Português

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Pagamentos "contactless" com "microchips" implantados na mão

    A empresa polaca Walletmor criou, em 2019, um microchip para implantar na mão destinado a efetuar pagamentos contactless.

    O implante pode ser utilizado para pagar uma bebida numa praia ou um corte de cabelo, em qualquer lugar do mundo em que sejam aceites pagamentos via contacless. O chipe a implantar pesa menos de uma grama e é pouco maior que um bago de arroz, sendo composto por um microchip e uma antena, envolvido num material natural composto por biopolímero, semelhante a plástico, não requerendo alimentação de energia.

    A tecnologia comunica através de NFC, o mesmo sistema de pagamentos contactless utilizados nos smartphones. No que diz respeito à questão da segurança, a tecnologia é a mesma de que as pessoas fazem uso no seu dia a dia, consistindo a única diferença o facto de esta se encontrar implantada no próprio corpo, dispensando o recurso a um cartão ou telefone, e de a sua ativação necessitar de ser feita a uma distância muito próxima dos terminais magnéticos.

    No que diz respeito a riscos, os chips contêm dados pessoais do utilizador, podendo ser usados de forma abusiva ou para a prática de ilicitudes.

    Por outro lado, esta tecnologia contactless pode ser utilizada por pessoas com deficiência, por exemplo, para abrir portas automaticamente.

O Carniceiro de Bucha (V)

Morten Morland

O Carniceiro de Bucha (IV)


Marian Kamensky

 

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Como distinguir a oração subordinada adjetiva da oração subordinada substantiva completiva

    A oração é subordinada adjetiva relativa se a conseguirmos transformar numa questão introduzida por O que? (ou Onde?, Quem?..., consoante a palavra relativa que a introduz) e a resposta se encontrar antes, na oração subordinante.

    Exs.:    
            Visitei o monumento que me indicaste.
            O que me indicaste?
            Resposta: «o monumento»

            O meu tio que morou nos EUA faleceu em janeiro.
            Quem morou nos EUA?
            Resposta: «O meu tio»

    Por seu turno, uma oração é subordinada substantiva completiva se fizermos a pergunta O quê? à oração subordinante e a resposta por uma oração introduzida por que, se ou para.
    Exs.:
            Putin pensou que a guerra duraria 48 horas.
            Putin pensou o quê?
            Resposta: «que a guerra duraria 48 horas»

            Julguei que hoje era feriado.
            Julguei o quê?
            Resposta: «que hoje era feriado»

            A Miquelina perguntou se amanhã haveria aula.
            A Miquelina perguntou o quê?
            Resposta: «se amanhã haveria aula»

We stand by you, Ucrânia!


Heng Kim

 

Prioridades


Omar Zevallos

 

A solução para a falta de gás natural


Emmanuel Chaunu

 

sábado, 2 de abril de 2022

Zelensky esteve aqui


 

Prémios e Distinções de José Cardoso Pires

 
1963
Prémio Camilo Castelo Branco, pela Sociedade Portuguesa de Escritores, com o livro O Hóspede de Job.
 
1982
Grande Prémio de Romance e Novela, pela Associação Portuguesa de Escritores, com a obra Balada da Praia dos Cães.
 
1988
Prémio Especial da Associação Paulista de Críticos de Artes (São Paulo, Roma), com o livro Alexandra Alpha.
 
1991
Prémio União Latina de Literaturas Românicas (Roma).
 
1992
Astrolábio de Ouro do Prémio Internacional Último Novecento (Pisa, Itália).
 
1994
Prémio Bordalo de Literatura da Casa da Imprensa.
 
1997
Prémio D. Diniz, da Fundação Casa de Mateus, com o livro De Profundis, Valsa Lenta.
 
1997
Prémio da Crítica do Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários, com o livro De Profundis, Valsa Lenta.
 
1997
Prémio Bordalo de Literatura da Casa da Imprensa.

1997
Prémio Pessoa. 

1998
Grande Prémio Vida Literária APE/CGD.
 
Outras distinções:
 
1985
Comendador da Ordem da Liberdade.
 
1988
Grã-Cruz da Ordem de Mérito.
 

Obra de José Cardoso Pires


Os Caminheiros e Outros Contos (Lisboa, 1949).

Histórias de Amor (Lisboa, 1952).

O Anjo Ancorado (Lisboa, 1958).

Cartilha do Marialva ou das Negações Libertinas (Lisboa, 1960).

O Render dos Heróis (Lisboa, 1960).

Jogos de Azar (Lisboa, 1963).

O Hóspede de Job (Lisboa, 1963).

O Delfim (Lisboa, 1968).

Dinossauro Excelentíssimo (Lisboa, 1972).

E Agora, José (Lisboa, 1977).

O Burro em Pé (Lisboa, 1979).

Corpo-delito na Sala dos Espelhos (Lisboa, 1980).

Balada da Praia dos Cães (Lisboa, 1982).

Alexandra Alpha (Lisboa, 1987).

A República dos Corvos (Lisboa, 1988).

A Cavalo no Diabo (Lisboa, 1994).

De Profundis, Valsa Lenta (Lisboa, 1997).

Lisboa, Livro de Bordo (Lisboa, 1997).

Viagem à Ilha de Satanás (Lisboa, 1997).

Dispersos 1: Literatura (Lisboa, 2005).

Lavagante: Encontro Desabitado (Lisboa, 2008).
 

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Biografia de José Cardoso Pires


             José Augusto Neves Cardoso Pires, filho de António Neves, oficial da Marinha, e de Maria Sofia Cardoso Pires Neves, nasceu a 2 de outubro de 1925 na aldeia de Peso, distrito de Castelo Branco. Com poucos mesos de vida, veio para Lisboa, tendo passado a sua infância e adolescência no n.º 7 da Rua Carlos José Barreiros, em Arroios, e frequentou o primeiro ciclo do ensino básico (antiga escola primária) no n.º 14, no Largo do Leão. Os estudos secundários foram realizados no Liceu Camões, onde se inclinou para o estudo das matemáticas, embora se tenha estreado num jornal com um pequeno texto intitulado “As Aventuras do Mosquito Zigue-Zague”.

            Em 1943, publicou um pequeno ensaio (“Loti, o Sonhador”) e começou a estudar Matemáticas Superiores na Faculdade de Ciências de Lisboa. Enquanto estudava, foi experimentando diversas profissões, alternadas com períodos de desemprego. Essas experiências permitiram-lhe o convívio com todos os tipos de pessoas, incluindo artistas da sua geração, como, por exemplo, Luís Pacheco, Mário Cesariny, Júlio Pomar e Dias Coelho.

            Em 1945, abandonou a faculdade e alistou-se na Marinha Mercante como piloto sem curso, experiência que lhe foi muito útil para a escrita do conto “Salão de Vintém”, incluído na antologia Bloco, publicada em 1946.

            No ano seguinte, cumpriu o serviço militar em Vendas Novas e na Figueira da Foz, seguindo-se o exercício de diversas atividades: agente de vendas, correspondente de Inglês, intérprete de uma companhia de aviação, etc. Entre 1949 e 1953, foi redator e chefe de redação da revista Eva, publicou as obras Caminheiros e Outros Contos e Histórias de Amor (que foi apreendida pela PIDE, que deteve igualmente o escritor, propondo-lhe a edição de uma edição mutilada da obra ou a sua apreensão, opção que Cardoso Pires preferiu), bem como o conto “Week-end”.

            Em 1953, o seu irmão faleceu num acidente com um avião militar. Posteriormente, dedicou-lhe O livro O Hóspede de Job, um protesto contra a chamada Guerra Fria. Nesse ano ainda, dirigiu as Edições Fólio e, em 1954, foi feita a primeira tradução de um texto de Cardoso Pires em Inglaterra, concretamente o conto “The Outsiders” (Os Caminheiros, em português).

            Em 1957, dirigiu a coleção “Teatro de Vanguarda”, das Edições Fólio. O ano seguinte foi bastante preenchido: publicou O Anjo Ancorado, participou no Congresso Mundial da Paz, realizado em Estocolmo, e assistiu ao Ciclo do Espetáculo Coletivo na ex-RDA.

            Em 1959, fez um estudo sobre Roger Vailland (in O Jogo da Cabra Cega) e fez estágio na revista Epoca, em Milão.

            Em 1960, fundou e dirigiu a revista Almanaque e integrou a representação portuguesa no Congresso de Crítica da Universidade do Recife. Entretanto, viu os escaparates a primeira edição de O Render dos Heróis.

            Em 1961, Cardoso Pires foi eleito membro da direção da Sociedade Portuguesa de Escritores pela lista presidida pro Jaime Cortesão. No ano seguinte, iniciou a atividade de copy-writer de publicidade, reestruturou a “Gazeta Musical e de Todas as Artes” e foi delegado no Congresso Internacional de Escritores, em Florença, onde foi eleito vice-presidente da delegação portuguesa da Comunitá Eoropea degli Scrittori.

            Em 1963, participou clandestinamente no Encontro dos Escritores Peninsulares, em Barcelona, editou O Hóspede de Job, que será a primeira edição estrangeira de um romance do autor em Itália. O mesmo livro receberá o Prémio de Novelística Camilo Castelo Branco e o Prémio dos suplementos literários em 1964.

            Em 1965, estreou O Render dos Heróis no teatro Império, em Lisboa. No ano seguinte, juntamente com figuras como Alçada Baptista, João Bénard da Costa, Lindley Cintra, Joel Serrão e José Augusto França, entre outros, fez parte do núcleo português da Association Internationale pour la Liberté de la Culture, que irá atuar como resistência cultural à repressão vivida na época na Península Ibérica.

            Em 1967, fundou e orientou o magazine de artes e letras do Jornal do Fundão& Etc – e publicou uma série de crónicas semanais no Diário Popular, denominadas “Os Lugares Comuns”. Seguiu-se a publicação de uma das obras principais da sua carreira literária – O Delfim –, em 1968, altura em que dirigia o suplemento literário (nova fase) do Diário Popular.

            Em 1969, lançou o suplemento A Mosca e, a convite da Universidade de Londres, lecionou Literatura Portuguesa e Brasileira no King’s College, de onde enviava crónicas para o Diário de Lisboa durante o ano de 1970. Regressou a Portugal no ano seguinte, tendo colaborado pontualmente na BBC, e deu início ao folhetim O Burro em Pé e participou nas comemorações do Cinquentenário do PEN Club, que tiveram lugar em Dublin.

            Em 1972, publicou o estudo “Técnica do Golpe da Censura” simultaneamente em Paris e Londres. A versão original só será publicada depois do 25 de Abril. Enquanto isso, na Assembleia Nacional estalou a polémica em torno do texto Dinossauro Excelentíssimo.

            Em 1974, por ocasião do aniversário do Jornal do Fundão, o Diário de Lisboa escreveu o seguinte sobre o escritor: “Um romancista, José Cardoso Pires, um poeta, Eugénio de Andrade, e um escultor, Cargaleiro, foram exaustivamente analisados e proclamados como testemunhas de um certo tempo português.” (29.01.1974). Em maio, foi designado Diretor-Adjunto do Diário de Lisboa e, em outubro, foi nomeado Vereador da Câmara Municipal de Lisboa e Presidente da Comissão Cultural do Município.

            Em 1975, marcou presença na Conferência Internacional da Independência de Porto Rico e no 25.º Festival da Cidade de Berlim e foi o representante português na Reunião de Helsínquia do Bureau da Presidência do Conselho Mundial da Paz.

            Em 1976, foi movido o primeiro processo sobre a liberdade de expressão em democracia, no caso sobre o Diário de Lisboa, cujos responsáveis, Ruella Ramos e Cardoso Pires, responderam por ter denunciado a violência e os abusos praticados pela polícia de segurança. Por outro lado, integrou a delegação oficial dos escritores portugueses à Bienal do Livro de São Paulo e foi o delegado à reunião do PEN Club de Copenhaga contra a repressão cultural em Espanha e na América Latina.

            Em 1977, foi publicado E Agora José?, um livro de memórias que constitui um excelente exercício sobre a escrita, seguido, em 1979, de O Burro em Pé.

            A década de 80 do século passado foi decisiva para a divulgação de José Cardoso Pires, concretamente com as obras Corpo-delito na Sala de Espelhos, em 1980, Balada da Praia dos Cães, em 1982, consagrado com o Grande Prémio de Novela da Sociedade Portuguesa de Autores e passado à tela pelo cineasta José Fonseca e Costa. Em 1987, saiu outro dos seus grandes livros – Alexandra Alpha – e, em 1988, A República dos Corvos.

            Nos anos seguintes, enfrentou vários problemas de saúde e só voltou a publicar em 1997, especificamente a obra De Profundis, Valsa Lenta, o relato de um tempo sem memória, após ter sido acometido de um AVC. Os seus últimos textos foram Lisboa – Livro de Bordo e Viagem à Ilha de Satanás.

            José Cardoso Pires faleceu a 26 de outubro de 1998, em Lisboa.

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