Português: "Pastores da Boa Vontade"

segunda-feira, 10 de junho de 2013

"Pastores da Boa Vontade"

            «Pastores de Nuvens» é o título do “cartoon” da autoria de Biratan Porto, “cartoonista” brasileiro. Nesta imagem, temos presentes quatro pastores, cada um com um cajado na mão que serve para guardar as nuvens e, não permitir que estas fujam para outro rebanho. São visíveis também umas grandes latas, que servem para armazenar a precipitação das nuvens.
O título «Pastores de Nuvens» apresenta uma actividade, um pouco estranha, que os pastores desenvolvem, juntam nuvens com os seus cajados como quem reúne as ovelhas de um certo rebanho, para que a chuva seja guardada nas latas. Este “cartoon” tem como objetivo a defesa do ambiente, criticando mais concretamente a falta de água e a desertificação do planeta.
Relacionando o “cartoon” com o poema IX de Alberto Caeiro verificamos que em ambas as obras há a referência a pastores/ ovelhas e a oposição da relação do Homem com a natureza, relação de destruição versus harmonia.

Em suma, tanto Biratan Porto como Alberto Caeiro, com as suas obras, pretendem alertar para a inconsciência da sociedade na utilização exagerada dos recursos, que provoca graves consequências que podem não ter solução se não houver uma rápida intervenção que permita o fim dessa inconsciência.

Inês

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...