sexta-feira, 16 de novembro de 2012
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
"Sou um guardador de rebanhos"
Poema
IX
“Sou
um guardador de rebanhos”
O poema, constituído por três
estrofes (duas sextilhas e um dístico) de versos brancos e métrica irregular, apresenta-nos
um sujeito poético que se assume, metaforicamente, como um pastor, remetendo
assim para o início do poema I, no qual se lhe comparava.
A primeira estrofe inicia-se com uma
metáfora (“Sou um guardador de rebanhos”)
que institui o sujeito poético como um ser natural e que anula a oposição entre
o pensar e o sentir, através da identificação entre pensamentos e sensações,
característica do sensacionismo de Alberto Caeiro: o conhecimento da realidade
adquire-se pela sua apropriação direta mediante os cinco sentidos humanos, isto
é, ele relaciona-se com a realidade, seja ela flor, fruto, ou um dia de calor,
através dos sentidos. E isso basta-lhe, pois é essa relação que lhe traz a
verdade desse real. Por outro lado, ao afirmar a sensação como fonte única do
conhecimento do real, o sujeito poético nega o pensamento, submetendo-o à
sensação. Deste modo, ele consegue unir o pensar ao sentir: “Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la / E
comer um fruto é saber-lhe o sentido.” (vv. 7-8).
A enumeração dos órgãos associados
aos sentidos nos versos 4 a 6 (olhos, ouvidos, mãos, pés, nariz e boca) reforça
a importância do sentir afirmada no verso 3 e hierarquiza as sensações de
acordo com o grau de conhecimento que permitem apreender: as sensações visuais
são a primeira fonte de saber, seguindo-se as auditivas, as táteis, as olfativas
e, por fim, as gustativas. Estilisticamente, o polissíndeto (repetição da
conjunção coordenativa copulativa «e»),
o paralelismo sintático e a anáfora (vv. 5-6) traduzem a simplicidade do
sujeito poético.
Os versos 7 e 8 exemplificam a
identificação entre pensar e sentir, primeiro através de uma definição, depois
metaforicamente (“E comer um fruto é
saber-lhe o sentido.” – v. 8), procedendo à objetivação do pensamento, isto
é, conferindo-lhe um estatuto concreto, de objeto.
A estrofe final, de caráter conclusivo
(é iniciada pela locução «por isso»),
começa por afirmar a sua tristeza, que advém do excesso (“Me sinto triste de gozá-lo tanto” – v. 10), daí que seja natural e
não perturbe o conhecimento da realidade nem a felicidade (ideias já
desenvolvidas no poema I, nos versos 9 a 13 e 14 a 18). O sujeito poético
aceita, então, essa tristeza porque ela provém de um excesso natural de felicidade.
Porém, a tristeza evolui para felicidade (v. 14) no momento em que o sujeito
poético substitui a perceção mental do prazer (“gozá-lo”, v. 10) pela ligação direta com a realidade (“Sinto todo o meu corpo deitado na realidade”,
v. 13).
A realidade é aquilo que é concreto,
o que existe sem ser preciso pensar, aquilo que é captado através dos sentidos,
em estreita conexão, em comunhão total com a Natureza, ideia afirmada nos
versos 11 e 13, onde o contacto de todo o corpo com a erva salienta um desejo
de quase fusão com os elementos naturais.
Nos dois versos finais, o sujeito
poético confirma várias ideias características da sua poesia:
1.ª) a verdade consiste no conhecimento direto
da realidade;
2.ª) esse conhecimento e
essa apropriação da realidade concretizam-se através dos sentidos, sem qualquer
interferência do pensamento;
3.ª) o primado das sensações
e a ausência do pensamento são a única forma de conhecimento autêntico e fonte
de felicidade;
4.ª) a felicidade é
diretamente proporcional ao contacto direto com a Natureza, um exemplo mais da
supremacia do sentir sobre o pensar.
Quanto aos recursos expressivos,
além dos já identificados e da sinestesia do verso 12 (“olhos quentes”), há os seguintes traços típicos da poética
caeiriana:
. a
linguagem simples e de caráter oralizante (repetições de vocábulos,
polissíndeto, predomínio da coordenação…);
. o
predomínio de nomes concretos e a quase ausência de adjetivos;
. o
uso de palavras do campo lexical das sensações, que revela o primado do sentir
sobre o pensar, sempre objetivado (“Penso
com os olhos e com os ouvidos”, “Pensar
uma flor é vê-la e cheirá-la”);
. a
sintaxe simples, com repetição de estruturas frásicas e predomínio da
coordenação;
. a variedade
estrófica, métrica e rítmica;
. o
verso branco.
Por último, quanto à estrutura
interna deste poema, uma possibilidade consiste na sua divisão em duas partes:
. a
1.ª corresponde às duas primeiras estrofes e nelas o sujeito poético afirma o
seu sensacionismo e o primado do sentir sobre o pensar;
. a
2.ª constitui uma conclusão – a terceira estrofe –, através de um exemplo, das
ideias expressas nos versos anteriores.
quarta-feira, 14 de novembro de 2012
Casa dos Segredos (III)
P - Quem escreveu O Diário de Anne Frank?
R - Não sei.
R - Não sei.
"Se depois de eu morrer"
Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra cousa todos os dias são meus.
Sou fácil de definir.
Vi como um danado.
Amei as cousas sem sentimentalidade nenhuma.
Nunca tive um desejo que não pudesse realizar, porque nunca ceguei.
Mesmo ouvir nunca foi para mim senão um acompanhamento de ver.
Compreendi que as cousas são reais e todas diferentes umas das outras;
Compreendi isto com os olhos, nunca com o pensamento.
Compreender isto com o pensamento seria achá-las todas iguais.
Um dia deu-me o sono como a qualquer criança.
Fechei os olhos e dormi.
Além disso, fui o único porta da Natureza.
Não há nada mais simples
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra cousa todos os dias são meus.
Sou fácil de definir.
Vi como um danado.
Amei as cousas sem sentimentalidade nenhuma.
Nunca tive um desejo que não pudesse realizar, porque nunca ceguei.
Mesmo ouvir nunca foi para mim senão um acompanhamento de ver.
Compreendi que as cousas são reais e todas diferentes umas das outras;
Compreendi isto com os olhos, nunca com o pensamento.
Compreender isto com o pensamento seria achá-las todas iguais.
Um dia deu-me o sono como a qualquer criança.
Fechei os olhos e dormi.
Além disso, fui o único porta da Natureza.
Este poema pertence ao conjunto denominado Poemas Inconjuntos (o nome traduz o caráter desgarrado e sem fio condutor das composições que constituem a obra) e viu a luz do dia em 8 de novembro de 1915.
O sujeito poético começa por se referir à sua biografia, afirmando que a sua vida possui somente duas datas: a do nascimento e a da morte. Todos os restantes dias são meus. Quer isto significar que apenas aquelas datas pertencem ao exterior, ao mundo que o rodeia: a do nascimento porque não o podia evitar; a da morte porque também esta constituirá uma data alheia que ele não pode controlar, à semelhança do nascimento. As restantes datas, os restantes dias pertencem-lhe por exclusivo e não fazem parte de qualquer biografia tradicional, pois a sua existência nada teve de comum, em nada se pareceu com a de um homem com uma vida normal.
Na segunda estrofe, declara-se «fácil de definir». E concretiza a ideia proclamando que viu «como um danado» (comparação), assumindo-se mais uma vez como o poeta do olhar, das sensações visuais, que predominam sobre todas as outras («Mesmo ouvir nunca foi para mim senão um acompanhamento de ver.» - verso 9), um observador da realidade, em suma. Além disso, não amou com sentimento, nem se deixou contaminar por grandes ambições ou sonhos grandiosos. Por outro lado, compreendeu a realidade das coisas e a diferença que existe entre elas, numa enorme diversidade, sem ligação entre si, ou seja, sem lhes atribuir um significado. Ou seja, o sujeito poético compreende com os olhos (com os sentidos), não com o pensamento. Isto impediu que ele tivesse uma vida semelhante à dos restantes, pois ele limitou-se a contemplar a realidade exterior, sem lhe atribuir outro significado que não o que lhe chegava através dos olhos.
A estrofe final
Na segunda estrofe, declara-se «fácil de definir». E concretiza a ideia proclamando que viu «como um danado» (comparação), assumindo-se mais uma vez como o poeta do olhar, das sensações visuais, que predominam sobre todas as outras («Mesmo ouvir nunca foi para mim senão um acompanhamento de ver.» - verso 9), um observador da realidade, em suma. Além disso, não amou com sentimento, nem se deixou contaminar por grandes ambições ou sonhos grandiosos. Por outro lado, compreendeu a realidade das coisas e a diferença que existe entre elas, numa enorme diversidade, sem ligação entre si, ou seja, sem lhes atribuir um significado. Ou seja, o sujeito poético compreende com os olhos (com os sentidos), não com o pensamento. Isto impediu que ele tivesse uma vida semelhante à dos restantes, pois ele limitou-se a contemplar a realidade exterior, sem lhe atribuir outro significado que não o que lhe chegava através dos olhos.
A estrofe final
Caeiro, o «Mestre»
Quer Fernando Pessoa (o ortónimo)
quer os restantes heterónimos consideram Alberto Caeiro o seu Mestre. Porquê?
Caeiro aponta soluções para os
problemas existenciais e filosóficos que atormentam quer o ortónimo quer os outros
heterónimos.
Caeiro é, desde logo, o único que
consegue atingir a paz, a tranquilidade e a serenidade ao recusar o pensamento
e ao adotar o sentir – "Eu não tenho filosofia, tenho sentidos." –,
precisamente o oposto de Pessoa, que tudo racionalizava e era incapaz de
sentir. Caeiro é, por conseguinte, aquilo que o ortónimo não consegue ser, isto
é, alguém que não procura qualquer sentido para a vida ou para o universo,
porque lhe basta aquilo que vê e sente em cada momento.
Na verdade, todos os «eus»
poéticos pessoanos são atingidos, de uma forma ou de outra, pelo peso excessivo
do pensamento, da razão, do racionalismo, causadores de dor e impeditivos da
felicidade. Assim, Pessoa apresenta-se como incapaz de sentir; Ricardo Reis
controlar as suas emoções através do uso da razão, para evitar a infelicidade;
Álvaro de Campos, na sua fase abúlica, lamenta-se do seu vício de pensar
("Pára, meu coração! Não penses! Deixa o pensar na cabeça!"). Pelo
contrário, Alberto Caeiro encontra a felicidade ao recusar o pensamento e a
existência de um lado abstrato / obscuro das coisas, defendendo a existência
apenas do concreto, do objetivo: "Sinto todo o meu corpo deitado na
realidade, / Sei a verdade e sou feliz".
Sintetizando, Caeiro é considerado
o Mestre em consequência dos seguintes princípios poéticos:
▪ Recusa o
pensamento (que implica que se deturpe o significado das coisas que
existem), a filosofia e a metafísica, a essência,
acreditando o poeta apenas na aparência (captada pelos sentidos), eliminando
assim a dor de pensar e alcançando a felicidade;
▪ Sensacionismo:
Caeiro substitui o pensamento, que considera uma doença, pelas sensações que
colhe no exterior objetivo, defendendo que nada existe para além do que é
percetível para o ser humano, para além do que é captado pelos sentidos – ou seja,
devemos percecionar, conhecer e fruir o mundo através dos sentidos, sobretudo a
visão, e o real se reduz à materialidade;
▪ Aceitação
serena do mundo e da realidade tal qual eles são: as coisas são o que são,
resumem-se à sua aparência, não têm significados ocultos, e o poeta aceita-as
como elas são, sem as questionar, sem as pensar, visto que "pensar é não
compreender" (pelo contrário, o ortónimo pensa, vê para além das
aparências, considerando que aquilo que vê é apenas a exteriorização de outra
coisa);
▪ Comunhão
com a Natureza: o ser humano deve submeter-se às leis naturais e não deve
racionalizar processos que existem naturalmente (por exemplo, as ideias de vida
ou de morte, que existem enquanto verdades absolutas), daí a negação da
existência de significados ocultos na Natureza – neste ponto, aproxima-se do paganismo;
▪ Caeiro
sente-se deslumbrado perante a natureza e a sua diversidade (a “eterna
novidade do mundo”);
▪ Caeiro é o poeta
do real objetivo e do olhar ingénuo sobre o mundo: Caeiro aceita as
ideias de vida e de morte sem mistérios, despojadas de reflexão, de pensamento,
de subjetividade;
▪ Neopaganismo:
Caeiro tem uma visão pagã da existência, resultante da comunhão com a Natureza,
que passa pela descrença na transcendência e pela opção pela sensação,
considerara a única verdade;
▪ Considera
que só o presente existe e deve ser vivido;
▪ Irregularidade
formal (verso livre, irregularidade métrica e estrófica), «seguida» por
Álvaro de Campos.
Note-se, porém, que existe uma
grande liberdade dos discípulos em relação ao seu Mestre. Por exemplo, Ricardo
Reis é discípulo de Caeiro apenas em parte, visto que ama a Natureza e o viver
lúdico da infância, mas não possui a calma e a placidez exibidas pelo Mestre
diante da passagem / do fluir do tempo e da certeza da morte. Reis receia-a e
angustia-se perante a sua mortalidade e a do ser humano em geral.
Por sua vez, Álvaro de Campos,
apesar de amar e reverenciar Caeiro, "exaspera-se por não conseguir viver
os seus ensinamentos". É o próprio Campos que afirma: "Mestre, só
seria como tu se tivesse sido tu".
Fernando Pessoa, por seu turno, é
a antítese do Mestre, porque pensa e sofre em virtude dessa racionalidade e da
consciência. Ele que afirmou que cada um dos heterónimos constitui uma espécie
de drama, o que leva alguns estudiosos da obra pessoana a falar em Poetodrama
relativamente à questão da heteronímia.
Em suma, Caeiro é o Mestre, mas
quer o ortónimo quer os heterónimos seguiram o seu próprio caminho com
liberdade.
Bibliografia:
. COELHO,
Jacinto do Prado, Diversidade e Unidade em Fernando Pessoa;
. Coleção RESUMOS, Poemas de
Fernando de Pessoa;
. JACINTO,
Conceição et alii, Análise de Poemas de Fernando Pessoa;
. MARTINS,
Fernando Cabral (Coord.), Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo
Português;
. MATOS,
Maria Vitalina Leal, A Vivência do Tempo em Fernando Pessoa;
. SEABRA,
José Augusto, Fernando Pessoa ou o Poetodrama;
. SENA, Jorge
de, Fernando Pessoa & Companhia Heterónima.
terça-feira, 13 de novembro de 2012
Perfil de Alberto Caeiro
Perfil de Alberto Caeiro, traçado a partir da leitura da carta a Adolfo Casais Monteiro.
1. Aspetos biográficos:
a) Nascimento: 16 de abril de 1889, em Lisboa.
b) Falecimento: 1915, Lisboa, vítima de tuberculose.
c) Profissão: nunca exerceu qualquer profissão; viveu à custa de pequenos
rendimentos.
d) Educação: instrução primária (4.ª classe).
e) Família:
- órfão de pai e mãe muito jovem;
- vivia com uma velha tia-avó, de pequenos rendimentos, no campo, numa
quinta do Ribatejo.
2. Retrato:
a) Traços físicos:
- estatura média;
- aspeto frágil;
- cara rapada;
- louro sem cor;
- olhos azuis.
3. Obra
a) Obras:
- O Guardador de Rebanhos;
- O Pastor Amoroso;
- Poemas Inconjuntos.
b) Relação com Pessoa e heterónimos: é considerado o Mestre.
c) Traços poéticos:
- ausência de pensamento metafísico;
- ausência de racionalização.
d) Relação com a escrita: escreve mal o português.
e) Génese: 8 de março de 1914, o "dia triunfal" da vida de Pessoa, pois nele
apareceu o seu «Mestre», «"pur pura e inesperada inspiração".
- estatura média;
- aspeto frágil;
- cara rapada;
- louro sem cor;
- olhos azuis.
3. Obra
a) Obras:
- O Guardador de Rebanhos;
- O Pastor Amoroso;
- Poemas Inconjuntos.
b) Relação com Pessoa e heterónimos: é considerado o Mestre.
c) Traços poéticos:
- ausência de pensamento metafísico;
- ausência de racionalização.
d) Relação com a escrita: escreve mal o português.
e) Génese: 8 de março de 1914, o "dia triunfal" da vida de Pessoa, pois nele
apareceu o seu «Mestre», «"pur pura e inesperada inspiração".
O nome: Alberto Caeiro
De acordo com o sítio http://www.umfernandopessoa.com, o nome deste heterónimo de Fernando Pessoa seria explicável do seguinte modo...
Alberto, um nome de origem germânica, significa «calmo» ou «nobre».
Por seu lado, Caeiro relacionar-se-ia com cal e por isso com branco, remetendo para os versos do heterónimo - brancos por não possuírem rima - e para o facto de ele não crer em nada além do que vê. Assim, a sua compreensão da realidade seria, igualmente, branca, sem nada escrito nela. Além disso, em determinadas culturas, o branco é a cor funerária, do esquecimento e da perda de tudo.
Deste modo, associando o nome e o sobrenome, Alberto Caeiro significaria «a nobreza calma do esquecimento das coisas».
Há, ainda, quem seja audaz e associe o nome «Caeiro» a «(Mário de Sá-)Carneiro», o grande amigo de Pessoa e que desempenhou um papel, simultaneamente, importante e involuntário no surgimento deste heterónimo, pois, segundo a carta sobre a génese dos heterónimos, ele teria surgido para pregar uma partida a Mário de Sá-Carneiro.
Deste modo, associando o nome e o sobrenome, Alberto Caeiro significaria «a nobreza calma do esquecimento das coisas».
Há, ainda, quem seja audaz e associe o nome «Caeiro» a «(Mário de Sá-)Carneiro», o grande amigo de Pessoa e que desempenhou um papel, simultaneamente, importante e involuntário no surgimento deste heterónimo, pois, segundo a carta sobre a génese dos heterónimos, ele teria surgido para pregar uma partida a Mário de Sá-Carneiro.
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Casa dos Segredos (II)
P - Quantos cantos têm Os Lusíadas?
R - Quatro.
R - Quatro.
domingo, 11 de novembro de 2012
sábado, 10 de novembro de 2012
Epigrama I, 38
Os versos que tu recitas
São, sim, Fidentino, meus;
Mas como os recitas mal,
Eles passam a ser teus.
Marcial
São, sim, Fidentino, meus;
Mas como os recitas mal,
Eles passam a ser teus.
Marcial
Epigrama VI, 36
Papilo, um pau tão grande tens quanto o nariz
Que sempre, ao levantar, podes cheirar.
Marcial
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
quarta-feira, 7 de novembro de 2012
A austeridade pela Grécia, ou da regressão humana
25/10/2012 - 16h39
Desempregados gregos deixam de ter acesso a atendimento médico
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LIZ ALDERMAN
DO "NEW YORK TIMES", EM ATENAS
DO "NEW YORK TIMES", EM ATENAS
Como chefe do maior setor de oncologia da Grécia, o médico Kostas Syrigos achou que já tinha visto tudo. Mas nada o tinha preparado para o encontro com Elena, uma desempregada cujo câncer de mama tinha sido diagnosticado um ano antes de sua consulta com ele.
No momento da consulta, o tumor já tinha alcançado o tamanho de uma laranja e rompido a pele, deixando uma ferida cujo pus ela estava enxugando com guardanapos de papel.
"Quando a vimos, ficamos sem palavras", disse Syrigos, chefe de oncologia do Hospital Geral Sotiria, na região central de Atenas. "Todo o mundo chorou. Coisas como essas são descritas nos livros didáticos de medicina, mas a gente nunca via em primeira mão porque, até agora, qualquer pessoa que adoecesse neste país sempre podia ser atendida."
Angelos Tzortzinis/The New York Times | ||
O cardiologista Giorgos Vichas, que participa de um grupo clandestino de atendimento médico na Grécia |
A vida na Grécia foi virada do avesso desde que a crise da dívida tomou conta do país. Mas em poucas áreas a mudança tem sido mais marcante que na saúde.
Até pouco tempo atrás, a Grécia tinha um sistema de saúde típico da Europa, com empregadores e indivíduos contribuindo para um fundo que, com assistência do governo, financiava o atendimento médico universal. Isso mudou em julho de 2011, quando a Grécia firmou um acordo com credores internacionais, recebendo um empréstimo para evitar o colapso financeiro.
Agora os gregos que perdem seus empregos recebem benefícios pelo prazo máximo de um ano. Depois disso, se não puderem pagar a conta, eles ficam por conta própria, obrigados a arcar com seus próprios custos de saúde.
As mudanças estão forçando cada vez mais pessoas a buscar ajuda fora do sistema de saúde tradicional. Elena, por exemplo, foi encaminhada para Syrigos por médicos que participam de um movimento clandestino que surgiu no país para dar atendimento a quem não tem seguro médico.
"Hoje, na Grécia, estar desempregado significa a morte", disse Syrigos. "Estamos caminhando para a mesma situação em que os Estados Unidos estavam, na qual, se você perde o emprego e não tem convênio médico, você deixa de ter direito a qualquer atendimento."
Com os cofres públicos esvaziados, os suprimentos médicos estão em níveis tão baixos que alguns pacientes têm sido forçados a trazer os seus de casa, inclusive coisas como seringas e stents (próteses metálicas para a desobstrução de artérias).
Com a deterioração do sistema, Syrigos e vários de seus colegas decidiram tomar as rédeas do problema nas próprias mãos. "Somos uma rede do tipo Robin Hood", disse o cardiologista Giorgios Vichas, que fundou o movimento clandestino em janeiro. "Em algum momento, as pessoas não vão mais poder doar, devido à crise. É por isso que estamos pressionando o Estado para que volte a assumir a responsabilidade pela saúde."
Elena contou que ficou sem seguro médico depois de abandonar seu emprego de professora para cuidar de seus pais, que estavam com câncer, e um tio doente. Ela entrou em pânico quando descobriu que tinha o mesmo tipo de câncer de mama que matou sua mãe. O tratamento custaria pelo menos US$40 mil, ela ouviu dos médicos, e as finanças de sua família estavam zeradas.
"Se eu não pudesse vir aqui, não faria nada", ela comentou. "Hoje, na Grécia, as pessoas precisam combinar com elas mesmas que não vão ficar muito doentes."
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