segunda-feira, 10 de junho de 2013

Leitura de Imagem

                A imagem escolhida para a devida leitura é da autoria de Leonardo Da Vinci e é intitulada de “The Last Supper”. Esta imagem tem como espaço o refeitório do Convento de Santa Maria della Grazie, em Milan. Este quadro/ imagem retrata a última ceia de Jesus com os disciplos e foi pintada entre os anos 1495 e 1498, ou seja, tendo demorado assim 3 anos a ser pintada.
                Numa descrição do quadro, podemos observar no primeiro plano, Jesus ao centro de uma mesa comprida, acompanhado pelos seus disciplos. Observamos também que há pão e vinho na mesa, dois dos grandes simbolos na comunidade cristã depois da ultima ceia de jesus cristo com os disciplos. Todos os discilplos, assim como Jesus estão vestidos com roupas da época (mantos de tecido). Já num segundo plano observamos que estes se encontram num refeitório com três janelas ao fundo. Numa análise com base na simbologia dos objetos podemos dizer que os principais elementos no quadro para além de Jesus (figura ilustre e ideologica na comunidade cristã) e dos disciplos, observamos dois elementos importantissimos que são o pao e o vinho. Estes dois elementos são no dia a dia, devido á sua grande importancia, falados e utilizados nas missas cristãs simbolizando assim, o vinho o sangue da nova e eterna aliança e o pão o corpo de cristo. Nas missas ainda hoje podemos ouvir o Sr. Padre dizer: “Tomai todos e comei, isto é o meu corpo, que será entregue por vós” referindo-se ao pão na ultima ceia; “ De igual modo, no fim da ceia, pegou o cálice, tomou e deu aos seus disciplos dizendo: isto é o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança que será derramado por nós e por todos, para remissao dos pecados, fazendo isto em memória de mim”. Desta frase vemos que o sangue simboliza o sangue de cristo, sangue este que é tomado pelo padre em memoria de cristo e da eterna aliança presente na ultima ceia.
                Este quadro é uma obra de Leonardo Da Vinci conheçida por todo o mundo. Este quadro tem muito significado na vida cristã e na relação de cristo para com o seu povo, neste caso os disciplos, assim como os principios pelos quais se regia, ou seja, a partilha do pao e do vinho entre outros aspetos. Este quadro é sem dúvida um dos mais apreciados por todo o mundo, não pela sua beleza mas sim pela sua simbologia.

Hugo F.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...