Português: Caracterização da Enfermeira

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Caracterização da Enfermeira


A enfermeira de Julieta, a mulher que a amamentou quando bebé e cuidou dela durante toda a sua vida, é uma personagem vulgar, sinuosa e sentimental: ela fornece alívio cómico com os seus comentários e discursos frequentemente inapropriados. Porém, até a um desentendimento próximo do final da peça, a enfermeira é a fiel confidente e intermediária leal de Julieta no romance com Romeu. Ela contrasta com Julieta, já que a sua visão do amor é terrena e sexual, enquanto a jovem Capuleto é idealista e intensa. A enfermeira acredita no amor e quer que Julieta tenha um marido bonito, mas a ideia de que esta deseja sacrificar-se por amor é incompreensível para si.
O papel principal da enfermeira na peça é o de uma figura materna secundária para Julieta. A enfermeira claramente tem um relacionamento mais próximo com a jovem do que com Lady Capuleto. Isso não é surpreendente, dada a quantidade de responsabilidade que recai sobre si por cuidar de Julieta desde o nascimento. A afeição da enfermeira por ela decorre do facto de ter uma filha chamada Susana, que tinha a mesma idade de Julieta, mas que morreu jovem. Assim, tal como a enfermeira é uma mãe de aluguer para Julieta, esta também é uma filha de aluguer para a enfermeira. Por outro lado, note-se que ela demonstra o seu carinho pela jovem Capuleto com frequência. Por exemplo, quando Julieta sai para o baile Capuleto, a enfermeira despede, dizendo: “Vá menina; procure noites felizes para dias felizes”. A enfermeira é uma das poucas personagens da peça que deseja explicitamente a felicidade de Julieta. Além de a apoiar emocionalmente, também trabalha ativamente para garantir a boa sorte da sua protegida, como quando serve como intermediária que permite o namoro secreto com Romeu. A enfermeira permanece aliada de Julieta até o fim e sofre muito quando ela, juntamente com o resto da família Capuleto, acredita que a jovem está morta.
A enfermeira também é uma figura cómica. Ela é extremamente faladora, e um dos seus tiques verbais mais comuns relaciona-se com o uso constante de interjeições e com o facto de se interromper a si própria. Além disso, também costuma fazer comentários obscenos. Muitas vezes, estes dois aspetos reúnem-se, como quando a enfermeira diz a Lady Capuleto: “Agora, por minha empregada, aos doze anos, eu pedi que [Julieta] viesse” (I.iii.2-3). A enfermeira só precisa dizer que chamou Julieta, mas faz um juramento estranho, no qual jura pela "virgindade" que ainda tinha aos doze anos de idade, o que implica que a perdeu a aos treze. Esta não sequência não tem nada a ver com a conversa em questão. A enfermeira também costuma interpretar as palavras dos outros literalmente, o que resulta em mal-entendidos engraçados. Por exemplo, ela não entende o sentido retórico da declaração de Lady Capuleto: "Você conhece minha filha numa idade bonita". Enquanto Lady Capuleto quer dizer simplesmente que Julieta está em idade de casar, a enfermeira responde sinceramente, dizendo que conhece a idade exata de Julieta: "Fé, posso dizer a idade dela até há uma hora". Estes exemplos de humor surgem um pouco às custas da enfermeira, pois mostram a sua educação de classe baixa.


Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...