Português: Resumo e análise da Cena III do Ato II de Romeu e Julieta

domingo, 15 de dezembro de 2019

Resumo e análise da Cena III do Ato II de Romeu e Julieta

Resumo
De manhã, cedo, Frei Lourenço entra, segurando uma cesta. Ele enche-a com várias ervas daninhas, ervas e flores. Enquanto reflete sobre a beneficência da Terra, demonstra um profundo conhecimento das propriedades das plantas que coleta. Romeu entra e o frade intui que o jovem não dormiu na noite anterior, pelo que teme que Romeu tenha dormido em pecado com Rosalina. Romeu garante que isso não aconteceu e descreve o seu novo amor por Julieta, bem como a sua intenção de se casar com ela e o seu desejo de que o frade os case naquele mesmo dia. Frei Lourenço está chocado com essa mudança repentina de Rosalina para Julieta. Ele comenta sobre a inconstância do amor jovem, em particular o de Romeu. Este defende-se, observando que Julieta retribui o seu amor, enquanto Rosalina não. Em resposta, o frade argumenta que Rosalina pôde ver que o amor de Romeu por ela "lia de maneira rotineira, que não podia soletrar". Permanecendo cético diante da súbita mudança de coração do jovem, Frei Lourenço, no entanto, concorda em casar o casal. Ele expressa a esperança de que o casamento de Romeu e Julieta possa acabar com a rixa que assola os Montecchios e os Capuletos.

Análise
Nesta cena, somos apresentados a Frei Lourenço enquanto ele medita sobre a dualidade do bem e do mal que existe em todas as coisas. Falando em plantas medicinais, o frade alega que, embora tudo na natureza tenha um propósito útil, também pode levar ao infortúnio se for usado de maneira inadequada. No final desta passagem, a ruminação do frade volta-se para uma aplicação mais ampla; ele reflete sobre como o bem pode ser pervertido para o mal e o mal pode ser purificado pelo bem. O frade tenta usar suas teorias quando concorda em casar Romeu e Julieta; ele espera que o bem do seu amor reverta o mal do ódio entre as famílias rivais. Infelizmente, mais tarde, ele faz com que o outro lado da sua teoria entre em ação: o plano que envolve uma poção indutora do sono, que ele pretende que preserve o casamento e o amor de Romeu e Julieta, resulta na morte de ambos.
É difícil definir o papel temático do frade em Romeu e Julieta. Claramente, Frei Lourenço é um amigo bondoso de Romeu e Julieta. Ele também parece sábio e altruísta. Mas, embora o frade pareça incorporar todas essas boas qualidades frequentemente associadas à religião, também é um servo desconhecido do destino: todos os seus planos dão errado e criam os mal-entendidos que levam à tragédia final.
Frei Lourenço também devolve o espectro de Rosalina à peça. O frade não pode acreditar que o amor de Romeu possa mudar tão rapidamente de uma pessoa para outra. A resposta do jovem, de que Julieta corresponde ao seu amor, enquanto Rosalina não o fez, dificilmente fornece evidências de que ele amadureceu.


Traduzido de SparkNotes

Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...