segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
Questionário sobre as personagens de Romeu e Julieta
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Which subject does the Nurse talk about that makes Juliet uncomfortable
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Which quality does Romeo lack
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How does Mercutio function as part of the play
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Romeo's feelings for Rosaline illustrate which of Romeo's traits
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Why does Friar Lawrence marry Romeo and Juliet
Questionário sobre as cenas 1 e 2 do Ato V
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Why is Romeo happy when we first see him in Mantua
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What news does Balthasar bring to Romeo
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What does Romeo plan to do after hearing Balthasar's news
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Why didn't Friar John deliver the letter
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What does Friar Lawrence plan to do with Juliet
Questionário sobre a cena 3 do Ato V
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Why does Paris fight Romeo
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What is the last thing Romeo does before he dies
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Why does Friar Lawrence leave Juliet alone in the tomb
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How does Juliet first try to kill herself
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How do Capulet and Montague react to the deaths of their children
domingo, 26 de janeiro de 2020
O que significa o final de Romeu e Julieta
No final de Romeu e Julieta,
Romeu retorna a Verona porque acredita que Julieta está morta. Quando chega ao
túmulo, ela parece sem vida e, dominado pela dor, ele mata-se bebendo veneno.
Momentos depois, Julieta acorda e, encontrando o esposo morto, mergulha a
espada no seu peito. Este final repete em miniatura a estrutura da peça como um
todo. Ao longo da sua história, os amantes foram atraídos pelo amor um pelo
outro e, no entanto, foram separados pelo ódio e pela violência que alastram
entre suas famílias. No final da peça, o amor que compartilham e a violência
que os separa tornam-se um e o mesmo. Embora eles sejam enterrados juntos,
deitados para sempre nos braços um do outro, os amantes também permanecerão
para sempre separados, separados pela morte. O príncipe Della-Scalla ressalta
essa unidade entre o amor e a morte quando castiga Capuleto e Montecchio. Ele dá-lhes
nota que mataram os seus próprios filhos, e o instrumento do assassinato foi o
amor de Romeu e Julieta um pelo outro.
Além de unificar os temas do amor
e da violência da peça, o final também põe fim à luta de longa data entre as
famílias Capuleto e Montecchio. No entanto, a paz entre as famílias pode tornar-se
apenas temporária. Depois de o príncipe culpar Capuleto e Montecchio pela morte
dos seus filhos, os dois homens comprometem-se a resolver o seu conflito.
Capuleto dirige-se ao velho inimigo como seu "irmão", depois pede a sua
mão em amizade. Montecchio responde-lhe, afirmando que encomendará uma estátua
de Julieta para ser erigida em ouro puro, e conclui com jactância: “Enquanto
Verona com esse nome é conhecido, / Não deve ser estabelecida uma figura a esse
ritmo / Como a verdadeira e fiel Julieta” (V, III). Capuleto retorque
imediatamente: "Tão rico será Romeu pela mentira de sua dama / pobres
sacrifícios de nossa inimizade" (V, III). A reconciliação é rapidamente
corrompida por uma disputa de riqueza, indicando que a tragédia de Romeu e
Julieta não trará reconciliação total tanto quanto o que o príncipe chama
"Uma paz sombria" (V, III).
Como é que Romeu convence o relutante farmacêutico a vender-lhe veneno?
Quando Romeu bate à sua porta e
exige “Uma dose de veneno” (V, I), o Boticário resiste, explicando que pode ser
morto por vender substâncias mortais. “Tais drogas mortais eu tenho”, diz o
farmacêutico a Romeu, “mas a lei de Mântua / é a morte para quem os profere” (V,
I). Romeu responde, comentando a aparência magra e desesperada do farmacêutico,
e pergunta por que razão o homem deve temer a morte ou defender a lei quando
parece tão infeliz:
Tu és tão nu e cheio de miséria,
E tens medo de morrer? A fome
está nas tuas bochechas;
Necessidade e opressão morrem de
fome nos teus olhos;
Desprezo e mendicância pairam
sobre as tuas costas.
O mundo não é teu amigo, nem a
lei do mundo.
O mundo não tem lei para
enriquecer. (V, I)
Romeu argumenta que a lei contra a
venda de veneno impede o Boticário de ganhar a vida. Assim, para sobreviver,
ele deve infringir a lei. O jogo de palavras que Romeu usa para transmitir essa
sugestão gira em trono da palavra “afford”, que significa “capaz de pagar” e
“capaz de oferecer”. Assim como o farmacêutico não se pode dar ao luxo (afford)
de viver bem, a lei não lhe permite (afford) que viva bem. Para romper
esse duplo vínculo, o farmacêutico tem de rejeitar a lei. O raciocínio de Romeu
apela ao estômago do Boticário, e ele concorda ressentidamente em receber o
dinheiro dele: "Minha pobreza, mas não minha vontade, consente" (V, I).
Por que razão Mercúcio luta contra Tebaldo?
No Ato III, cena I, Tebaldo está a
tentar espoletar uma luta e chama a Romeu "vilão". Mas este, que se
casou secretamente com Julieta e agora considera Tebaldo um parente, dá a outra
face. Assim, ignora o insulto e responde ao insulto de Tebaldo com calma e,
embora enigmáticas, palavras de afeto:
Eu protesto que nunca te magoei,
Mas te amo melhor do que tu podes
imaginar
Até que saibas a razão do meu
amor. (III, I)
Para Mercúcio, a recusa de Romeu
em lutar com Tebaldo, juntamente com essa expressão de bondade, representa
"submissão desonrosa e vil" (III, I). Inflamado pela aparente falta
de respeito pelo seu amigo, Mercúcio intervém para preservar a reputação de
Romeu. É importante notar que, na Inglaterra de Shakespeare, o duelo era comum,
apesar de ilegal. Jovens rapazes, e particularmente os da classe aristocrática,
sentiram a necessidade de se proteger contra todos os ataques à sua honra, bem
como à honra dos seus amigos e parentes. Essa preocupação com a honra facilitou
que meros insultos se transformassem rapidamente em duelos fatais. Como comenta
Lawrence Stone, um historiador importante do início da Inglaterra moderna:
"Os temperamentos eram curtos e as armas fáceis de manusear".
Quem é Rosalina?
Quando vemos Romeu pela primeira
vez, ele age apaixonadamente e explica a Benvólio que está apaixonado por uma
mulher que não retribui o seu "favor". Romeu não identifica a mulher
aqui, mas algures entre essa cena e a próximo Benvólio fica a conhecer o nome
dela, pois, na cena posterior, afirma que a amada está na lista de convidados
para o baile dos Capuleto: Rosalina. A partir dessa referência, fica claro que
Romeu está apaixonado por uma mulher chamada Rosalina, e que, como Julieta, é
uma Capuleto. Benvólio sugere então que o amigo tente superar a paixão por Rosalina
indo ao baile e olhando para "todas as belezas admiradas de Verona".
Romeu segue o conselho de Benvólio à risca. E embora Rosalina nunca apareça em
palco, desempenha um papel importante, pois a sua rejeição de Romeu leva-o ao
seu primeiro e fatídico encontro com Julieta.
Frei Lourenço dá-nos uma perspetiva
adicional sobre Rosalina no Ato 2, cena 3, quando Romeu explica que mudou seu
amor de Julieta para Rosalina. Embora Romeu tivesse dito a Benvólio que Rosalina
o havia rejeitado porque ela jurara permanecer “casta” para sempre, Frei Lourenço
sugere que Rosalina não acreditava que o amor de Romeu fosse autêntico. Ela
sabia que Romeu estava apenas a agir da maneira que ele pensava que alguém
apaixonado agiria, e não porque realmente se sentia assim. O comentário de Frei
Lourenço enfraquece a imagem idealizada de Rosalina que Romeu pintou para Benvólio,
criando a impressão (por um breve momento) de que a jovem pode ser uma pessoa
real com sentimentos e atitudes realistas, em vez de apenas o nome de alguém por
quem Romeu está apaixonado.
Julieta é demasiado jovem para se casar?
No Ato I, cena III, ficamos a
saber que Julieta completará catorze anos daí a pouco mais de duas semanas, o
que significa que ela tem treze durante os acontecimentos que compõem a peça.
Legalmente, as jovens na Inglaterra elisabetana podiam casar-se com apenas 12
anos, com o consentimento dos pais. O casamento numa idade tão jovem era, no
entanto, incomum, como indicado pelo desacordo dos Capuletos sobre se Julieta
tem idade suficiente para se casar. Lady Capuleto afirma claramente a sua
crença de que a filha alcançou uma idade de casar quando diz à enfermeira:
"minha filha é muito bonita" (I, III), significando com isso que está
numa idade agradável e numa idade em que pode ser considerada adulta. Lorde
Capuleto, no entanto, parece menos certo. Ao discutir a proposta com Páris, o
pai de Julieta insiste: "A minha filha ainda é uma estranha no mundo".
Expressa ainda a preocupação de que "muito cedo são prejudicadas as que
são feitas tão cedo", o que significa que o casamento precoce pode
arruinar uma jovem. Embora Lorde Capuleto mude de ideia mais tarde, a sua
hesitação sobre o assunto indica a falta de uma resposta clara sobre se Julieta
tem ou não idade suficiente para se casar.
Romeu e Julieta têm relações sexuais?
No início do Ato III, cena V,
Romeu e Julieta estão juntos na cama de Julieta pouco antes do amanhecer, tendo
passado a noite um com o outro e sentindo-se relutantes em se separar. Podemos
inferir que eles acabaram de fazer sexo, e essa pode ser a maneira como a cena
é mais comummente entendida. No entanto, não temos como saber especificamente o
que eles fizeram, apenas que gostaram. Uma razão pela qual pode importar se
eles tiveram relações sexuais ou não é que, de acordo com a doutrina católica,
um casamento não é totalmente válido até que seja consumado, e a consumação
refere-se especificamente a fazer sexo de tal maneira que conceber filhos seja
possível. Se o casamento não for consumado, ainda poderá ser anulado pelos
pais. Romeu e Julieta não falam sobre a sua experiência em termos de casamento
ou permanência, mas na intensidade dos seus sentimentos naquele momento:
Julieta deseja que Romeu fique apenas por mais alguns momentos, negando o facto
de que o amanhecer está a chegar, e ele diz que prefere ficar e ser morto a
sair. Assim como o diálogo de Romeu e Julieta, quando se conhecem, toma a forma
de um soneto, o seu diálogo aqui sobre a relutância em se separar toma a forma
de um tipo de poema chamado «aubade», no qual os amantes lamentam a necessidade
de se separar antes do amanhecer – embora numa «aubade» tradicional que os
amantes têm de se separar, porque mantêm um relacionamento adúltero e não podem
ser apanhados.
sábado, 25 de janeiro de 2020
Análise de "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade
Este poema foi publicado pela primeira
vez em 1930, integrado na sua obra inicial: Alguma Poesia. É constituído
por uma única estrofe de sete versos (sétima) livres e não rimados, que aborda
o tema das dificuldades e os desencontros amorosos. Tal noutras poesias de
Carlos Drummond de Andrade, o que está em equação nesta é a solidão do sujeito
no mundo e a sua dificuldade em estabelecer laços com aqueles que o rodeiam, ou
seja, os amores desencontrados.
Podemos dividir o poema em duas partes.
Na primeira, constituída pelos três versos iniciais, são apresentadas várias
paixões não correspondidas: todos os indivíduos, exceto Lili, amavam sem serem
correspondidos. A confusão de sentimentos e os desencontros sucessivos
caracterizam a história que o sujeito poético está a narrar, o que nos permite
concluir que o amor não é fácil de encontrar e ainda menos de concretizar.
Na segunda parte, composta pelos quatro
versos seguintes, o sujeito lírico dá-nos a conhecer o destino das personagens
que conhecemos anteriormente: o exílio de João nos Estados Unidos, o
recolhimento de Teresa no convento, o desastre que matou Raimundo, o título de
tia (imposto?) a Maria, o suicídio de Joaquim e o casamento de Lili (que não
amava ninguém) com J. Pinto Fernandes (que até aí nada tinha a ver com a
história). Todos parecem ter ficado sozinhos ou deixado escapar o amor,
seguindo os seus destinos direções diferentes. Atente-se na forma como o
sujeito se refere ao marido: impessoal, sem nome próprio, sendo apresentadas
apenas a inicial. Por outro lado, J. Pinto Fernandes parece mais uma designação
comercial, que identifica, portanto, uma empresa ou um negócio, do que o nome
de uma pessoa. Assim sendo, talvez seja uma forma de insinuar que o
relacionamento entre o casal é distante, ou então é uma relação de interesse.
Seja como for, Drummond de Andrade parece sugerir no poema a imprevisibilidade
da vida e do próprio sentimento amoroso.
O título da composição constitui
uma referência a uma contradança de origem holandesa que granjeou enorme
sucesso na França, durante o século XVIII, onde recebeu o nome de “Neitherse”.
No século XIX, tornou-se muito popular nos salões aristocráticos e burgueses em
todo o mundo ocidental. De facto, no poema está presente a quadrilha francesa,
que se tornou tradição nas festas juninas brasileiras e que consiste na
evolução diversa dos pares, sendo aberta pelo noivo e pela noiva, pois a
quadrilha representa o grande baile do casamento que, supostamente, se
realizou, onde os casais formam pares que se entre dançam. Na composição,
homens e mulheres desencadeiam desencontros amorosos e somente quem não amava
ninguém (Lili) consegue encontrar o seu par. Metaforizado pela quadrilha, o
amor surge como uma dança onde os pares estão trocados e os sentimentos não são
correspondidos. Quase todos os indivíduos estão apaixonados e são alvo do amor
de alguém, mas as linhas parecem estar cruzadas e nenhum relacionamento se
concretiza. Aparentemente, o sujeito poético retrata o amor como algo absurdo,
uma espécie de jogo de sorte que apenas alguns têm a oportunidade de vencer.
Assim sendo, de forma simples e
recorrendo a exemplos concretos e do quotidiano, o texto ilustra o desespero daqueles
para quem o amor verdadeiro parece ser impossível. A construção do poema
assemelha-se a um ciclo vicioso: um ama outro, que ama outro, que ama outro e
assim sucessivamente. No entanto, ao contrário do ciclo vicioso, em que seria
expectável que o último indivíduo mencionado amasse o primeiro, este termina na
última personagem apresentada: Lili.
O recurso a nomes de pessoas comuns
significa que qualquer indivíduo pode ser vítima das frustrações do amor: João,
frustrado com o desamor de Teresa, parte para os Estados Unidos; Teresa,
desapontada com a não correspondência de Raimundo, procurou a clausura no
convento para nunca ser de nenhum homem, entregando a sua vida somente a Deus;
Raimundo, que amava Maria e que também não foi correspondido, morreu de
desastre, talvez numa tentativa de fugir da vida ou de si mesmo; Maria,
descontente com o seu destino, não se voltou a envolver com mais nenhum homem,
além de Joaquim, que decidiu suicidar-se por causa de Lili, que não o amava nem
a mais ninguém. De facto, esta última figura está ligada à tragicidade dos
outros indivíduos, mas é a única que não estabelece qualquer vínculo afetivo
com nenhum dos pares.
Note-se, por outro lado, que as
personagens não possuem sobrenome, à exceção de J. Pinto Fernandes. Sem origem
definida, parece simbolizar a perda da individualidade, o sentimento humano que
luta para sair do isolamento, da solidão. Assim, a vida constitui uma
experiência angustiante, na qual o convencionalismo e as aparências valem mais
do que a essência. Tudo isto é agravado pelos desencontros amorosos.
O amor é apresentado como uma extensa
cadeia de afetos, os quais se inscrevem num quotidiano centrado nas
necessidades imediatas, porém num contexto de superficialidade sentimental. O
amor é um sentimento mundano, temporal: João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili.
O poema é constituído por uma única
estrofe, determinada pela musicalidade que embala a situação de cada
personagem, cujo ritmo dos versos é um retrato cómico dos desencontros amorosos
em que a dança, isto é, a quadrilha, é a mais célebre representação da condição
trágica da carência, da desilusão do amor. No meio dos jogos de desencontros, a
dança da quadrilha determina o destino das personagens.
Os nomes são repetidos, facilitando a
identificação e memorização das personagens, visto que estão dispostos numa
certa ordem nos três primeiros versos, que é repetida nos três últimos. A
redundância é um traço modernista.
Na construção humorística e divertida
da composição poética, a troca de pares e desencontros amorosos entre as
personagens vai sendo apresentada em duplas ao leitor, como é característica
das quadrilhas, onde os pares se situam frente a frente. No entanto, há uma alternância
entre os pares, visível na presença do conectivo “que”, o qual separa e une os
pares, ou seja, os casais mostram o “porquê” dos problemas que impede a união
entre eles, isto é, da não conexão. Somente no último verso, que é marcado pela
única união (entre Lili e J. Pinto Fernandes), esta é estabelecida através da
conjunção coordenativa “e”, que evidencia a afinidade e a oposição estabelecida
entre os dois pares, pois um, só com o apelido, Lili, e o outro, só com o
sobrenome, J. Pinto Fernandes, atraíram-se, entrelaçando-se em matrimónio.
Um outro aspeto interessante reside no
facto de apenas Lili, que não possui nome próprio, apenas apelido, e é a única
personagem com essa característica, se ter casado. Ela representa o anonimato
de qualquer um que poderia ter entrado na dança e ter-se dado bem, pois, além
de se ter casado, foi a única a envolver-se com um homem possuidor de
sobrenome, dando a ideia de ser um nobre, originário de uma classe alta,
exatamente onde a quadrilha teve origem.
Todos os nomes das personagens, exceto
o de Lili e do seu par, são nomes simples, comuns, do povo, ou seja, da plebe,
que foi para onde a festa folclórica da nobreza se estendeu após ter descido as
escadarias dos palácios franceses. O J. Pinto Gonçalves, que ainda não tinha
entrado na história, e muito menos no baile, é uma representação da nobreza, da
alta sociedade, expressas no seu sobrenome. O seu primeiro nome não é citado
como o das demais personagens, está abreviado. Apenas o seu sobrenome importa,
dado que o que é marcante no seio da alta sociedade não é o nome, mas o
sobrenome. Ele representa a marca originária da família nobre à qual pertence.
É curioso que não se sabe se Lili amava ou não J. Pinto Fernandes, ou se passou
a amar ou pelo menos apaixonar pelo seu companheiro depois do enlace. Assim
sendo, não se pode dizer que foi uma união perfeita, muito menos feliz.
Se ela não amava ninguém, nem mesmo J.
Pinto Fernandes, podemos dizer que se pode ter casado simplesmente para não ter
o mesmo destino das demais mulheres do poema, ou ainda, com ambições mais
elevadas, pelo facto de querer sair do seu anonimato, por meio da aquisição de
um sobrenome de nobreza. A composição poética, que seguia uma sequência de
desencontros, foi alterada com a introdução de J. Pinto Fernandes, que «não
tinha entrado na história», isto é, alguém que ignora tudo o que tinha havido
anteriormente na vida dos outros pares e, principalmente, de Lili, a quem
recebe como companheira independente dos seus sentimentos para com ele.
Finalmente, quando o casal desconhecido se enlaça, ou se «enrola», não são
somente a música ou a dança, mas a própria vida que para quando os caminhos de Lili
e J. Pinto Fernandes se cruzaram. Podemos relacionar o poema com a dança da
quadrilha, pois as modificações e evoluções acabaram por alterar os compassos
da dança, da música e do amor.
Bibliografia:
. ANDRADE, Carlos
Drummond. Alguma Poesia. 8.ª ed.- Rio de Janeiro: Record, 2007.
. CANDIDO,
Antonio. “Literatura e cultura de 1900 a 1945: panorama para estrangeiros”. In:
Literatura e sociedade. 8.ª ed., São Paulo: T. A. Queiroz Editor, 2000.
pp. 109-138
. Elenco de
cronistas modernos por Carlos Drummond de Andrade [e outros] – 21.ª ed. Rio de
Janeiro: José Olympio, 2005.
. VILLAÇA,
Alcides. Drummond: primeira poesia. USP.São Paulo: Editora 34, 2002.
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