quinta-feira, 23 de setembro de 2010
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Grupos constituintes da frase (GC1)
1.1.
a) A Sofia - Grupo Nominal (GN)
é magra - Grupo Verbal (GV)
b) A bicicleta - GN
derrapou perigosamente - GV
c) A Joana - GN
ofereceu uma prenda ao namorado - GV
1.2.
a) Núcleo do GN: "Sofia"
Núcleo do GV: "é"
b) Núcleo do GN: "bicicleta"
Núcleo do GV: "derrapou"
c) Núcelo do GN: "Joana"
Núcleo do GV: "ofereceu"
1.2.1. O núcleo do grupo nominal é um nome, enquanto o núcleo do grupo verbal é um verbo.
1.3. O grupo nominal tem como núcleo o nome e o grupo verbal tem como núcelo o verbo.
1.4.1.
a) "magra" - grupo adjectival
b) "perigosamente" - grupo adverbial
c) "uma prenda" - grupo nominal
d) "ao namorado" - grupo adverbial
1.4.2.
a) Núcleo: "magra"
Classe: adjectivo
b) Núcleo: "perigosamente"
Classe: advérbio
c) Núcleo: "uma prenda"
Classe: nome
Núcleo: "ao"
Classe: preposição (contracção da preposição "a" com o determinante artigo definido "o")
1.4.3. O grupo adjectival tem como núcleo o adjectivo, o grupo adverbial tem como núcleo o advérbio e o grupo preposicional tem como núcleo a preposição.
2.
a) A Sofia - Grupo Nominal (GN)
é magra - Grupo Verbal (GV)
b) A bicicleta - GN
derrapou perigosamente - GV
c) A Joana - GN
ofereceu uma prenda ao namorado - GV
1.2.
a) Núcleo do GN: "Sofia"
Núcleo do GV: "é"
b) Núcleo do GN: "bicicleta"
Núcleo do GV: "derrapou"
c) Núcelo do GN: "Joana"
Núcleo do GV: "ofereceu"
1.2.1. O núcleo do grupo nominal é um nome, enquanto o núcleo do grupo verbal é um verbo.
1.3. O grupo nominal tem como núcleo o nome e o grupo verbal tem como núcelo o verbo.
1.4.1.
a) "magra" - grupo adjectival
b) "perigosamente" - grupo adverbial
c) "uma prenda" - grupo nominal
d) "ao namorado" - grupo adverbial
1.4.2.
a) Núcleo: "magra"
Classe: adjectivo
b) Núcleo: "perigosamente"
Classe: advérbio
c) Núcleo: "uma prenda"
Classe: nome
Núcleo: "ao"
Classe: preposição (contracção da preposição "a" com o determinante artigo definido "o")
1.4.3. O grupo adjectival tem como núcleo o adjectivo, o grupo adverbial tem como núcleo o advérbio e o grupo preposicional tem como núcleo a preposição.
2.
terça-feira, 21 de setembro de 2010
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
«O menino de sua mãe»
» Génese do poema
2. Estrutura interna
. 1.ª parte (est. 1-2) - Descrição do «cenário»:
. 2.ª parte (est- 3-5) - Discurso emotivo, judicativo, onde se destacam:
. 3.ª parte (6.ª estrofe) - O espaço familiar:
3. Estrutura narrativa do poema
» Narrador: o sujeito lírico (subjectivo, porque emite juízos de valor sobre o que «narra»).
» Acção: a morte de um menino na guerra.
» Personagens: o menino, a mãe, a criada...
» Espaço:
- o plaino abandonado, o campo de batalha, símbolo da morte;
- lá longe, em casa: o dramatismo presente nas preces vãs para que volte cedo e bem.
» Tempo: presente (o da morte e da prece) e passado (o carinho, o amor, a protecção caseiras).
4. Estrutura formal
O poema "O menino de sua mãe" viu a luz do dia através da revista Contemporânea, III Série, n.º 1, no ano de 1926, num período de grande criatividade do poeta. Segundo o próprio Pessoa, em confissão ao amigo Carlos Queiroz, sobrinho da sua única "namorada", Ophélia Queiroz, a inspiração para a escrita do texto surgiu-lhe após a observação, na parede de uma pensão onde jantou com um camarada, de uma litografia que representava um soldado morto na guerra.
No entanto, o ensaísta João Gaspar Simões (Vida e Obra de Fernando Pessoa) associa a figura do soldado morto do poema ao próprio Fernando Pessoa, assumindo a interpenetração da vida e obra do poeta. De acordo com esta tese, o tema da infância enquanto idade perfeita e feliz, paraíso perdido e irrecuperável, relacionar-se-ia com os primeiros cinco anos de vida, marcados pela felicidade, amor, be-estar e protecção que a família lhe proporcionam: o conforto possível da casa espaçosa do Chiado nas traseiras do Teatro de S. Carlos; a presença do pai, um homem culto e atencioso; a atenção exclusiva e dedicada da mãe, uma mulher com índices e interesses culturais pouco habituais na época entre o género feminino (por exemplo, falava fluentemente francês e inglês); o convívio com duas velhas criadas e com a avó, não obstante os sinais inequívocos de senilidade que já patenteava.
Todavia, este quadro idílico rapidamente se alterou. Com efeito, o seu pai e o seu irmão mais novo adoeceram e, em Julho de 1893, aquele acabou mesmo por falecer, o que fez com que Pessoa se mudasse para uma casa mais modesta, distante dos espaços que ele conhecia e amava. Entretanto, o falecimento do irmão mais novo fê-lo sentir novamente a devoção, o amor e o carinho maternos, mas esta situação revelou-se sol de pouca dira, visto que, em 1895, sua mãe constituiu uma nova família ao contrair matrimónio com João Miguel Rosa, facto que obrigou o poeta a acompanhá-la para Durban, na África do Sul, para onde se deslocou em 1896 em virtude de o segundo marido aí desempenhar as funções de cônsul de Portugal.
» Análise do poema
Este poema é susceptível de uma dupla leitura: uma literal, que nos apresenta a imagem de um soldado morto na guerra e abandonado no campo de batalha e o dramatismo da vivência familiar, representada pela mãe, e outra metafórica.
1. Tema:
- o tema da guerra e dos meninos injustamente roubados à vida / à idade ("Agora que idade tem?"), às mães, às amas, à infância;
- a nostalgia da infância irrenediavelmente perdida.
2. Estrutura interna
. 1.ª parte (est. 1-2) - Descrição do «cenário»:
- Espaço:
- planície ("plaino abandonado"): a imensidão, a solidão, o abandono;
- Tempo:
- o presente;
- "a morna brisa";
- Menino:
- morto ("De balas traspassado..."; "Jaz morto...") recentemente ("... e arrefece...", não obstante a brisa morna);
- abandonado, só, na imensidão da planície, no campo de batalha ("No plaino abandonado..." → hipálage: a característica do abandono é transposta do menino para a planície);
- a farda ensopada de sangue, que vai alastrando, o que confirma que a morte foi recente;
- "De braços estendidos", abandonados;
- "alvo", cor que simboliza a pureza, a inocência e a paz, o que configura um contraste com as ideias de guerra e de morte tratadas no texto;
- louro;
- exangue → palidez advinda da morte;
- o olhar parado, sem vida, fixo ("fita") nos "céus perdidos" ("céus" → o paraíso perdido da infância).
Em suma, nesta primeira parte o sujeito lírico remete-nos para um «plaino», cenário de guerra, onde se encontra o corpo morto de um menino.
No que diz respeito à linguagem e ao estilo, destaque para os seguintes recursos:
. o recurso ao presente do indicativo, tempo da descrição realista do «cenário» e da morte recente do menino;
. a adjectivação rica e abundante, que exprime a morte e o abandono do menino ("traspassado", "morto", "estendidos", "langue e cego" → dupla adjectivação; "perdidos"), bem como a sua juventude e inocência ("alvo, louro, exangue" → tripla adjectivação);
. as sensações visuais ("Raia-lhe a farda o sangue"; "alvo, louro, exangue", etc) e tácteis ("a morna brisa aquece", etc.);
. o hipérbato: "Raia-lhe a farda o sangue..." (a ordem habitual dos elementos da frase seria a seguinte: "O sangue raia-lhe a farda...");
. o contraste antitético entre a brisa morna e o corpo do menino que arrefece;
. o predomínio de frases de tipo declarativo, que se adequam ao tom descritivo das duas estrofes iniciais.
. 2.ª parte (est- 3-5) - Discurso emotivo, judicativo, onde se destacam:
- a juventude do menino, traduzida pelas exclamações e pela repetição do adjectivo «jovem», que simultaneamente remete para a perplexidade / o espanto do sujeito lírico pela morte absurda de alguém tão jovem;
- a «ausência de idade»;
- o ser filho único;
- o amor, o carinho, a ternura de que era objecto por parte da mãe, presente na expressão com que ela o chamava e que funciona como título do poema ("O menino de sua mãe.");
- a «cigarreira breve» (hipálage), prenda da mãe:
. símbolo do amor e carinho maternos;
. símbolo da efemeridade da vida do menino (nem teve tempo de a usar, daí que ela se encontre «inteira e boa» - dupla adjectivação -, em contraste com ele, morto - antítese);
- o lenço bordado, oferecido pela "criada / Velha que o trouxe ao colo":
. símbolo do carinho e da protecção;
. símbolo da pureza e inocência, representadas pela «brancura embainhada» (hipálage);
. símbolo da brevidade da vida.
. 3.ª parte (6.ª estrofe) - O espaço familiar:
- espaço: a casa, o ambiente familiar, outrora sinónimo de protecção, refúgio, e agora de saudade e esperança;
- a distância: «Lá longe»;
- a prece (inútil: «em vão»):
. a saudade do menino;
. a esperança no seu regresso rápido e são / saudável;
. a mãe, símbolo de amor, carinho, saudade e esperança;
. o desfasamento entre a realidade (o menino morto) e as expectativas presentes na prece da mãe e da criada → o dramatismo, o carácter trágico daquela morte;
. a causa da tragédia - o desejo de Impérios, presente no discurso parentético do verso 28 - e a intemporalidade da mensagem do poema, evidenciada pela utilização do presente do indicativo;
. a intensificação do realismo, assente no recurso à gradação ("Jaz morto e arrefece." - v. 5; "Jaz morto, e apodrece..." - v. 29), que traduz a passagem do tempo, manifesta no apodrecimento do cadáver, o resultado final da guerra.
3. Estrutura narrativa do poema
» Narrador: o sujeito lírico (subjectivo, porque emite juízos de valor sobre o que «narra»).
» Acção: a morte de um menino na guerra.
» Personagens: o menino, a mãe, a criada...
» Espaço:
- o plaino abandonado, o campo de batalha, símbolo da morte;
- lá longe, em casa: o dramatismo presente nas preces vãs para que volte cedo e bem.
» Tempo: presente (o da morte e da prece) e passado (o carinho, o amor, a protecção caseiras).
4. Estrutura formal
Esta composição poética é constituída por seis quintilhas de versos hexassílabos (seis sílabas métricas: No / plai / no a/ ban / do / na ) e rima cruzada, emparelhada e interpolada, de acordo com o seguinte esquema rimático: a b a a b.
» Conclusão
Não obstante as leituras biográficas deste poema a que se aludiu no início do «post», a verdade é que a sua leitura nos remete para o drama que afligiu o poeta e que encontramos quer no ortónimo quer nos heterónimos: a nostalgia da infância, símbolo da inocência, da inconsciência, da felicidade (inconsciente) e da alegria, em suma, uma idade perfeita - um paraíso - (neste poema, simbolizada pela cigarreira e pelo lenço, representações do passado vivido junto de quem amava e de quem o amava), mas longínqua e irrecuperável, o que gera nostalgia, desesperança, para mais em contraste com a consciência aguda que lhe provoca dor, bem como a sensação de desconhecimento de si mesmo, de perda da identidade.
sábado, 18 de setembro de 2010
Primeiro Modernismo: contexto histórico
A transição do século XIX para o XX constituiu, para Portugal e para o Mundo, uma época conturbada e conflituosa. São diversos os acontecimentos responsáveis por esta situação:
» A repartição do território africano na Conferência de Berlim (1884-1885): na passagem do séc. XIX para o XX, a Europa dominava política, económica e culturalmente o Mundo, tendo as potências industrializadas desenvolvido uma política expansionista, nomeadamente em África, no intuito de obter matérias-primas a baixos preços e chegar a novos mercados. O movimento expansionista acentuou a rivalidade entre as principais potências europeias. Para tentar diminuir estas rivalidades, os países com interesses em África decidiram, na Conferência de Berlim, repartir o território africano entre si, estabelecendo o princípio da ocupação efectiva, que estatuía que os territórios africanos deveriam pertencer aos países que os ocupassem de facto, em detrimento dos direitos históricos.
» O Mapa Cor-de-Rosa: com o intuito de afirmar o seu poder em África, Portugal patrocinou algumas viagens de exploração e elaborou, em 1886, o Mapa Cor-de-Rosa, que ilustrava a reivindicação nacional da posse dos territórios entre Angola e Moçambique.
» O Ultimatum inglês (1890) e a revolta de 31 de Janeiro de 1891: o projecto do Mapa Cor-de-Rosa colidia com os interesses de Inglaterra, por isso este país fez um ultimato ao governo português, exigindo a retirada das tropas do território entre Angola e Moçambique. Perante o grande poder político da Inglaterra, Portugal cedeu, evidenciando assim a fragilidade da sua colonização. O povo considerou o ultimatum inglês uma humilhação nacional e acusou o rei de fraqueza e de incapacidade para dirigir o país.
» O regicídio (1908): o descrédito da Monarquia foi ainda agravado por problemas económicos e financeiros. No sentido de superar as dificuldades, o rei D. Carlos enveredou por uma via repressiva, autorizando o chefe do governo, João Franco, a instaurar uma ditadura. Em 2 de Fevereiro de 1908, o rei D. Carlos e o príncipe Luís Filipe foram assassinados, sucedendo-lhes no trono D. Manuel II, filho mais novo de D. Carlos, que demitiu João Franco.
» A implantação da República: apesar das dificuldades concedidas à oposição, o descontentamento continuou a aumentar. Em 5 de Outubro de 1910, uma revolução derrubou a Monarquia e instaurou a República em Portugal. Na sequências destes acontecimentos, foi constituído um governo provisório, presidido por Teófilo Braga, figura ligada à Geração de 70. Em 1911, foi eleita a Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou e aprovou a Constituição republicana e elegeu o primeiro Presidente da República, Manuel de Arriaga.
» A Primeira Guerra Mundial (1914-1918): na mesma altura, os estados europeus formavam alianças diplomáticas e militares que rapidamente levaram à corrida aos armamentos. A Europa vivia num clima de tensão e, quando o herdeiro do trono austro-húngaro, o arquiduque Francisco Fernandes, foi assassinado por um estudante nacionalista sérvio, a Áustria declarou guerra à Sérvia. Sucederam-se, de imediato, declarações de guerra entre os países pertencentes às alianças político-militares, originando a Primeira Guerra Mundial, na qual Portugal participou como aliado da França e da Inglaterra, tendo-se Fernando Pessoa manifestado contra essa participação. O elevado número de mortos apenas contribuiu para uma visão mais pessimista da existência.
» A revolução russa de 1817.
» A agonia do regime republicano (1910-1926): os governos da Primeira República portuguesa empreenderam uma série de reformas. Na educação e na cultura, foram bem sucedidas, mas os aspectos sociais e económicos foram de difícil resolução. Por outro lado, este período pautou-se por grande instabilidade política: sete parlamentos, oito presidentes da república e quarenta e cinco governos, muitos deles com a duração de dias (por exemplo, o primeiro, chefiado por João Chagas, durou 70; o sexto, liderado por Azevedo, 45; a Junta Constitucional, três; e assim sucessivamente).
» O golpe militar de 28 de Maio (1926): a incapacidade dos sucessivos governos de superarem a crise económico-financeira, o agravamento das condições de vida das populações e a instabilidade política, motivada pelas divisões internas, tornaram propícios os movimentos de revolta contra o regime da Primeira República, que acabaria por ser derrubada no golpe militar de 1926, chefiado pelo general Gomes da Costa. Assim se abria o caminho para a instauração da ditadura militar.
» A ascensão do fascismo e de Salazar: em 1928, foi eleito um novo Presidente da República, o general Óscar Carmona. A fim de resolver as dificuldades económico-financeiras, foi nomeado um novo Ministro das Finanças, António de Oliveira Salazar. As medidas por si romadas trouxeram-lhe grande prestígio e influência, pelo que, em 1932, foi convidado para liderar o governo e, em 1933, apresentou uma nova Constituição política, que marcou o início do Estado Novo, um regime ditatorial caracterizado pelos princípios de autoritarismo, conservadorismo e nacionalismo e pela cessação das liberdades individuais e colectivas.
» Em suma, o início do século XX foi um período de crises e rupturas:
~ o avanço tecnológico e científico promete um mundo novo cheio de máquinas e de progresso;
~ no entanto, as miseráveis condições de vida dos trabalhadores geram o descontentamento e exigem uma mudança radical;
~ os intelectuais e artistas são os primeiros a enunciar o mal-estar e a necessidade de repensar a sociedade e o homem:
. no final do século XIX, Nietzsche, filósofo alemão, questiona os fundamentos da moral e da conduta humana ocidental, herança da cultura grega e da tradição judaico-cristã, por isso completamente desajustados do mundo de então;
. Freud cria a Psicanálise, uma ciência que demonstra a complexidade do homem, revelada no papel do inconsciente, na importância da sexualidade, na significação dos sonhos;
. Em 1905, o físico alemão Einstein apresenta a teoria da relatividade, que põe em causa grande parte do conhecimento científico tido como inquestionável, revolucionando a ciência;
~ estas mudanças e rupturas suscitam um sentimento de expectativa, mas também de insegurança, aumentada com a Primeira Guerra Mundial.
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