6.1. Definição: o texto instrucional é um texto em
que se procura, de alguma forma, alterar o comportamento ou a conduta atual ou
futura dos seus destinatários, ajudar ou orientar por meio de sugestões,
instruções faseadas, isto é, ensinar ou indicar como fazer algo.
São textos que incitam à
ação, estabelecem regras de comportamento ou que fornecem instruções sobre as
etapas e os procedimentos que deverão ser seguidos de modo a alcançar um
determinado objetivo.
6.2. Géneros discursivos (ou tipos de textos instrucionais)
- avisos / enunciados
simples ou interdições como «Não pisar a relva» ou «Proibido fumar»;
- receitas de culinária
(e outras);
- regras de utilização de
um programa / máquina;
- instruções de montagem
de um aparelho;
- alguns provérbios (“Em
Roma, sê romano.”);
- manuais de instruções;
- a posologia dos
medicamentos;
- “slogans”;
- discurso
pedagógico-didático;
- etc.
6.3. Características
. verbos, em geral, de movimento que incitam à ação;
. formas verbais no imperativo (traduzem a ordem e o pedido diretos – “Come a sopa!”), conjuntivo (“insira-se”), infinitivo impessoal (traduzem a ordem
e o pedido não diretos- “Comer a sopa faz bem.”) e futuro do indicativo (é usado nos horóscopos e nos textos sagrados
– “Não cobiçarás a mulher do próximo!”);
. frases imperativas;
. marcadores discursivos predominantemente temporais;
. o destinatário pode ser o público em geral (uso de
“você” ou omissão do pronome) ou particular, conhecido (“Tu fizeste o que te
pedi?”).