Resumo
Noutra rua de Verona, Capuleto
caminha com Páris, um parente nobre do príncipe. Os dois discutem o desejo de Páris
de se casar com a filha de Capuleto, Julieta. Capuleto está muito feliz, mas
também afirma que Julieta – ainda com catorze anos - é jovem demais para se
casar. Ele pede a Páris que espere dois anos, garante-lhe que o favorece como
pretendente e convida-o para o tradicional baile de máscaras que irá realizar
naquela mesma noite, para que Páris possa começar a cortejar Julieta e
conquistar o seu coração. Capuleto envia um criado, Pedro, para convidar uma
lista de pessoas para a festa. À medida que Capuleto e Páris se afastam, Pedro
lamenta não saber ler pelo que, portanto, terá dificuldade em realizar sua
tarefa.
Romeu e Benvólio surgem em cena,
discutindo ainda se Romeu será capaz de esquecer o seu amor. Pedro pede a Romeu
que lhe leia a lista de convidados; o nome de Rosalina é um dos que constam
nela. Antes de partir, Pedro convida Romeu e Benvólio para a festa – assumindo,
diz ele, que não são Montecchios. Benvólio diz a Romeu que o banquete será a
oportunidade perfeita para comparar Rosalina com as outras mulheres bonitas de
Verona. Romeu concorda em ir com ele, mas apenas porque a própria Rosalina
estará lá.
Análise
Esta cena apresenta Páris como a
escolha de Capuleto para marido de Julieta e também põe em movimento a eventual
reunião de Romeu e Julieta na festa. No processo, a cena estabelece como a
jovem está sujeita à influência dos pais. Romeu pode ser forçado a lutar por
causa da inimizade do seu pai com os Capuletos, mas Julieta está muito mais constrangida.
Independentemente de qualquer conflito entre famílias, o pai de Julieta pode
forçá-la a casar-se com quem ele quiser. Essa é a diferença entre ser homem e
mulher em Verona. Pode parecer pior ser-se apanhado pela violência de uma luta,
mas o status de Julieta como jovem deixa-a sem poder ou escolha em
qualquer situação social. Como qualquer outra mulher nesta cultura, ela passará
do controle de um homem para outro. Nesta cena, Capuleto parece ser um homem de
bom coração. Ele difere para a capacidade de Julieta escolher por si mesma
("Minha vontade de consentir é apenas uma parte"). Mas o seu poder de
forçá-la a casar-se, se ele achar necessário, está implicitamente presente.
Assim, a influência dos pais nesta tragédia torna-se uma ferramenta do destino:
o casamento arranjado de Julieta com Páris e o tradicional conflito entre Capuletos
e Montecchios contribuirão para a morte de Romeu e Julieta. As forças que
determinam o seu destino são estabelecidas bem antes de as duas personagens se
encontrarem.
O espectro da influência dos pais,
evidente nesta cena, deve ser entendido como um aspeto da força exercida sobre
os indivíduos por estruturas sociais como a família, a religião e a política.
Todas estas estruturas sociais maciças irão, com o tempo, lançar obstáculos no
caminho do amor de Romeu e Julieta.
Pedro, que não sabe ler, empresta
um toque de humor à cena, especialmente na maneira como o seu analfabetismo o
leva a convidar dois Montecchios para a festa, ao mesmo tempo que afirma
expressamente que nenhum Montecchio é convidado. Mas a falta de educação de Pedro
também faz parte das estruturas sociais arreigadas. Julieta não tem poder
porque é mulher. Pedro não tem poder porque é um servo humilde e, portanto, não
pode ler.
Romeu, é claro, ainda está
apaixonado por Rosalina; mas o público pode concluir que ele encontrará Julieta
no banquete, e as expectativas começam a aumentar. Através da engenhosa
manipulação de Shakespeare da trama, o público começa a sentir o farfalhar do
destino que se aproxima.
Traduzido de SparkNotes
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