Português

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Aspeto verbal III (G 40)

1. Faça corresponder a cada frase da coluna A o respetivo valor aspetual, indicado na coluna B.

A. Frases
B. Aspeto gramatical
A. O professor explicava a matéria e o Rafael ressonava placidamente.
1. Valor perfetivo

2. Valor imperfetivo

3. Valor genérico

4. Valor habitual

5. Valor iterativo
B. Todos os alunos ouviram a exposição do professor.
C. Um e um são dois.
D. A Inês C. anda a ler o Memorial do Convento.
E. A Lúcia “nunca” chega atrasada à aula de Português.
F. De manhã, o meu cão acorda sempre com os olhos remelosos.
G. A Inês F. fez esta ficha em 10 minutos. Ah, valente!
H. Habitualmente, a Maria adormece nas aulas de História.
I. A Ariana está a fazer festas ao papagaio da Susana.
J. A Cláudia encontrou, ontem, o Justino Bibas no XP.
K. Quem cala consente.
L. O Vlad tem estado atento ao carreiro de formigas.

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2. Nas frases que se seguem, sublinhe os elementos que revelam o valor aspetual e identifique-o.

a) Homem prevenido vale por dois.
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b) No Algarve, as noites de verão costumam ser sufocantes.
________________________________________
c) Finalizei esta ficha às seis da madrugada.
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d) No último mês, o Pacheco tem participado quase todas as aulas.
________________________________________
e) O professor falava e o Diogo ia conversando com a Rita. Seu malandro!!!
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f) A Margarida é sempre a primeira a oferecer-se para ler.
________________________________________
g) É sempre assim: mal acorda, a Ana olha o seu telemóvel.
________________________________________
h) Ultimamente, Maria de Noronha tem tossido muito.
________________________________________

3. Assinale a opção correta com uma cruz (X).

Frases
Valor aspetual
Perfetivo
Imperfetivo
Genérico
Habitual
Iterativo
1. O João e a Joana namoraram três meses.





2. Tenho ouvido dizer muitas vezes que certo clube é corrupto.





3. A Ana tem recebido muitas mensagens.





4. O cinema abre todas as semanas.





5. O João telefonou ao irmão.





6. A Maria está a catar as carraças do cão.





7. A Ernesta tem perguntado pelo Pedro Dias.





8. A Madeira é mais quente do que a Beira Alta.





9. Por enquanto, os sírios têm resistido a tudo.





10. Estou sempre disposto a dar-vos trabalho, queridos alunos.





11. Cada escravo recebia cem chicotadas.





12. A Lara gritou tão alto que os vidros das janelas se partiram.






4. Assinale a alínea correta, de modo a identificar o valor aspetual de cada enunciado apresentado.

4.1. O enunciado “A Maria viu um filme de terror e não conseguiu dormir.” contém um valor
(A) imperfetivo.
(B) habitual.
(C) perfetivo.
(D) iterativo.

4.2. A frase “Camões é um poeta renascentista conhecido em todo o Portugal.” contém um valor
(A) perfetivo.
(B) iterativo.
(C) habitual.
(D) genérico.

4.3. A frase “O Pacheco e o Vlad têm conversado muito nas aulas.” contém um valor
(A) perfetivo.
(B) habitual.
(C) iterativo.
(D) habitual.

4.4. O enunciado “O professor de História costuma jogar futebol com os amigos duas vezes por semana.” tem um valor
(A) perfetivo.
(B) habitual.
(C) genérico.
(D) imperfetivo.

4.5. O enunciado “Os alunos estão a ter aulas de preparação fora da escola para os exames.” possui um valor
(A) iterativo.
(B) habitual.
(C) genérico.
(D) imperfetivo.

4.6. A frase “O canário começou a cantar.” contém um valor
(A) progressivo.
(B) incoativo.
(C) terminativo.
(D) resultativo.

4.7. A frase “O almoço está feito.” tem um valor
(A) terminativo.
(B) progressivo.
(C) resultativo.
(D) incoativo.

4.8. O enunciado “O pai do João acabou de escrever uma carta.” tem um valor
(A) terminativo.
(B) incoativo.
(C) progressivo.
(D) resultativo.

4.9. O enunciado “A Maria está a escrever o texto.” tem um valor
(A) incoativo.
(B) resultativo.
(C) progressivo.
(D) terminativo.

4.10. O enunciado “O José tem almoçado na cantina.” contém um valor
(A) habitual.
(B) iterativo.
(C) genérico.
(D) perfetivo.

5. Assinale o valor aspetual (lexical) dos enunciados apresentados.

Frases
Valor aspetual
Situação estativa
Evento durativo
Evento não durativo
1. O filho da Katy nasceu.



2. As crianças brincaram durante toda a manhã.



3. A Terra é o terceiro planeta do nosso sistema solar.



4. A Joana gosta do João.



5. A professora de Anatomia partiu a sua delicada pernoca.



6. O Vlad falou com a namorada durante cinco horas.



7. O professor de Português caiu da cadeira.



8. Esse sapato pertence à Cinderela.



9. José Saramago escreveu o Memorial em seis meses.




6. A partir das palavras dadas, construa enunciados com os valores aspetuais indicados.
Faça as alterações que considerar necessárias.

1. Pintores / pintar / quadros / campo
Valor imperfetivo: ……………………………………………………………………………………………………………..
Valor habitual: …………………………………………………………………………………………………………………….
Valor iterativo: ……………………………………………………………………………………………………………………

2. Dr. Diogo / atender / pacientes
Valor imperfetivo: ………………………………………………………………………………………………………………
Valor habitual: …………………………………………………………………………………………………………………….
Valor iterativo: ……………………………………………………………………………………………………………………

3. Professora de Mandarim / usar / minissaia
Valor imperfetivo: ………………………………………………………………………………………………………………
Valor habitual: …………………………………………………………………………………………………………………….


Correção da ficha aqui.

Valor temporal I - Correção (G 39)

1.
a) condicional
b) pretérito perfeito do indicativo
c) pretérito perfeito composto do indicativo
d) pretérito imperfeito do indicativo
e) futuro do indicativo – futuro do conjuntivo
f) pretérito perfeito do indicativo – pretérito imperfeito do conjuntivo
g) futuro do conjuntivo - imperativo

2.

Frase
Valor temporal
1. O Benfica foi ao Porto e gelou 50 mil pessoas.
Passado
2. Pacheco, entra e cala-te: o Vlad está a falar ucraniano.
Presente
3. A Lúcia vai oferecer uma trotinete à sua amiga Ana.
Futuro
4. Quando a Margarida acabou de falar, a turma desatou num pranto.
Passado
5. A aula começa às 9 horas. Não sei se sabiam, mas fica o aviso.
Futuro
6. O Benfica empatou com o Porto.
Passado
7. Amanhã é quarta-feira.
Futuro
8. Tragam os telemóveis.
Futuro

3.
a) em janeiro de 2017 – expressão de tempo
b) hoje - advérbio
c) é – flexão verbal
d) no domingo – expressão de tempo
e) está a realizar – construção com verbo auxiliar

4.
a) flexão verbal – pretérito perfeito composto do indicativo
b) oração subordinada adverbial temporal – flexão verbal (imperativo)
c) verbo auxiliar “poder” – flexão verbal (infinitivo impessoal)
d) expressão de tempo (na próxima aula) – verbo auxiliar “ir”

5.
a) Os alunos concluem o teste. / A aula acaba.
Anterioridade: Os alunos concluíram o teste antes que a aula acabasse.
Simultaneidade: Os alunos concluem o teste quando a aula acaba.
Posterioridade: Depois de a aula acabar, os alunos concluíram o teste.
b) O Benfica marca golo. / O árbitro termina o jogo.
Anterioridade: O Benfica marca golo antes de o árbitro terminar o jogo.
Simultaneidade: O Benfica marca golo assim que o árbitro termina o jogo.
Posterioridade: Quando o Benfica marcou golo, o árbitro já tinha terminado o jogo.
c) O gato da Lara mia. / A Lara entra em casa.
Anterioridade: O gato da Lara mia antes de ela entrar em casa.
Simultaneidade: O gato da Lara mia quando ela entra em casa.
Posterioridade: O gato da Lara só mia depois de ela entrar em casa.

6.
a) Enquanto a Inês F. resolve os exercícios, a Inês C. faz as unhas.
Simultaneidade
b) Vou-me embora antes que o Rafael comece a cantar a obra inigualável de Quim Barreiros.
Anterioridade
c) Dezembro é um mês de bebedeiras; depois do Natal, vem a Passagem de Ano.
Posterioridade
d) Marisa, não te esqueças de varrer a cozinha antes de ires para a escola.
Anterioridade
e) Antes de recriminarem o presidente do Sporting, ouçam a sua versão da cena de boxe.
Anterioridade
f) Cláudia, neste momento é melhor esqueceres as novelas da TVI e beberes Caeiro.
Simultaneidade

Consultar a ficha aqui.

O Acordo Ortográfico de 1990 não morre nem nós almoçamos

     De acordo com o DN on-line, a Academia de Ciências vai sugerir o "aperfeiçoamento# do AO de 1990.
     Mas de quer estamos a falar afinal? A notícia (aqui) não desenvolve o assunto, naturalmente. Atente-se, porém, na passagem seguinte: "Quanto às consoantes que não se pronunciam a ACL vai defender que elas só caiam nos casos em que há uma grafia única em Portugal e no Brasil (como na palavra 'ação'). No entanto, em casos como a palavra 'recepção' «a nossa leitura» (da ACL) é que a escrita com o 'p' é «legítima no espaço lusófono». Na palavra 'optica', a ACL defende também o uso do 'p'."

     Deixando de lado os problemas ortográficos de quem redigiu e / ou publicou a notícia, note-se que o critério a adotar na dita «simplificação» se relaciona com a 'grafia única' em Portugal e no Brasil. Esqueçam lá os falantes africanos. Esqueçam lá a confusão que se vai instalar, maior do que a que já está. Não simplifiquem, por favor! Deixem estar complicado como está. P'ra melhor, está bem, está bem! P'ra pior, já basta assim!

domingo, 13 de novembro de 2016

Valor temporal I (G 39)

1. O valor temporal das frases apresentadas está expresso através da flexão verbal.
Indique o tempo e o modo dos verbos / complexos verbais destacados.
a) Desejaria viver longe da civilização. ______________________________________
b) O Benfica empatou no último minuto. _____________________________________
c) Tenho lido muitos livros. ________________________________________________
d) E se cantássemos o hino nacional? ________________________________________
e) Faremos mais exercícios, logo que revirmos o aspeto verbal. _________________
f) O aluno pediu-me para o espancar caso fizesse barulho. ______________________
g) Quando concluíres os exercícios, revê-os. __________________________________

2. Em cada uma das frases que se seguem, indique o valor temporal da expressão sublinhada (presente, passado ou futuro).

Frase
Valor temporal
1. O Benfica foi ao Porto e gelou 50 mil pessoas.

2. Pacheco, entra e cala-te: o Vlad está a falar ucraniano.

3. A Lúcia vai oferecer uma trotinete à sua amiga Ana.

4. Quando a Margarida acabou de falar, a turma desatou num pranto.

5. A aula começa às 9 horas. Não sei se sabiam, mas fica o aviso.

6. O Benfica empatou com o Porto.

7. Amanhã é quarta-feira.

8. Tragam os telemóveis.


3. Em cada frase, sublinhe a palavra ou a expressão que determina a localização temporal e aponte a forma que possui (flexão verbal, construção com verbo auxiliar, advérbio, expressão de tempo).
a) A escola reabre em janeiro de 2017.
________________________________________________________________________
b) Atrasos, só hoje!
________________________________________________________________________
c) Na aula, é obrigatória a atenção.
________________________________________________________________________
d) No domingo, a temperatura começou a descer.
________________________________________________________________________
e) O Benfica está a realizar uma boa temporada.
________________________________________________________________________

4. Identifique as diferentes formas de expressão utilizadas em cada uma das frases apresentadas.
a) O meu cão não tem feito xixi.
_______________________________________________________________________
b) Logo que possas, entrega-me o trabalho.
_______________________________________________________________________
c) Podemos ter aula mais logo outra vez?
_______________________________________________________________________
d) Na próxima aula, vou falar com o Pedro.
_______________________________________________________________________


5. Transforme as frases apresentadas em enunciados com valores de anterioridade, de simultaneidade e de posteridade.
Faça as alterações que considerar necessárias.
a) Os alunos concluem o teste. / A aula acaba.
Anterioridade: _______________________________________________________________
Simultaneidade: _____________________________________________________________
Posterioridade: ______________________________________________________________
b) O Benfica marca golo. / O árbitro termina o jogo.
Anterioridade: _______________________________________________________________
Simultaneidade: _____________________________________________________________
Posterioridade: ______________________________________________________________
c) O gato da Lara mia. / A Lara entra em casa.
Anterioridade: _______________________________________________________________
Simultaneidade: _____________________________________________________________
Posterioridade: ______________________________________________________________

6. Em cada frase, sublinhe a expressão ou a oração que contenha o ponto de referência e indique a relação de ordem cronológica que se estabelece.
a) Enquanto a Inês F. resolve os exercícios, a Inês C. faz as unhas.
_______________________________________________________________________
b) Vou-me embora antes que o Rafael comece a cantar a obra inigualável de Quim Barreiros.
________________________________________________________________________
c) Dezembro é um mês de bebedeiras; depois do Natal, vem a Passagem de Ano.
________________________________________________________________________
d) Marisa, não te esqueças de varrer a cozinha antes de ires para a escola.
________________________________________________________________________
e) Antes de recriminarem o presidente do Sporting, ouçam a sua versão da cena de boxe.
________________________________________________________________________
f) Cláudia, neste momento é melhor esqueceres as novelas da TVI e beberes Caeiro.
________________________________________________________________________


Correção da ficha aqui.
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