Português: Contexto e princípios do Arcadismo

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Contexto e princípios do Arcadismo

     Um dos princípios do Arcadismo era a divisa inutilia truncat. Um dos princípios a considerar na configuração da estética arcádica era a imitação dos modelos greco-latinos. Esta era a ideia matriz, dela procedendo outros princípios defendidos pelos árcades:
        - elogio da vida simples;
        - a fuga da cidade para o campo;
        - o elogio de uma espontaneidade pré-civilizada da natureza bucólica.

    A própria designação de Arcádias tem a ver com uma região bucólica do Peloponeso. É uma designação significativa.

    Por aqui se pode constatar que esta revalorização de um estilo de vida preconizado pelos antigos, numa época de progresso, vai dar origem ao cultivo de uma poesia de pose (segundo Massud Moisés). É algo postiço, artificial, demasiado literário, porque surge em flagrante contraste com o clima histórico-cultural: época de franco progresso, desenvolvimento das ciências e de progresso urbano, decorrente da industrialização, da procura da verdade. Há a proposta de regresso ao passado.

    Nas reuniões dos árcades, discutia-se sobre a arte poética, a oratória e surgem aspetos aparentemente contraditórios, como a abolição da rima, porque a rima podia obrigar a um retrocesso no pensamento de influência iluminista. daí cultivarem o verso branco. Defendiam também a função social da literatura. Para além do modelo greco-latino, eles inspiraram-se nos franceses do século XVII (ex.: Voltaire). Quando ao caso português, pretendiam reatar a tradição quinhentista (com Camões). Eram diferentes as situações das grandes literaturas europeias, quando se dá a crise da consciência europeia (séculos XVII-XVIII).

    Nesta altura, em França, dominava já o Classicismo, que pode harmonizar-se com o impacto do novo movimento racionalista - o Iluminismo. Harmonizava-se, porque também o Iluminismo assentava num certo intelectualismo. Só aparentemente o racionalismo iluminista se devia opor ao Classicismo, mas esta oposição verificava-se porque o Classicismo dava relevo à tradição e ao passado, uma vez que defendia a imitação dos valores greco-latinos contrários ao Iluminismo. Este preceito de conceder importante valor à tradição era justificado racionalmente segundo o espírito racionalista cartesiano. Em França, foi possível a conciliação dos princípios clássicos com os princípios intelectualistas subjacentes ao Iluminismo. Daí que o Classicismo se tenha conservado na Europa, porque a estética clássica se harmonizou com os princípios iluministas. Face a uma reação antibarroca nos princípios do século XVIII, o Classicismo chega a substituir o Barroco "em nome da razão, da verdade, do bom-gosto e da ordem".

    Os autores europeus vão procurar as suas ideais e bases temáticas nos clássicos, mas procuram justificar esse regresso de uma maneira racionalista. Na grande renovação literária desta época, a França consegue impor a sua cultura e os seus autores. As língua e cultura francesas invadem a Europa e chegam a contrapor novos modelos (clássicos franceses) em relação aos mundos greco-latinos. No Classicismo francês, podemos falar de Molière e Voltaire.

    Alguns princípios estéticos neoclássicos defendidos pelas Arcádias formavam nada mais nada menos que princípios defendidos pela literatura clássica francesa, tais como: a poesia como mimese; imitação das obras-primas da antiguidade; magistério cívico e moral da poesia; sobriedade, retenção e equilíbrio.

    Estes princípios, apesar de já terem sido defendidos por volta de 1640 em França, só nos princípios do século XVIII atinge a sua proclamação em outros países da Europa, como a Itália.

    Em Itália, os árcades vão insurgir-se contra "o mau gosto barroco identificado como uma literatura vazia, inútil, repleta de extravagantes metáforas e de falsos adornos, rebelde à lição dos antigos e aos limites impostos pelas regras. Insurgem-se ainda contra "uma poesia lúdica e falsa, preocupada com o rumo dos vocábulos bem sonantes". Contrapõem uma "poesia profundamente enraizada na realidade, assente no princípio da verosimilhança e isenta de artificiosos e deformadores requintes". As preocupações estéticas dos árcades diziam principalmente respeito à poesia. A prosa que surge na altura de teor histórico, pedagógico, filosófico e que surgia fora dos valores arcádicos.

    As novas propostas de poesia encaminhavam-se para uma obediência a um princípio de verosimilhança e, ao mesmo tempo, era o desejo de uma poesia disciplinada que se fundasse em regras precisas e universais. Este equilíbrio, segundo os árcades, tinha-se perdido devido ao abandono dos modelos clássicos. Só voltando a estes é que se consegue restaurar o bom-gosto.

    Ao contrário da poesia barroca (que defendia um puro hedonismo), a Arcádia propunha uma poesia que aspirasse a um magistério moral e social. O prazer estético da poesia devia aliar-se a uma utilidade moral:

            beleza poética = deleite + utilidade
            beleza poética = "imitação verdadeira" + proveito

    Daqui havia de resultar o valor didático da poesia mais a missão social e cívica da poética. Está subjacente a estes princípios o Iluminismo. Há a adaptação do espírito clássico mediante a postulação dos princípios iluministas.

    Ao nível dos árcades portugueses, não há grandes diferenças a nível teórico, mas ao nível do desempenho com a criação das arcádias, que procuraram combater o Barroco ou o Barroco tardio e defendem o regresso ao Classicismo. É neste retorno que se vai inserir o Neoclassicismo, que não defende uma simples reposição do Classicismo, mas caracteriza-se por uma transposição dos clássicos para os novos tempos e esta transposição encontraria pelo meio um fator de influência: espírito iluminista preponderante.

    O Neoclassicismo trazia também consigo uma preocupação filológica, que se refletia na defesa da língua pátria (em Portugal, era a quinhentista), que se apresentava como modelo a retomar. Esta preocupação filológica (traço principal do Neoclassicismo português) insere-se no espirito de preocupação didática inerente à ação das Arcádias. De facto, o Neoclassicismo vai caracterizar-se basicamente por estes dois aspetos:
                                                                            - racionalidade;
                                                                            - utilidade.

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