prestes a concluir o discurso, o orador dirige uma exortação aos ouvintes. Especifique-a.

11. A conclusão de um discurso deve apresentar, por um lado, uma súmula impressiva dos melhores argumentos e, por outro, apelar à emoção do auditório e deixar neste uma forte impressão, de modo a persuadi-lo e a conquistá-lo em definitivo.

11.1. Analise a conclusão do discurso de Obama em função dos objetivos acima enunciados.

12. Lido o discurso, indique o objetivo que está na sua base.

13. O discurso é de natureza política. Enumere quatro aspetos que configuram essa natureza.

14. Delimite uma Introdução, um Desenvolvimento e uma Conclusão.

Discurso manuscrito do presidente Obama aos estudantes americanos (versão em português)


Discurso do Presidente Obama aos Estudantes,
na Abertura do Ano Escolar

            Sei que para muitos de vocês hoje é o primeiro dia de aulas, e para os que entraram para o jardim infantil, para a escola primária ou secundária, é o primeiro dia numa nova escola, por isso é compreensível que estejam um pouco nervosos. Também deve haver alguns alunos mais velhos, contentes por saberem que já só lhes falta um ano. Mas, estejam em que ano estiverem, muitos devem ter pena por as férias de verão terem acabado e já não poderem ficar até mais tarde na cama.

            Também conheço essa sensação. Quando era miúdo, a minha família viveu alguns anos na Indonésia e a minha mãe não tinha dinheiro para me mandar para a escola onde andavam os outros miúdos americanos. Foi por isso que ela decidiu dar-me ela própria umas lições extra, de segunda a sexta-feira, às 4h30m da manhã. A ideia de me levantar àquela hora não me agradava por aí além. Adormeci muitas vezes sentado à mesa da cozinha. Mas quando eu me queixava, a minha mãe respondia-me: “Olha que isto para mim também não é pera doce, meu malandro…”.
            Tenho consciência de que alguns de vocês ainda estão a adaptar-se ao regresso às aulas, mas hoje estou aqui, porque tenho um assunto importante a discutir convosco. Quero falar convosco da vossa educação e daquilo que se espera de vocês neste novo ano escolar.
            Já fiz muitos discursos sobre educação, e falei muito de responsabilidade. Falei da responsabilidade dos vossos professores de vos motivarem, de vos fazerem ter vontade de aprender. Falei da responsabilidade dos vossos pais de vos manterem no bom caminho, de se assegurarem de que vocês fazem os trabalhos de casa e não passam o dia à frente da televisão ou a jogar com a Xbox. Falei da responsabilidade do vosso governo de estabelecer padrões elevados, de apoiar os professores e os diretores das escolas e de melhorar as que não estão a funcionar bem e onde os alunos não têm as oportunidades que merecem.
            No entanto, a verdade é que nem os professores e os pais mais dedicados, nem as melhores escolas do mundo são capazes do que quer que seja se vocês não assumirem as vossas responsabilidades. Se vocês não forem às aulas, não prestarem atenção a esses professores, aos vossos avós e aos outros adultos e não trabalharem duramente, como terão de fazer se quiserem ser bem sucedidos.
            E hoje é nesse assunto que quero concentrar-me: na responsabilidade de cada um de vocês pela sua própria educação.
            Todos vocês são bons em alguma coisa. Não há nenhum que não tenha alguma coisa a dar. E é a vocês que cabe descobrir do que se trata. É essa oportunidade que a educação vos proporciona.
            Talvez tenham a capacidade de ser bons escritores – suficientemente bons para escreverem livros ou artigos para jornais ‑, mas se não fizerem o trabalho de Inglês podem nunca vir a sabê-lo. Talvez sejam pessoas inovadoras ou inventores – quem sabe, capazes de criar o próximo iPhone ou um novo medicamento ou vacina ‑, mas se não fizerem o projeto de Ciências podem não vir a percebê-lo. Talvez possam vir a ser presidentes da câmara ou deputados, ou juízes do Supremo Tribunal, mas, se não participarem nos debates dos clubes da vossa escola, podem nunca vir a sabê-lo.
            No entanto, escolham o que escolherem fazer com a vossa vida, garanto-vos que não será possível se não estudarem. Querem ser médicos, professores ou polícias? Querem ser enfermeiros, arquitetos, advogados ou militares? Para qualquer dessas carreiras, é preciso ter estudos. Não podem deixar a escola e esperar arranjar um bom emprego. Têm de trabalhar, estudar, aprender para isso.
            E não é só para as vossas vidas e para o vosso futuro que isto é importante. O que vocês fizerem com os vossos estudos vai decidir nada mais nada menos que o futuro do nosso país. Aquilo que aprenderem na escola, agora, vai decidir se seremos um país à altura dos desafios do futuro.
            Vão precisar dos conhecimentos e das competências que se aprendem e desenvolvem nas Ciências e na Matemática para curar doenças como o cancro e a sida e para desenvolver novas tecnologias energéticas que protejam o ambiente. Vão precisar da penetração e do sentido crítico que se desenvolvem na História e nas Ciências Sociais para que deixe de haver pobres e sem-abrigo, para combater o crime e a discriminação e para tornar o nosso país mais justo e mais livre. Vão precisar da criatividade e do engenho que se desenvolvem em todas as disciplinas para criar novas empresas que criem novos empregos e desenvolvam a economia.
            Precisamos que todos vocês desenvolvam os vossos talentos, competências e capacidades para ajudarem a resolver os nossos problemas mais difíceis. Se não o fizerem, se abandonarem a escola, não é só a vocês mesmos que estão a abandonar, é ao vosso país.
            Eu sei que não é fácil ter bons resultados na escola. Tenho consciência de que muitos têm dificuldades na vossa vida que dificultam a tarefa de se concentrarem nos estudos. Percebo isso, e sei do que estou a falar. O meu pai deixou a nossa família quando eu tinha dois anos e fui criado só pela minha mãe, que teve muitas vezes dificuldades em pagar as contas e nem sempre conseguia dar-nos as coisas que os outros miúdos tinham. Tive muitas vezes pena de não ter um pai na minha vida. Senti-me sozinho e tive a impressão de que não me adaptava e, por isso, nem sempre conseguia concentrar-me nos estudos como devia. E a minha vida podia muito bem ter dado para o torto. Mas tive sorte. Tive muitas segundas oportunidades e consegui ir para a faculdade, estudar Direito e realizar os meus sonhos. A minha mulher, a nossa primeira-dama, Michelle Obama, tem uma história parecida com a minha. Nem o pai nem a mãe dela estudaram e não eram ricos. No entanto, trabalharam muito, e ela própria trabalhou muito para poder frequentar as melhores escolas do nosso país.
            Alguns de vocês podem não ter tido estas oportunidades. Talvez não haja nas vossas vidas adultos capazes de vos dar o apoio de que precisam. Quem sabe se não há alguém desempregado e o dinheiro não chega. Pode ser que vivam num bairro pouco seguro ou os vossos amigos queiram levar-vos a fazer coisas que vocês sabem que não estão bem.
            Apesar de tudo isso, as circunstâncias da vossa vida – o vosso aspeto, o sítio onde nasceram, o dinheiro que têm, os problemas da vossa família – não são desculpa para não fazerem os vossos trabalhos nem para se portarem mal. Não são desculpa para responderem mal aos vossos professores, para faltarem às aulas ou para desistirem de estudar. Não são desculpa para não estudarem.
            A vossa vida atual não vai determinar forçosamente aquilo que vão ser no futuro. Ninguém escreve o vosso destino por vocês. Aqui, nos Estados Unidos, somos nós que decidimos o nosso destino. Somos nós que fazemos o nosso futuro. […]
            É por isso que hoje me dirijo a cada um de vós, para que estabeleça os seus próprios objetivos para os seus estudos e para que faça tudo o que for preciso para os alcançar. O vosso objetivo pode ser apenas fazer os trabalhos de casa, prestar atenção às aulas ou ler todos os dias algumas páginas de um livro. Também podem decidir participar numa atividade extracurricular, ou fazer trabalho voluntário na vossa comunidade. Talvez decidam defender miúdos que são vítimas de discriminação por serem quem são ou pelo seu aspeto, por acreditarem, como eu acredito, que todas as crianças merecem um ambiente seguro em que possam estudar. […] Mas decidam o que decidirem, gostava que se empenhassem. Que trabalhassem arduamente.
            Eu sei que muitas vezes a televisão dá a impressão de que podemos ser ricos e bem-sucedidos sem termos de trabalhar – que o vosso caminho para o sucesso passa pelo rap, pelo basquetebol ou por serem estrelas de reality shows ‑, mas a verdade é que isso é muito pouco provável. A verdade é que o sucesso é muito difícil. Não vão gostar de todas as disciplinas nem de todos os professores. Nem todos os trabalhos vão ser úteis para a vossa vida a curto prazo. E não vão forçosamente alcançar os vossos objetivos à primeira.
            No entanto, isso pouco importa. Algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo são as que sofreram mais fracassos. O primeiro livro do Harry Potter, de J. K. Rowling, foi rejeitado doze vezes antes de ser publicado. Michael Jordan foi expulso da equipa de basquetebol do liceu, perdeu centenas de jogos e falhou milhares de lançamentos ao longo da sua carreira. No entanto, uma ocasião disse: “Falhei muitas e muitas vezes na minha vida. E foi por isso que fui bem-sucedido.”
            Estas pessoas alcançaram os seus objetivos porque perceberam que não podemos deixar que os nossos fracassos nos definam – temos de permitir que eles nos ensinem as suas lições. Temos de deixar que nos mostrem o que devemos fazer de maneira diferente quando voltamos a tentar. Não é por nos metermos num sarilho que somos desordeiros. Isso só quer dizer que temos de fazer um esforço maior por nos comportarmos bem. Não é por termos uma má nota que somos estúpidos. Essa nota só quer dizer que temos de estudar mais.
            Ninguém nasce bom em nada. Tornamo-nos bons graças ao nosso trabalho. Não entramos para a primeira equipa da Universidade a primeira vez que praticamos um desporto. Não acertamos em todas as notas a primeira vez que cantamos uma canção. Temos de praticar. O mesmo acontece com o trabalho da escola. É possível que tenham de fazer um problema de Matemática várias vezes até acertarem, ou de ler muitas vezes um texto até o perceberem, ou de fazer um esquema várias vezes antes de poderem entregá-lo.
            Não tenham medo de fazer perguntas. Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, é um sinal de força. Mostra que temos coragem de admitir que não sabemos e de aprender coisas novas. Procurem um adulto em quem confiem – um pai, um avô, um professor ou um treinador – e peçam-lhe que vos ajude.
            E mesmo quando estiverem em dificuldades, mesmo quando se sentirem desencorajados e vos parecer que as outras pessoas vos abandonaram, nunca desistam de vocês mesmos. Se o fizerem, é do vosso país que estão a desistir. […]
            Por isso, hoje quero perguntar-vos qual é o contributo que pretendem dar. Quais são os problemas que tencionam resolver? Que descobertas pretendem fazer? Quando daqui a 20 ou 50 ou a 100 anos um presidente vier aqui falar, o que vai dizer que vocês fizeram pelo vosso país?
            As vossas famílias, os vossos professores e eu estamos a fazer tudo o que podemos para assegurar que vocês tenham a educação de que precisam para responder a estas perguntas. Estou a trabalhar duramente para equipar as vossas salas de aulas e pagar os vossos livros, o vosso equipamento e os computadores de que vocês precisam para estudar. E por isso espero que trabalhem a sério este ano, que se esforcem o mais possível em tudo o que fizerem. Espero grandes coisas de todos vocês. Não nos desapontem. Não desapontem as vossas famílias e o vosso país. Façam-nos sentir orgulho em vocês. Tenho a certeza de que são capazes.

12 de setembro de 2009

domingo, 23 de outubro de 2011

Queda do satélite Rosat

          A queda do satélite alemão ROSAT pode ser acompanhada, ao vivo, neste sítio: http://www.n2yo.com/?s=20638.

Modalidade (valor modal)


Modalidade
Valores
Exemplos
1. Modalidade epistémica: o falante expressa a sua atitude sobre a verdade ou falsidade do conteúdo proposicional do seu enunciado.

Epistémico = relativo ao conhecimento e à crença.

Frequentemente, o verbo auxiliar poder transmite o valor epistémico de possibilidade. No entanto, noutros contextos, pode ter um valor de certeza, significando capacidade de:

O João pode jogar contra vários xadrezistas ao mesmo tempo.
1. Valor de certeza: o locutor compromete-se com a verdade ou falsidade do conteúdo do seu enunciado.
. O Benfica venceu o jogo.
. O Beira-Mar perdeu o jogo.
. O Daniel perdeu a aposta.
. Eu ganhei a aposta.
2. Valor de possibilidade / dúvida: o locutor não se compromete com a verdade ou falsidade do conteúdo do seu enunciado, por não possuir conhecimentos prévios que lhe permitam fazê-lo.
. Talvez os alunos façam este exercício.
. Pode ser que o Benfica seja campeão.
3. Valor de probabilidade: o locutor assume uma perspetiva favorável à aceitação da verdade do seu enunciado.

Apesar de não ter visto chover, o locutor constatou que o chão estava molhado e concluiu (inferiu) que choveu.
. Os alunos devem ter feito o trabalho.
. O burro pode ter comido a palha.
. Provavelmente vai chover.
. Acho que o Benfica vai ser campeão.
. Deve ter chovido.
2. Modalidade deôntica: o locutor procura agira sobre o seu interlocutor, proibindo ou autorizando a situação referida no seu enunciado.

O verbo dever pode transmitir o valor epistémico de probabilidade (a) e o valor deôntico de obrigação (b):

a) Ele deve estar a chegar. (= É possível que ele esteja a chegar.)

b) Deves estudar. (= É necessário que estudes.)
1. Valor de obrigação / proibição: o locutor impõe ou proíbe aquilo que expressa no seu enunciado.
. Calem-se!
. Deveis estar calados.
. Não podeis falar tão alto.
. É proibido fumar.
2. Valor de permissão: o locutor autoriza a situação por si expressa.
. Podes sentar-te aí.
. Tens autorização para falar.
. Se já fizeste o TPC, podes sair.
. Amanhã, podes ver A Casa.
3. Modalidade apreciativa: o locutor exprime um juízo de valor (positivo ou negativo) acerca do que enuncia.
Note-se que o locutor parte de um enunciado com valor de certeza: Roubaram o teu relógio. É sobre esse conteúdo (de asserção / certeza) que expressa o seu juízo de valor apreciativo: Lamento.
. Que belo dia!
. Discordo das escolhas do Jesus.
. Felizmente o Benfica ganhou.
. Como choveu ontem.
. Lamento que te tivessem roubado o relógio.

            Existem diversos processos de expressar a modalidade:

1. Tempos e modos verbais.

2. Verbos modais: poder, dever, ter de.

2.1. Outros verbos de sentido modal:
. saber, crer (verbos do saber e da crença);
. permitir, obrigar, precisar de, necessitar de, etc. (verbos que exprimem obrigação, necessidade ou permissão).

3. Advérbios ou locuções adverbiais de frase: possivelmente, provavelmente, talvez, necessariamente, com toda a probabilidade, etc.

4. Adjetivos com sentido modal: possível, provável, capaz (É possível que…, é provável que…, é capaz de…).

5. Expressões modais: se não me engano, de facto, na minha opinião, creio eu, etc.

6. Construções exclamativas e interrogativas (na escrita) e a entoação (na oralidade) (traduzem uma apreciação):
. A verdade que eu conto, nua e crua
Vence toda a grandíloqua escritura! (Camões, Os Lusíadas, V, 89)

7. Nomes avaliativos (podem contribuir para a construção da modalidade apreciativa): charlatão, herói, carrasco, verdugo, etc.

8. Sufixos derivacionais: louvável, admirável, consumível, perecível, etc.

9. Asserção (de polaridade afirmativa ou negativa) expressa a modalidade epistémica com valor de certeza, visto que o falante assume validar ou não o conteúdo do seu enunciado.

sábado, 22 de outubro de 2011

Acabar com a Geografia?


          Parece que o ministro da Educação quer acabar com a disciplina de Geografia, ou fundi-la com a História. Realmente, para quê saber Geografia???

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Comunicado

1. Etimologia

          Comunicado provém do latim communicare, palavra que significava tornar comum, levar ao conhecimento, participar. Daí que comunicado tivesse acabado por significar a informação que é transmitida para ser partilhada em comum.


2. Definição

          Um comunicado é um documento através do qual se dá a conhecer uma informação, um acontecimento importante, um esclarecimento, um aviso ou desmentido, etc. Regra geral, o comunicado emana de uma instância superior, reveste-se de caráter oficial e destina-se ao conhecimento de um determinado público, sendo divulgado, frequentemente, através dos meios de comunicação social (comunicado de imprensa ou press release) e / ou da Internet. Como qualquer texto, deverá ser redigido tendo em conta o público recetor e os objetivos que pretende alcançar.


3. Estrutura
  • Título (sucinto, atrativo e objetivo) e, eventualmente, subtítulo;
  • Origem da informação (emissor);
  • Lead (informação essencial, presente no(s) primeiro(s) parágrafo(s), que responde às questões que também encontramos na notícia: Quem? O quê? Onde? Quando?);
  • Corpo do comunicado (não deverá ser demasiado extenso; por outro lado, a informação que divulga deve ser apresentada de forma decrescente);
  • Fecho (data e entidade responsável pela produção do comunicado, contendo o nome, a morada, o e-mail, o contacto telefónico, o fax...).

4. Características da linguagem
  • Linguagem clara e objetiva;
  • Predominância da denotação;
  • Uso da terceira pessoa do singular e do plural (verbos, pronomes, determinantes);
  • Recurso a frases e a parágrafos curtos e de fácil compreensão;
  • ...


          Em suma, o comunicado:
  • é utilizado no interior das instalações ou
  • para transmitir informação para o exterior, para um público mais vasto, nomeadamente o grande público, através dos meios acima indicados ou da afixação em local público;
  • é um texto informativo;
  • deve transmitir os dados devidamente organizados e hierarquizados;
  • aparece também designado como comunicação, nota informação ou informação.

sábado, 15 de outubro de 2011

«Ranking» dos exames nacionais

          De acordo com o jornal Público, o nosso agrupamento de escolas ocupa o lugar 503 no que diz respeito ao ensino secundário, com a média de 9, 16 valores, tendo subido 65 lugares relativamente ao ranking de 2010.

          No caso do terceiro ciclo, o agrupamento ocupa o lugar 406, com uma média de 2, 7, tendo descido do 267 de 2010.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

"Não há vagas" - Ferreira Gullar

Fernando Gullar,
Prémio Camões 2010

Não há vagas

O preço do feijão
não cabe no poema.
O preço do arroz
não cabe no poema.
Não cabem no poema o gás
a luz o telefone
a sonegação
do leite
da carne
do açúcar
do pão

O funcionário público
não cabe no poema
com seu salário de fome
sua vida fechada
em arquivos.
Como não cabem no poema
o operário
que esmerila seu dia de aço
e carvão
nas oficinas escuras

- porque o poema, senhores
está fechado:
"não há vagas"

Só cabem no poema
o homem sem estômago
a mulher de nuvens
a fruta sem preço

O poema, senhores,
não fede
nem cheira

                    Antologia Poética, Rio de Janeiro, 1977

          Singela homenagem às medidas apresentadas, ontem, pelo Primeiro-Ministro de Portugal.

Valor do adjetivo

          Os adjetivos podem apresenter diferentes valores, em razão da relação que mantêm com o nome a que se referem:

1. Valor restritivo

          Neste caso, o adjetivo surge sempre à direita do nome que modifica, especificando a referência deste: A Joana Santos é uma mulher bela.
          Por outro lado, o adjetivo restritivo pode ser parafraseado por uma oração relativa restritiva: A Joana Santos é uma mulher que é bela.


2. Valor não restritivo

          O adjetivo não restritivo ocorre antes do nome que modifica e apresenta qualidades que não lhe são intrínsecas: A Joana Santos é uma extraordinária atriz. Neste caso, o adjetivo não pode ser parafraseado por uma oração relativa restritiva.


3. Posição do adjetivo

          Como foi referido, o adjetivo pode surgir depois (valor restritivo) ou antes (valor não restritivo) do nome que determina. Ora, a posição ocupada pelo adjetivo relativamente ao nome implica diferentes significados que o primeiro assume.
  • O meu tio é um homem pobre. -> o adjetivo significa que o homem não possui riqueza, não tem dinheiro...
  • O meu tio é um pobre homem. -> o mesmo adjetivo significa, agora, que o homem é digno de dó, de pena, é alguém muito infeliz.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Valor do adjetivo (G 2011 - 1)


Valor do adjetivo: restritivo e não restritivo


1. Observe as frases apresentadas.

a) Dá-me o livro vermelho do Pedro.
b) Adquirir produtos locais ajuda a economia figueirense.
c) Papámos um delicioso jantar naquele restaurante agradável de Escalhão.
d) Ofereceram-me um livro sobre culinária portuguesa contemporânea.
e) O doce vinho que o Hugo diz ter comprado na adega de Figueira é de assinalável qualidade.

1.1. Coloque os adjetivos no respetivo lugar da grelha, de acordo com a sua posição.

Posição pré-nominal
Posição pós-nominal





2. Altere a posição dos adjetivos sublinhados em cada uma das frases seguintes.

a) Aquela tempestade tropical é assustadora.
b) O leão é um animal selvagem.
c) A Maria traz um casaco branco.

2.1. Explicite a conclusão a que chegou após a transformação operada.

3. Observe a posição dos adjetivos sublinhados em cada par de frases.

a) (1) O professor fez uma longa comunicação.
(2) O professor fez uma comunicação longa.

b) (1) A Daniela possui uma pequena fortuna em bonecas.
(2) A Daniela possui uma fortuna pequena em bonecas.

3.1. Indique a frase da alínea a) em que o adjetivo tem um valor subjetivo, isto é, exprime uma avaliação do locutor.

3.2. Indique a frase da alínea b) em que o adjetivo é usado em sentido conotativo.

4. Altere a posição do adjetivo sublinhado em cada uma das expressões nominais seguintes e explique as diferenças de sentido daí resultantes.

a) O Rafa, hoje, tem uma cara .
b) Maria, já esqueceu aquele amor antigo?
c) A Cátia possui em casa um quadro verdadeiro.
d) A Ana, no sábado, trajava um belíssimo vestido de lá fina.
e) Quem não gosta de um alimento doce?

5. Substitua as orações relativas restritivas das frases fornecidas por um sintagma adjetival.

a) A história daquela rapariga da «Casa dos Segredos» é uma história que comove.
b) No Inverno, na sala do 11.º, quando falha o aquecimento, sente-se um frio que gela.
c) O barulho que os alunos fazem é uma situação que não podemos admitir.
d) O Conselho Executivo era o órgão que dirigia, antigamente, a escola.

6. Explique a diferença de sentido entre as seguintes frases:

a) O Marco tropeçou numa boa rapariga.
b) O Marco tropeçou numa rapariga boa.

c) A jovem simpática abraçou o Zeca.
d) A jovem, simpática, abraçou o Zeca.

7. Atente nas frases dadas.

a) O «deficit» orçamental é um drama europeu.
b) A Catarina comprou uma carteira cinzenta que encontrou na primeira loja em que entrou.
c) A primeira edição da maratona lisboeta foi disputada ontem.
d) O António comprou uma pistola baratíssima.
e) O meu avô materno ofereceu-me o meu primeiro escudo.

7.1. Sublinhe os adjetivos presentes em cada frase.

7.2. Tendo em conta a classe dos adjetivos, classifique cada um deles, explicitando a sua posição dentro do grupo nominal.

8. Observe os pares de frases.

a) O falso professor foi preso.
a’) Aquele indivíduo é um professor falso.

b) O meu avô era um homem rico.
b’) Que rico homem!

c) O exercício de Matemática era simples.
c’) Tu não és capaz de resolver um simples exercício de Português?

8.1. Identifique e classifique os adjetivos presentes nas frases.

8.2. Observe a posição do adjetivo em cada par de frases e tire conclusões quanto ao seu significado.

8.3. Identifique as frases em que o adjetivo possui um valor restritivo.

8.4. Tendo em conta a posição do adjetivo qualificativo observada em 8.1. e 8.2., que conclusão podemos retirar?

Os cortes na (des)Educação

          O ministro Nuno Crato considera que o currículo do 3.º ciclo contém disciplinas a mais. Assim sendo, prepara-se para as reduzir. Como?

          1.º) Extinguindo a segunda disciplina estrangeira obrigatória, mantendo apenas o Inglês (a primeira);

          2.º) «Cortar» nas aulas de História e Geografia;

          3.º) Reduzir o número de aulas dos alunos;

          4.º) A VERDADEIRA RAZÃO: diminuir, drasticamente, o número de professores do sistema educativo português.

          Ver notícia aqui.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Reclamação - «Cartoon» (Correção)


          Findo o prazo estabelecido para a realização do trabalho em torno desta imagem e lidas as respostas dadas, pode concluir-se que, no que diz respeito a descrição, quase todos «viram» o essencial.

          No entanto, relativamente à intencionalidade crítica... zero. De facto, apenas uma alma iluminada conseguiu associar a figura central (a do homem de punho no ar e ar agressivo que incentiva os manifestantes ao protesto) à do ponto das representações teatrais, mas... foi só. Faltou concluir que ela representa a instrumentalização da massa que protesta, agindo na sombra e sob pretextos desconhecidos.
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