Português: Resumo e análise da Cena III do Ato I de Romeu e Julieta

sábado, 14 de dezembro de 2019

Resumo e análise da Cena III do Ato I de Romeu e Julieta

Resumo
Na casa de Capuleto, pouco antes do início do banquete, Lady Capuleto chama a enfermeira, pois precisa de ajuda para encontrar a filha. Julieta entra e a mãe dispensa a enfermeira para que possa falar a sós com a filha. No entanto, muda imediatamente de ideia e pede à enfermeira que permaneça e a aconselhe. Antes que Lady Capuleto possa começar a falar, a enfermeira inicia uma longa história sobre como, quando criança, Julieta sem entender se tornou cúmplice inocente de uma piada sexual. Lady Capuleto tenta, sem sucesso, parar a divertida enfermeira. Julieta, envergonhada, ordena-lhe que pare.
Lady Capuleto pergunta a Julieta o que ela pensa sobre casar-se. A jovem responde que nunca pensou nisso. A mãe observa que deu à luz Julieta quando tinha quase a idade atual da filha. E continua, animada, afirmando que Julieta deve começar a pensar em casamento, porque o valente Páris manifestou interesse nela. Julieta, obedientemente, responde que vai olhar para Páris durante o banquete para ver se poderá amá-lo. Um criado entra para anunciar o começo da festa.

Análise
Chegado à terceira cena, o público finalmente conhece a segunda personagem inscrita no título da obra. Tematicamente, esta cena continua a desenvolver a questão da influência dos pais, particularmente a força dessa influência sobre as jovens. Lady Capuleto, ela mesma uma mulher que se casou em tenra idade, oferece total apoio ao plano do marido para a filha e pressiona Julieta a pensar em Páris como um marido antes da filha começar sequer a pensar em casamento. Julieta admite o quão poderosa é a influência dos seus pais quando diz sobre o pretendente: "Se o facto de olhar pode levar ao afeto, olharei para ele, para que isso aconteça; contudo as flechas dos meus olhos não irão mais além do que a vossa vontade o permita.”. De facto, Julieta está a dizer que seguirá o conselho da mãe exatamente ao pensar em Páris.
Enquanto fornece um momento de humor, a anedota tola da enfermeira sobre Julieta quando bebé também ajuda a retratar a inevitabilidade da situação da jovem. O comentário do marido da enfermeira sobre Julieta caindo de costas quando ela atinge a maioridade é uma referência ao seu envolvimento um dia num ato sexual. O seu comentário, portanto, mostra que Julieta tem sido vista como um objeto potencial de sexualidade e casamento desde que era criança. Em termos gerais, o seu destino de um dia ser dada em casamento foi definido desde o nascimento.
Além do desenvolvimento temático, esta cena fornece uma visão magnífica das três principais personagens femininas. Lady Capuleto é uma mãe impotente e ineficaz: ela dispensa a enfermeira, procurando falar sozinha com a filha, mas, assim que a enfermeira começa a sair, fica nervosa e chama-a de volta. A enfermeira, na sua hilariante incapacidade de parar de contar a história sobre a insinuação do seu marido sobre o desenvolvimento sexual de Julieta, mostra uma veia vulgar, mas também uma familiaridade com a jovem que implica que foi ela, e não Lady Capuleto, quem criou a miúda. De facto, foi a enfermeira, e não Lady Capuleto, que amamentou Julieta quando era bebé.
A própria Julieta é revelada nessa cena como uma jovem ingénua e obediente à mãe e à enfermeira. Mas há vislumbres de força e inteligência nela que estão totalmente ausentes na sua mãe. Onde Lady Capuleto não consegue que a enfermeira cesse a sua história; já Julieta interrompe-a com uma palavra. Já observámos que a frase de Julieta transcrita parece implicar uma completa concordância com o controle de sua mãe. Mas a frase também pode ser interpretada como ilustrando um esforço da parte de Julieta de usar uma linguagem vaga como meio de afirmar algum controle sobre a sua situação. Nesta frase, ao concordar em ver se pode amar Páris, ela está a dizer ao mesmo tempo que não colocará mais entusiasmo nesse esforço do que a mãe exige. A frase pode, portanto, ser interpretada como uma espécie de resistência passiva.
Nesta cena, mais uma vez, é feita uma comparação direta entre criados e senhores. No decorrer da história da enfermeira, fica claro que a sua própria filha, que teria a idade de Julieta, morreu há muito tempo. O marido da enfermeira também morreu. Essas mortes podem ser simplesmente coincidentes, mas parece igualmente provável que correspondam à posição mais baixa da enfermeira na vida.

Traduzido de SparkNotes

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...