terça-feira, 13 de fevereiro de 2018
segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018
A próclise
Cada vez se escreve pior em todo o lado, incluindo os meios de comunicação social. Este facto talvez se fique a dever a uma apreciável falta de cuidado, um "tanto faz", mas é possível que também possa ter a ver com a falta de preparação dos atuais jornalistas da nossa praça.
Qualquer que seja a razão, os erros medram, nomeadamente nas plataformas digitais dos nossos jornais e revistas.
Neste caso, o que está a questão é a colocação do pronome «se» e logo nesse baluarte que é o Expresso:
Pois bem, o novo contrato de Messi tem para lá, como diria Luís Filipe Vieira, umas cláusulas, incluindo esta: "... se a Catalunha se tornar independente..." e não como aparece escrito.
A explicação para a anteposição do pronome à forma verbal pode ser encontrada aqui.
'Ter de' ou 'ter que'?
"Toda a saúde, pública, privada ou social TEM QUE ser repensada." OU "Toda a saúde, pública, privada ou social TEM DE ser repensada."? Qual é a construção correta?
O uso da construção 'ter que' em vez de 'ter de' é frequentíssimo, mas, como é habitual noutro casos e noutras circunstâncias, a generalização não invalida que se trata de um 'erro'.
Repare-se como, neste edição do programa «Bom Português» [aqui], da RTP, se sustenta, precisamente, a utilização errada da primeira construção.
Sem mais delongas, citamos a explicação da professora Regina Rocha [aqui], com a qual concordamos em absoluto, considerando, no entanto, outras possibilidades [aqui e aqui, por exemplo]:
Em síntese:
Ter de: obrigatoriedade
O uso da construção 'ter que' em vez de 'ter de' é frequentíssimo, mas, como é habitual noutro casos e noutras circunstâncias, a generalização não invalida que se trata de um 'erro'.
Repare-se como, neste edição do programa «Bom Português» [aqui], da RTP, se sustenta, precisamente, a utilização errada da primeira construção.
Sem mais delongas, citamos a explicação da professora Regina Rocha [aqui], com a qual concordamos em absoluto, considerando, no entanto, outras possibilidades [aqui e aqui, por exemplo]:
1. Ter de
Ter de é uma
expressão utilizada quando se pretende dizer que se tem o desejo, a
necessidade, a obrigação ou o dever em relação a uma qualquer acção: «tenho de
me ir embora» (= sou obrigado a ir-me embora, devo ir-me embora, tenho
necessidade de me ir embora), «ele tem de arrumar o quarto» (= ele deve
arrumar, tem o dever de arrumar o quarto), «temos de nos ouvir uns aos outros»
(= temos o dever ou a obrigação de nos ouvir).
Nesta situação, o verbo «ter» é um verbo auxiliar
da conjugação perifrástica: auxiliar ter + preposição de + verbo no infinitivo.
Assim, «ter de», por si só, significa «ter necessidade de», «precisar de», «ser
obrigado a», «dever», designando, pois, a necessidade de praticar a acção
expressa pelo verbo que se segue, que é o verbo principal.
2. Ter que
Nesta situação, o verbo «ter» não é um auxiliar; é
um verbo com a plena significação de «possuir», «ser detentor de», «estar na
posse de», «desfrutar», «usufruir», «poder dispor de».
Por exemplo, se alguém quiser dizer que «tem muito
trabalho», poderá utilizar a expressão «que fazer» para substituir a palavra
«trabalho»: «Tenho muito que fazer.» Do mesmo modo, se quiser dizer que tem uma
série de histórias ou aventuras para nos contar, pode utilizar a expressão «que
contar» para referir esse conjunto de relatos: «Ele viveu muito, tem muito que
contar.» Se quiser, ainda, dizer que tem em casa muita matéria para estudar,
assuntos sobre os quais se debruçar, poderá utilizar a expressão «que estudar»:
«Tenho tanto que estudar!» E também podem surgir frases sem esse antecedente,
subentendendo-se «coisas», «alguma coisa», «algo» (na negativa, «nada») a que o
relativo se refira: «ele não tem que fazer» (= não tem coisas que fazer, não
tem nada que fazer), «ele não tem que comer» (= não tem nada que comer), «ele
não vai ter que dizer» (= não vai ter nada que dizer).
Por outro lado, esses sintagmas «que fazer», «que
contar», «que estudar», «que comer», «que dizer» assumem, pois, força
substantiva, como se pudessem ser substituídos por «trabalho» ou «afazeres»,
«relatos», «estudo», «comida», «palavras», etc.: «ele tem que fazer» = ele tem
trabalho, tem afazeres; «ele tem que comer» = ele tem comida; «ele não tem que
dizer» = ele não tem palavras. E entre o verbo «ter» e o pronome relativo «que»
poderá ser colocado um indefinido (tanto, muito, pouco).
3. Ter de distingue-se,
pois, de ter que,
porque no primeiro caso está presente a ideia da obrigação, da necessidade, do
dever, enquanto no segundo está presente a de dar uma informação sobre o que o
emissor possui ou tem em mãos.
Vou construir duas frases semelhantes, em que
apenas substituo a preposição «de» pelo pronome relativo «que», de modo a
mostrar como o sentido é diferente.
a) «Ele
não vai sair, porque tem de estudar.» – Com esta construção pretende dizer-se
que ele precisa de estudar, deve estudar, tem a obrigação ou a necessidade de
estudar, está obrigado a estudar; e a necessidade de estudar impede-o de sair.
b) «Ele
não vai sair, porque tem que estudar.» – Com esta construção pretende dizer-se
que ele tem matéria para estudar. Não é do dever de estudar que se pretende
falar, mas da quantidade de estudo que há para fazer. Não é o dever de estudar
que o impede de sair, mas a quantidade desse estudo: não é o que «deve», aquilo
de que «precisa», mas o que «tem», o que «possui».
Em síntese:
Ter de: obrigatoriedade
- Tenho de estudar.
Ter que: estar relacionado com
- Este assunto tem que ver com o tema da conversa de ontem.
Ter que: ter algo para (com verbos transitivos cujo c. direto não está explícito)
- Tenho (algo/coisas) que fazer.
- Tenho o que fazer.
- Tenho mais que fazer.
Reforma educativa em Espanha
Pensavam que era só por cá?
Não! É um movimento global. Então em países onde a OCDE mete a sua pata... ui!
PAFC (Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular)
As coisas em Espanha, no campo da Educação, andam também num virote.
Por cá, é apresentado como modernaço algo que tem décadas, para não dizer séculos. Observe-se o que postou um professor espanhol no seu Twitter:
sábado, 10 de fevereiro de 2018
sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018
quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018
Caracterização / retrato de Inês Pereira
(A) Inês Pereira: rapariga
ambiciosa e sonhadora
1. Externa:
. o
travesseiro para costurar;
. a
touca;
.
os véus.
2. Retrato social: Inês é uma jovem
pertencente à pequena burguesia.
3. Linguagem:
.
trocista;
.
crítica;
.
revoltada;
.
irónica;
.
mordaz.
4. Psicológica:
1. Solteira:
. é
ociosa e preguiçosa (“finge que está lavrando”), detesta a costura e despreza a
vida rústica do campo;
. o
seu quotidiano é monótono e entediante: costura, borda e fia;
.
vive descontente, revoltada e insatisfeita com a sua vida: aborrecida e
enfadada com as tarefas domésticas; presa, fechada e confinada à casa;
impossibilitada de se divertir como as jovens da sua idade e sem liberdade;
. é
alegre, quer sair de casa e divertir-se, mas é contrariada pela mãe;
. é
ambiciosa, sonhadora e idealista, anseia casar-se com um homem que, ainda que
pobre, seja “avisado” (isto é, discreto), sensato, meigo e saiba cantar e tocar
viola (características do homem de corte), para fugir à vida que tem, viver
alegre e livre e ascender socialmente;
.
julga que, sendo “aguçosa” (delicada), não lhe será difícil arranjar marido e
casar;
. a
carta que Pêro Marques envia não lhe agrada; considera-o um “vilão” disparatado
e simplório;
. insensível
e cruel, troça e desdenha de Pêro Marques quando este a visita e rejeita-o, por
o considerar rústico, simplório, um “vilãozinho”
que não corresponde ao seu modelo de marido;
.
leviana e pretensiosa, por considerar que Pêro Marques é antiquado por não se
aproveitar do facto de estar sozinho com ela
. segundo
a sua conceção, o casamento faz-se por amor e é sinónimo de libertação (do
“cativeiro” da vida de solteira e da sujeição à mãe), daí que deseje um homem
sensato, meigo e com dotes musicais; os bens materiais não são necessários.
2. Casada e viúva:
.
casa com Brás da Mata, o Escudeiro (homem que parece corresponder às suas
exigências e constituir o meio de emancipação e de ascensão social), sem saber
que ele é pobre e interesseiro;
.
fica a viver em casa da mãe, que se retira para viver num casebre;
. é
infeliz, pois o marido não a deixa cantar e prende-a em casa:
-
reclusão em casa;
- falta de contacto com o exterior e com
outras pessoas;
- absoluta submissão aos ditames do marido;
- entrega ao trabalho;
.
fica sozinha, vigiada pelo Moço, quando o seu marido vai para Marrocos lutar
contra os mouros, o que revela o seu estatuto social desfavorecido;
.
mostra-se revoltada com a sua situação e conclui que foi imprudente na escolha
do marido, arrependendo-se por não ter optado por um pretendente mais dócil;
.
reconhece, num momento de autocrítica, que errou ao rejeitar Pêro Marques e ao
casar-se com o Escudeiro;
.
deseja a morte do marido e jura que se casará uma segunda vez com um marido que
seja submisso, para gozar a vida e se vingar das provações sofridas enquanto
foi casada com Brás da Mata;
.
não se comove com a morte do marido, pelo contrário, sente-se alegre e livre;
. é
hipócrita, fingida e dissimulada (quando é visitado por Lianor) ao chorar pelo
marido morto e ao dizer que está triste, simulando dor e luto;
.
reconhece que a experiência de vida ensina mais do que os mestres (o saber
livresco, teórico: “Sobre quantos mestres são / experiência dá lição”): o
casamento com o Escudeiro ensinou-lhe o engano dos seus ideais;
. o
casamento com o Escudeiro altera o seu conceito de “libertação”:
-
inicialmente: sinónimo de casamento com um homem da corte, discreto;
- após o casamento: consciência de que o
matrimónio pode ser sinónimo de cativeiro e subjugação;
- após a notícia da morte do Escudeiro:
opção por um “muito manso marido” como forma de emancipação / libertação.
3. Casada em segundas
núpcias:
. materialista,
pragmática e calculista, decide casar-se com Pêro Marques (pois este é abastado
e ingénuo e tem consciência de que se lhe imporá e ultrapassará, com este
casamento, as limitações da sua condição de mulher);
.
casada com Pêro Marques, ganha a autonomia que sempre desejou, a ascendência
sobre o marido e a liberdade que lhe permite ter um amante, num contraste claro
com o encerramento em casa e a opressão de que era vítima às mãos do
Escudeiro);
.
canta e, livre, sai de casa com o consentimento do marido;
.
tem o hábito de dar esmola ao Ermitão de Cupido;
.
inicialmente, não reconhece o Ermitão como um apaixonado do seu passado, mas
acaba por cometer adultério com ele;
.
abusa da ingenuidade do segundo marido e pede-lhe para a acompanhar à ermida,
para um encontro amoroso com o Ermitão;
.
adúltera, trai o marido com o Ermitão (“Corregê vós esses véus / e ponde-vos em
feição.” – Inês vem descomposta porque teve um encontro com o religioso).
Inês participa simultaneamente da
natureza de personagem plana (tipo
de rapariga fantasiosa e leviana) e modelada (carácter).
Podemos considerar que a sua
caracterização contempla três fases:
. enquanto solteira é alegre, amiga de viver à
sua vontade, mas preguiçosa, pensando somente em casar e contentando-se com um
marido “pobre e pelado” e que saiba “tanger viola”, cantar e falar bem;
. após ter
recusado Pêro Marques, que insulta com nomes bastante ofensivos, casa com o Escudeiro, mas a sua vida
modifica-se para pior, passando a viver como uma reclusa;
. quando o
marido morre em Arzila, fica de novo livre, desta feita para casar com Pêro Marques, o “asno” que a leva.
A Inês da parte final demonstra, por um lado, ter evoluído em relação ao
início, sendo mais materialista, pragmática e calculista (abandonou a fantasia
e aprendeu a lição da experiência); por outro lado, quando decide visitar o
Ermitão, seu antigo pretendente, deparamos com a mesma Inês leviana e pouco
consciente.
Papel / relevo nas personagens de 'Farsa de Inês Pereira'
. Principais: Inês Pereira,
Pêro Marques e Escudeiro.
. Secundárias: Mãe, Lianor
Vaz, Judeus casamenteiros (Latão e Vidal), Moço e Ermitão.
. Ainda que
se possa apresentar Inês como a protagonista da peça, é possível
considerar também Pêro Marques e o Escudeiro como personagens principais, pois
ambos são indispensáveis à concretização do provérbio que esteve na génese da
farsa e, por outro lado, é o seu desempenho que condiciona a evolução da jovem.
quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018
A farsa no século XVI
A farsa,
no século XVI, era um género dramático que permitia uma grande variedade temática,
privilegiando-se a de natureza cómica, e bastante flexibilidade no que dizia
respeito às questões formais, como as unidades de tempo e de espaço, e à divisão
do texto em cenas ou pausas.
As suas principais características
eram ase seguintes:
Género
literário
Farsa
|
. Variedade temática:
. Personagens:
. Estrutura interna:
. Estrutura externa:
. Dimensão satírica:
. Outras características:
|
. luta entre
forças opostas;
. relacionamento
humano familiar e amoroso;
.
oposição dos valores tradicionais e convencionais a valores individuais e
pessoais;
.
recurso frequente ao equacionamento de um triângulo amoroso.
.
número reduzido de personagens;
.
abundância de tipos sociais característicos da época;
.
presença de uma personagem redonda que evolui, psicológica e moralmente, ao longo
da peça.
.
delineamento de uma intriga com um nó, desenvolvimento e desenlace.
.
ausência de divisão em atos e de marcação de cenas.
.
presença de sátira, fonte de cómico;
.
subversão da ordem social estabelecida através da sátira.
.
despreocupação com as unidades de tempo e espaço;
.
utilização de poucos recursos cénicos;
.
recurso frequente a uma linguagem de conotações eróticas.
|
Argumento da 'Farsa de Inês Pereira'
terça-feira, 6 de fevereiro de 2018
"Cada um cumpre o destino que lhe cumpre"
Este poema é constituído por três quadras, correspondendo cada a uma parte do texto.
Assim, na primeira estrofe, a primeira parte, o sujeito poético tece um conjunto de considerações gerais acerca do destino e da sua aceitação por parte do Homem. Desde logo, há que destacar a repetição da forma verbal "cumpre" (quatro vezes), com significados diferentes: por um lado, significa "completar", "executar" ("Cada um cumpre"); por outro, quer dizer "caber", "pertencer" ("o destino que lhe cumpre"). Igualmente repetida quatro vezes é a forma verbal "deseja". Da conjugação destas duas repetições resulta uma relação de oposição que domina esta parte do texto, concretamente entre a vontade do ser humano e aquilo que o destino lhe impõe. Deste modo, nos dois versos iniciais, o sujeito poético constata que "Cada um" cumpre somente o destino que lhe está reservado, não alcançando o que deseja nem desejando, afinal, o destino que cumpre ou vive. Quer isto dizer que o ser humano não tem poder e liberdade de escolher o seu destino; pelo contrário, este é uma força superior que o oprime e decide por si, limitando-se ele a cumprir a vontade do Fado. O Homem é, portanto, um ser permanentemente insatisfeito e frustrado, visto que não vive o que deseja, não alcança a vida que pretende ou sonha, mas também não se satisfaz com o destino que lhe coube. Qual é a resposta a este estado de coisas? A resistência e consequente insatisfação e a frustração? Ou a aceitação voluntária do que lhe é imposto?
Labels:
12.º Ano
,
Análises
,
Fernando Pessoa
,
Ricardo Reis
domingo, 4 de fevereiro de 2018
Provérbio "Mais quero asno que me leve que cavalo que me derrube"
a) “Mais
quero asno” ¾® Pêro Marques, marido estúpido e
ingénuo;
b) que me leve” ¾® que leve
Inês a cavalo, ou seja, que lhe faça todas as vontades;
c) “que
cavalo” ¾® Escudeiro, marido “avisado” e
“discreto”;
d) “que me derrube” ¾® que a
derrube, ou seja, que lhe faça a “vida negra”, lhe tire a liberdade e a ameace
e maltrate.
Sobre este tema, transcrevemos o
programa “Lugares Comuns”, da autoria de Mafalda Lopes da Costa, Antena 1, de
24 de janeiro de 2012:
Passar
de cavalo para burro corresponde a ficar em pior situação, descer de
categoria ou posto, passar de um cargo importante para outro que lhe é
inferior, descer de posição social, em suma, ser rebaixado, ficar pior.
Segundo
o filólogo brasileiro Aurélio Buarque de Holanda, a expressão nasceu por
analogia com uma antiga prática de sanção militar. Antigamente, no exército a
cavalo, o sargento que perdia as divisas, por exemplo, por má conduta, e
passava par acabo ou soldado raso perdia também o cavalo e era-lhe dado a
montar uma mula ou mesmo um burro.
|
Tema da 'Farsa de Inês Pereira'
Esta
farsa é o desenvolvimento dramático do provérbio “Mais quero asno que me leve que cavalo que me derrube”. Gil
Vicente desenvolveu este dito popular, que lhe foi apresentado por alguns
fidalgos que desconfiavam da sua honestidade literária. O mote foi muito bem
trabalhado, provando Gil Vicente, desta forma, que a calúnia não tinha razão de
ser. Trata-se de uma história bem urdida, com princípio, meio e fim, à maneira
do Auto da Índia ou do Velho da Horta.
Os Lusíadas em português atual (acompanhados de notas)
Subscrever:
Mensagens
(
Atom
)