Resumo
Na casa de Capuleto, pouco antes
do início do banquete, Lady Capuleto chama a enfermeira, pois precisa de ajuda
para encontrar a filha. Julieta entra e a mãe dispensa a enfermeira para que
possa falar a sós com a filha. No entanto, muda imediatamente de ideia e pede à
enfermeira que permaneça e a aconselhe. Antes que Lady Capuleto possa começar a
falar, a enfermeira inicia uma longa história sobre como, quando criança,
Julieta sem entender se tornou cúmplice inocente de uma piada sexual. Lady Capuleto
tenta, sem sucesso, parar a divertida enfermeira. Julieta, envergonhada, ordena-lhe
que pare.
Lady Capuleto pergunta a Julieta o
que ela pensa sobre casar-se. A jovem responde que nunca pensou nisso. A mãe
observa que deu à luz Julieta quando tinha quase a idade atual da filha. E continua,
animada, afirmando que Julieta deve começar a pensar em casamento, porque o
valente Páris manifestou interesse nela. Julieta, obedientemente, responde que vai
olhar para Páris durante o banquete para ver se poderá amá-lo. Um criado entra
para anunciar o começo da festa.
Análise
Chegado à terceira cena, o público
finalmente conhece a segunda personagem inscrita no título da obra.
Tematicamente, esta cena continua a desenvolver a questão da influência dos
pais, particularmente a força dessa influência sobre as jovens. Lady Capuleto,
ela mesma uma mulher que se casou em tenra idade, oferece total apoio ao plano
do marido para a filha e pressiona Julieta a pensar em Páris como um marido antes
da filha começar sequer a pensar em casamento. Julieta admite o quão poderosa é
a influência dos seus pais quando diz sobre o pretendente: "Se o facto de
olhar pode levar ao afeto, olharei para ele, para que isso aconteça; contudo as
flechas dos meus olhos não irão mais além do que a vossa vontade o permita.”.
De facto, Julieta está a dizer que seguirá o conselho da mãe exatamente ao
pensar em Páris.
Enquanto fornece um momento de
humor, a anedota tola da enfermeira sobre Julieta quando bebé também ajuda a
retratar a inevitabilidade da situação da jovem. O comentário do marido da
enfermeira sobre Julieta caindo de costas quando ela atinge a maioridade é uma
referência ao seu envolvimento um dia num ato sexual. O seu comentário,
portanto, mostra que Julieta tem sido vista como um objeto potencial de
sexualidade e casamento desde que era criança. Em termos gerais, o seu destino de
um dia ser dada em casamento foi definido desde o nascimento.
Além do desenvolvimento temático,
esta cena fornece uma visão magnífica das três principais personagens
femininas. Lady Capuleto é uma mãe impotente e ineficaz: ela dispensa a
enfermeira, procurando falar sozinha com a filha, mas, assim que a enfermeira
começa a sair, fica nervosa e chama-a de volta. A enfermeira, na sua hilariante
incapacidade de parar de contar a história sobre a insinuação do seu marido
sobre o desenvolvimento sexual de Julieta, mostra uma veia vulgar, mas também
uma familiaridade com a jovem que implica que foi ela, e não Lady Capuleto,
quem criou a miúda. De facto, foi a enfermeira, e não Lady Capuleto, que
amamentou Julieta quando era bebé.
A própria Julieta é revelada nessa
cena como uma jovem ingénua e obediente à mãe e à enfermeira. Mas há vislumbres
de força e inteligência nela que estão totalmente ausentes na sua mãe. Onde
Lady Capuleto não consegue que a enfermeira cesse a sua história; já Julieta
interrompe-a com uma palavra. Já observámos que a frase de Julieta transcrita
parece implicar uma completa concordância com o controle de sua mãe. Mas a
frase também pode ser interpretada como ilustrando um esforço da parte de
Julieta de usar uma linguagem vaga como meio de afirmar algum controle sobre a sua
situação. Nesta frase, ao concordar em ver se pode amar Páris, ela está a dizer
ao mesmo tempo que não colocará mais entusiasmo nesse esforço do que a mãe
exige. A frase pode, portanto, ser interpretada como uma espécie de resistência
passiva.
Nesta cena, mais uma vez, é feita
uma comparação direta entre criados e senhores. No decorrer da história da
enfermeira, fica claro que a sua própria filha, que teria a idade de Julieta,
morreu há muito tempo. O marido da enfermeira também morreu. Essas mortes podem
ser simplesmente coincidentes, mas parece igualmente provável que correspondam
à posição mais baixa da enfermeira na vida.
Traduzido de SparkNotes
Sem comentários :
Enviar um comentário